Webmail
Blogs


Compartilhar: 
16/05/2012 - 21:07
Secult abre oficialmente a 10º Semana dos Museus
O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus
(Foto: Secult)

Sob o tema ‘Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações’, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abriu na tarde desta segunda-feira, 14, na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), a 10º Semana de Museus em Sergipe. O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC).

Em Sergipe, o evento conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IGHS), UFS, Unit e muitas outras instituições museais.

Na solenidade de abertura, o secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel falou a respeito da importância do evento para Sergipe, principalmente por ele ocorrer através da parceria de diversas unidades museais espalhadas por todo o estado.

“É muito importante para Sergipe se inserir nessa programação nacional que debate discussões fundamentais para a museologia não só no Estado, mas em todo Brasil. Nesta discussão estamos reunindo museus parceiros de diversas administrações, públicas e privadas, e unindo forças, para discutir qual pode ser o papel do museu neste novo mundo em transformação”, destacou o secretário.

Marcelo frisou ainda que o cenário da museologia em Sergipe tem crescido bastante, principalmente com a inauguração do Palácio Museu Olímpio Campos e do Museu da Gente Sergipana.  “Estes dois museus, tem tido um número significativo de visitações. Isso comprava que Sergipe está demonstrando que seus museus são atraentes. Por isso eles precisam se fortalecer e com isso, engrandecer nossa identidade e nossa memória”, completou.

Para Verônica Nunes, que é professora de museologia e diretora do Museu do Homem Sergipano, o evento é fundamental por ser um momento de encontro entre todos os museus do Estado. “Aqui podemos mostrar o nosso trabalho, o que fazemos para assegurar a integridade do bem patrimonial que está em nossas mãos,  interligando assim  as três áreas de museu, memória e patrimônio”, disse.

Já o diretor de programas e projetos do Instituto Banese, Ézio Déda, destacou que o Museu da Gente Sergipana fez questão de estar inserido na programação do evento para somar ainda mais e trazer debates de consistência para área em Sergipe.

“Na sexta-feira, 18, teremos lá no Museu da Gente uma palestra com o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antônio Carlos Sarquine. Este museu que fica em São Paulo, é a principal instituição multimídia do país, que, inclusive, serviu der inspiração para nós aqui em Sergipe. Por isso, acredito que sua palestra será inspiradora e muito relevante para todos da área”, ressaltou.

Público

O público que lotou o auditório da Biblioteca Pública para assistir o evento, pôde se deliciar com a exposição ‘Ser Sergipano’, com obras de diversos museus de todo o Estado. A programação da tarde contou ainda com a palestra ‘O desafio da implantação do Sistema Estadual de Museus em Sergipe’, do professor e membro do Conselho Estadual de Cultura, Luiz Fernando Soutello.

“Desde que cursava história sempre me interessei por museologia, por isso, fiz questão de vir prestigiar este evento hoje, afinal isso nos enriquece enquanto profissional e nos oferece ainda mais conhecimentos”, observou a professora de história, Glaucia Leane do Nascimento.

Já a estudante de arqueologia Bruna Silva, contou que foi à palestra de abertura, pois pretende acompanhar toda a programação da Semana dos Museus. “Estou no primeiro período do curso, mas acho que é importante acompanhar essas atividades desde cedo, afinal, museologia também tem tudo haver com arqueologia”, complementou a jovem.

Sobre o evento

A Semana de Museus foi instituída há dez anos e de lá para cá, a programação vem sendo ampliada a fim de atender um grande número de Estados e de Museus Brasileiros. Este ano foram cadastrados 3.420 eventos, em 1.140 museus e organizações culturais de 513 cidades brasileiras e marca as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, a 10ª Semana é uma oportunidade de promover o debate sobre o desafio de trabalhar com a memória em uma era de fragmentação das fronteiras entre passado, presente e futuro.

Em Sergipe, o evento está sendo promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult) e conta com a parceria das seguintes unidades museais: Museu do Homem Sergipano (Muhse); Museu Galdino Bicho; Museu de Anatomia Humana; Memorial de Sergipe; Memorial do Poder Judiciário de Sergipe; Museu de Arqueologia de Xingó (Max); Palácio- Museu Olímpio Campos; Itps; Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira; Museu de Arte Sacra de Laranjeiras; Museu Histórico de Sergipe; Museu Afro-Brasileiro de Sergipe; Memorial da Advocacia Sergipana; Casa de Cultura João Ribeiro; e, Museu da Gente Sergipana.

Fonte: Secult

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados