Webmail
Blogs


Compartilhar: 
23/06/2008 - 14:10
Turistas conhecem Aracaju circulando na Marinete do Forró
Cheio de turistas, ônibus passa pelos principais pontos turísticos enchendo os olhos dos que optam passar o São João em Sergipe...

Grupo dança xote na Colina do Santo Antônio
É no maior clima de festa e descontração que desde o dia 14 deste mês circula pela capital sergipana a ‘Marinete do Forró’, um meio de transporte atraente e gratuito para que sergipanos e turistas que atracam na cidade durante o São João visitem alguns pontos turísticos. Idealizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, e realizada através da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Funcaju), a iniciativa chega a sua oitava edição em 2008.

 

Com guia de turismo, sanfoneiro, triangleiro, zabumbeiro, e muita gente animada, a marinete já foi eleita como a grande distribuidora de alegria do período. Saindo da Orla de Atalaia, diariamente, às 10h e 14h, e com retorno às 12h e 18h, respectivamente, percorre ruas que levam ao Mirante da 13 de Julho, Orlinha do bairro Industrial, Colina do Santo Antônio, praça Olímpio Campos, onde as pessoas podem conhecer a Catedral Metropolitana e a Galeria de Artes Álvaro Santos, seguindo até o mercado. Lá acontece uma apresentação de quadrilhas especialmente para os convidados.

 

Maria e Angélica: segundo paseio de marinete
De acordo com o guia, Paulo César de Oliveira, a diversão é muita a cada passeio. “Fazemos o trajeto diariamente e pelo que os turistas relatam, o mais bacana de tudo é ver a alegria do próprio povo aracajuano que dança nas ruas e reafirma a beleza desta manifestação cultural de Sergipe”, diz.

Para o diplomata carioca, Eduardo Lessa, pela primeira vez na cidade a convite de um amigo, a impressão não poderia ser melhor. “O que vejo com este passeio é a expressão genuína da cultura popular e tipicamente nordestina. O São João é o Natal do nordestino. É onde se dá uma coesão social muito peculiar. O São João é um espaço democrático”, avalia.

 

Encantadas com o passeio, as amigas paulistas Maria e Angélica, pela terceira vez no Estado, não resistiram. “Hoje estamos fazendo pela segunda vez este passeio de marinete”, fala Angélica. “O que concluo é que, realmente, a base de tudo aqui é a alegria”, complementa Angélica.

 

Ribeiro acompanha toda a programação
Mesmo não sendo turista, o funcionário público Ribeiro tirou uma tarde para passear na marinete. “É gratificante ouvir dos turistas as observações sobre Aracaju, como uma cidade limpa, bonita, com lazer e alegria”, afirma. “Trazer os turistas para a Colina do Santo Antônio é fantástico, pois foi aqui que tudo começou. Aqui nasceu a cidade. E depois, parar no mercado só engrandece o passeio, pois o ponto é um referencial de Aracaju”, conclui.

 

Por Adriana Sangalli

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados