Webmail
Blogs


Compartilhar: 
05/05/2012 - 17:24
Simulado da Defesa Civil supera expectativas
Ação aconteceu na tarde deste sábado, 5 no bairro Industrial

Simulação de atendimento às vítimas (Fotos: Aldaci de Souza/Portal Infonet)

Centenas de pessoas acompanharam na tarde deste sábado, 5, no bairro Industrial, o Simulado de Preparação de Desastres organizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e coordenado pela Defesa Civil Municipal. Toda a área próxima à rua Curitiba foi isolada para que as equipes da DC, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pudessem evacuar as residências localizadas em locais de risco e fazer o trabalho de resgate das vítimas [voluntários da própria comunidade.

O coordenado da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura Neto ficou satisfeito os resultados da ação que teve como objetivo, preparar a população das áreas de risco para as possíveis ocorrências no período chuvoso, a exemplo de deslizamento de terras e desabamento de casas.

Triagem nas lonas coloridas

“Nós temos 180 pessoas envolvidas nesta ação que visa preparar a comunidade e os órgãos competentes para possíveis ocorrências durante o período chuvoso. Esse trabalho é de grande importância e está correndo dentro do esperado. As ambulâncias do Samu estão chegando rapidamente ao local e os profissionais agindo com os devidos cuidados. Nessa ação, foram envolvidas 180 pessoas e a comunidade está participando, interagindo, enfim, superou as expectativas”, comemora.

Na simulação, homens, mulheres e crianças foram retirados, uns com vida, outros não e colocados em lonas coloridas conforme a gravidade de cada um. Após a avaliação de equipes do Samu, foram levados às ambulâncias e encaminhados aos hospitais mais próximos.

Evacuação das casas

Retirada de moradores

Nicanor Moura comemora sucesso da ação

Houve ainda o trabalho de retirada das famílias das casas e interdição dos imóveis. Participaram também da ação de salvamento no bairro Industrial, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), da Secretaria Municipal de Ação Social (Semasc), da Energisa, da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e apoio da Associação de Moradores do Bairro Industrial.

Os trabalhos foram organizados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com as Coordenadorias estaduais e municipais de Defesa Civil.

Por Aldaci de Souza

Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados