Distritão é malandragem
Assim, preservam também foro privilegiado e as mordomias
11/08/2017  08:16


O Distritão, que garante a eleição dos mais votados, foi a saída encontrada pelos caras pálidas da Câmara Federal para se reelegerem mais facilmente, preservar o foro privilegiado e as mordomias do poder. Está certíssimo o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) quando afirma que o tal formato eleitoral sugerido só beneficia os atuais parlamentares, pois sendo mais conhecidos entram na campanha com larga vantagem sobre os novos candidatos. O fato de serem eleitos os mais votados serve para iludir a população, porém, na verdade, o Distritão objetiva manter tudo como está para ver como é que fica. Ou seja, o contribuinte vai disponibilizar mais de R$ 3 bilhões para custear a eleição de um bando de picaretas, interessados unicamente em se locupletar.

Vacas magras

O governador Jackson Barreto (PMDB) pediu compreensão do Ministério Público para o atraso do repasse de recursos obrigatórios. Antes, JB já havia feito o mesmo apelo aos Judiciário e Legislativo. A forte crise econômica tem impedido o Executivo de repassar, a cada dia 20, o duodécimo aos demais poderes, ao PME e ao Tribunal de Contas. Que perrengue!

Donos da terra

O Incra reconheceu três terras de comunidades quilombolas em Sergipe: a Comunidade Remanescente de Quilombo Desterro, com 124 hectares, em Indiaroba; a Comunidade Remanescente de Quilombo Forte, com 1,4 mil hectares, no município de Cumbe; e a Comunidade Remanescente de Quilombo Catuabo, com 886 hectares, em Frei Paulo. As comunidades quilombolas são grupos étnicos, constituídos de população negra rural ou urbana e descendentes de ex-escravos.

Visita vermelha

E quem desembarcou em Aracaju foi a dirigente nacional do PCdoB, Nádia Campeão. Veio participar, amanhã, do encontro organizado pelo comitê estadual do partido visando discutir a resolução política para o próximo Congresso Nacional da legenda. Ex-vice-prefeita de São Paulo, Nádia será recebida hoje pelos comunistas Edvaldo Nogueira e padre Inaldo, respectivamente, prefeitos de Aracaju e Socorro.

Abre mão

Não passa pela cabeça dos petistas a indicação de candidato próprio ao governo de Sergipe. Pelo menos é o que garante o médico Gilberto Santos, amicíssimo do presidente do PT, Rogério Carvalho. Veja o que o doutor postou nas redes sociais: “Se Rogério e o PT dizem e reiteram a candidatura dele a senador, onde reside a insistência em apontá-lo como candidato a governador?”. Então, tá!

Eleição futura

Eleita ontem, a nova Mesa Diretora da Câmara de Aracaju só vai tomar posse em 1º de janeiro de 2019, ou seja, daqui a de 16 meses. Reeleito, o atual presidente Josenito Vitale, o “Nitinho” (PSD), explicou que a antecipação do pleito ocorreu para garantir a execução de projetos importantes, como a construção da futura sede do Legislativo. Ah, bom!

Título da discórdia

Não só poucos os sergipanos contra a entrega, pela Universidade Federal de Sergipe, do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Um desses opositores é o juiz de direito Sérgio Lucas. Segundo ele, na conjuntura atual, a homenagem da UFS ao líder petista “é um menoscabo às regras de civilidade. É um tomar partido institucional contra a própria Justiça, em pleno estado democrático de direito”. Misericórdia!

Velhinhos torturados

Não convidem para a mesma procissão religiosa o governador Jackson Barreto (PMDB) e os aposentados do estado. Os velhinhos e velhinhas estão por aqui com o governo, que tem atrasado em quase um mês o pagamento das aposentadorias e pensões. Julho passado, começa a ser pago amanhã (12) e só termina no distante dia 23. Por que torturar desta forma quem tanto contribuiu com Sergipe? Cala-te boca!

Água a baixo

Do presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, ao defender que o ajuste das contas públicas tem que ser feito nas despesas: “As indústrias de produção e de serviços foram as principais vítimas de um morticínio econômico causado por mal feitos, que acabaram por jogar o bebê fora, junto com a água suja”. Faz sentido!

Na terrinha

Quem está em Sergipe é o presidente do Incra, Leonardo Góes. Veio entregar títulos de propriedade de terra a assentados e anunciar investimentos no valor de R$ 2 milhões. O distinto também visitará assentamentos em Japaratuba, Itaporanga e Estância. Leonardo é convidado do deputado federal André Moura (PSC), líder deste governo temerário no Congresso.

Jeitinho brasileiro

O consumo colaborativo vem crescendo ultimamente. Segundo pesquisa do SPC Brasil, 40% dos brasileiros já trocaram a hospedagem em hotel por casas de terceiros. As caronas para o trabalho ou a escola (39%), o aluguel de roupas (31%) e o de bicicletas (17%) são as outras formas de consumo compartilhado mais buscadas pela população. A vantagem desse comportamento social é a economia de dinheiro (47% dos entrevistados) e evitar o desperdício (46%).

Recorte de jornal

Publicado no jornal A Estância, em 16 de setembro de 1956

Resumo dos jornais 



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Ruan dias
12/08/2017 às 09:30
Bolsonaro só não pode ser chamado de ladrao !
Marcelo Rodrigues
11/08/2017 às 13:11
Sr. Nitinho: sua plataforma como Presidente da Câmara é construir Novas Instalações para os Vereadores? Pergunte primeiro aos eleitores se estão de acordo. EU SOU TERMINANTEMENTE CONTRA.
JOAO SANTOS
11/08/2017 às 11:05
Pragmatismo Político: Durante discurso para a comunidade judaica no clube Hebraica no Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro afirmou que negros quilombolas 'não servem pra nada, nem para procriar'. O deputado afirmou ainda que reservas indígenas e quilombos atrapalham a economia. Com certas frases desse rapaz, será se está preparado para administrar um País com tantas diversidades sociais, acho sinceramente que não, seria um desastre.

Adiberto de Souza

Jornalista há mais de 30 anos, Adiberto de Souza já atuou nos Jornais do Brasil (RJ), da Cidade, Manhã, de Sergipe, Cinform, A Tarde (BA), TV's Sergipe, Atalaia e Jornal, rádios Cultura, Atalaia e Jornal. É editor do site Destaque Notícias.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030