28 de julho: Alerta sobre hepatites virais
As hepatites B e C nem sempre apresentam sintomas.
28/07/2017  08:31


 O dia 28 de julho é marcado todos os anos como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais no país. Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado.

FAÇA O TESTE DAS HEPATITES B e C.
As hepatites nem sempre apresentam sintomas. Você pode ter os vírus B e C e não saber. Só com exames de sangue é possível saber se você tem hepatites. Hepatite é coisa séria. O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer o exame.  Procure uma unidade de saúde. O teste é um direito seu assegurado pelo SUS.


UMA DOENÇA SILENCIOSA
As hepatites virais são doenças que provocam in?amação do fígado.  Na maioria  das  vezes,  não e x i s t e m  s i n t o m a s  e  a s  h e p a t i t e s  passam despercebidas. Em alguns casos,  ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo,  vômito,  urina escura,  pele e olhos amarelados (icterícia), fezes esbranquiçadas. Somente com   exames  de  sangue  especí?cos é possível saber se você está ou não com hepatite.


ATENÇÃO !
Para  todas  as  hepatites  há  tratamento,  conforme  indicação médica, em serviço gratuito do SUS. Para mais informações sobre  o exame de detecção, tratamento, prevenção e  vacinação, procure  a unidade de saúde mais próxima.


HEPATITE B
Transmissão
Compartilhamento de materiais no uso de drogas inaladas, pipadas e injetáveis. Relação sexual sem o preservativo masculino ou feminino.  U s o   d e   m a t e r i a i s   c o n t a m i n a d os   q u e   p r o v o c a m  cortes/lesões como alicate de  unha, palito de  unha, aparelho de  barbear e  depilar e  escova de  dentes. Instrumentos  não   esterilizados e/ou  reaproveitados  na aplicação de piercings e realização de tatuagens. No parto, caso a mãe esteja infectada (transmissão vertical). Material cirúrgico ou odontológico infectado.
Prevenção:
Uso  de  preservativo  masculino  ou  feminino  em  todas  as  relações sexuais. Esterilização  adequada  e  não  compartilhamento  de materiais perfurocortantes.
Vacinação: A  vacina  contra  hepatite  B  está  disponível  no  SUS  para todas as idades. O esquema vacinal é o seguinte: 1ª Dose; 2ª Dose - 30 dias após a 1ª dose;3ª Dose - 6 meses após a 1ª dose.
Atenção:  a vacina  só é e?caz com  a aplicação das 3 doses. Caso tenha esquecido de tomar a 3ª dose, retorne a uma  Unidade Básica de Saúde.


HEPATITE C
Transmissão: Compartilhamento  de  materiais  no  uso  de  drogas inaladas, pipadas e injetáveis; U s o  d e  m a t e r i a i s  i n f e c t a d o s  q u e  p r o v o c a m cortes/lesões como   alicate   de  unha,   palito  de  unha, aparelho de  barbear e  depilar e  escova de  dentes; Instrumentos não  esterilizados e/ou reaproveitados na aplicação de piercings e realização de tatuagens. Quem  recebeu  transfusão  de  sangue  antes  de  1993 corre o risco de ter sido contaminado. Também quem tomou injeções  utilizando seringas de vidro "fervidas" em casa pode ter sido infecado.
Material cirúrgico ou odontológico contaminados. Relação  sexual  sem  o  preservativo  masculino  ou  feminino.
Prevenção:
Uso de preservativo masculino ou feminino em todas as relações sexuais; Esterilização  adequada  e  não  compartilhamento  de materiais perfurocortantes. Não existe vacina para hepatite C.


ONDE FAZER OS TESTES DE HEPATITES
1. CTA - ARACAJU CEMAR - R.  Bahia, s/n - Bairro
Siqueira  Campos -  Fone: (079) 3234-0928
2. CTA - NOSSA SENHORA DO SOCORRO - Centro  de Especialidades José do Prado Franco  Sobrinho, Avenida Principal ? Conj. João Alves - Fone: (079) 9 9946-0895
3. CTA - ITABAIANA - Rua Pedro Diniz Gonçalves,  s/nº Fone: (079) 9 9974-0064
4. CTA - LAGARTO - Av Francisco Garcês, nº 77 (antiga Maternidade de Valmir)
Fone: (079) 9 9966-2908
5. CTA - ESTÂNCIA - Centro de Saúde Clóvis Franco, Avenida Gumercindo Bessa, 274     Fones:  (79) 3522-6978/3522/1416
6. CTA - PROPRIÁ - Praça Rodrigues Dórea,69  - Posto de Saúde Sílvio Tavares
Fone: (079) 3322 -3646 / 9 8835-3536 / 9 9947-8137
7. CTA - NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - Unidade Básica de Saúde Sebastião Monteiro  dos Santos,    Rua V nº 506 ? Bairro Cohab - Fone: (079) 9 9967-8321


ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM HEPATITES
Serviço de Hepatologia do Hospital Universitário (HU)
Fone: 2105-1712   e-mail: hapatoufs@gmail.com



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Almir Santana

José Almir Santana, natural de Aracaju/SE é médico formado pela Universidade Federal de Sergipe em 1981,com especialização em Saúde Pública,Coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e leciona Biologia desde 1.982. Foi o primeiro médico a aceitar atender pacientes com Hiv/Aids há 24 anos atrás, em Sergipe, já que o preconceito era muito forte.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030