Radiografia sobre a saúde pública
Cinco pontos para debate
23/11/2012  04:51


É comum nos grandes meios de comunicação a veiculação de reportagens mostrando a debilidade em que se encontra a saúde pública nacional, cuja responsabilidade é compartilhada entre a União, os Estados e os Municípios.

Pois bem, o blog acredita que existam, a princípio, cinco pontos que precisam ser separados para melhor entendimento do problema, até porque não necessariamente estão presentes em todos os cenários da administração pública abaixo relatados.

Corrupção sistêmica – O primeiro, é o da corrupção sistêmica, que envolve alguns gestores, profissionais da saúde e fabricantes ou fornecedores de remédios ou de outros insumos para o setor ( http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/03/estudo-diz-que-corrupcao-desvia-cerca-de-us-1-tri-por-ano-no-planeta.html ). Há relatos de todos os tipos de corrupção, desde a compra de remédios, próteses, órteses ou de aparelhos acima do valor de mercado, até a prescrição de medicamento mais caro, quando um mais barato faria o mesmo efeito no paciente, isso para receber algum "agrado" do fabricante ou do fornecedor. O arquivo do Jornal Nacional é farto nesse tipo de matéria.

Fontes de financiamentos -  O segundo, diz respeito à necessidade de se conseguir outras fontes de financiamento para a saúde pública. O fato de haver corrupção, que deve ser combatida e os seus responsáveis presos, não subtrai a necessidade de se ampliar a rede de atendimento da saúde pública, com o conseqüente aumento do custeio. Pesquisa realizada mostra que o Brasil gasta em média 317 dólares por brasileiro ao ano, que é inferior à média internacional que é de 517 dólares por habitante. O país que mais investe em saúde é a Noruega, que gasta 6,2 mil dólares por habitante ao ano. Apesar de vozes qualificadas se manifestarem em sentido contrário, o blog entende que a ideia da CPMF era boa, pois conjugava, a um só tempo, justiça fiscal, já que tributava somente quem realizava operações bancárias acima de determinado valor, com justiça social, pois destinava o montante dos recursos para o SUS. Com a não prorrogação da CPMF, a União, os Estados e os Municípios perderam, por baixo, R$ 40 bilhões por ano.

Incompetência dos gestores -  O terceiro, diz respeito à incompetência administrativa de alguns gestores, que não conseguem planejar e executar propostas que melhorem a prestação desse serviço tão relevante para a sociedade, o qual é ligado diretamente ao bem mais precioso do ser humano: a vida. Uma boa gestão deve começar com a cobrança de responsabilidades por parte de todos os servidores que integram a rede de serviço público de saúde. E isto implica exigir aquilo que qualquer empresa privada faz em relação aos seus empregados: assiduidade, pontualidade, eficiência e obediência aos regramentos da profissão e às orientações administrativas.

Corporativismo -  O quarto, diz respeito ao corporativismo reinante no serviço público, principalmente nas categorias com maior poder de mobilização. Observem, caros leitores, que sempre que algo não funciona no serviço público, a culpa nunca é do servidor, mas diretamente do Presidente da República, do Governador ou do Prefeito. Noutras palavras, se um profissional da saúde faltar ao seu plantão, colocando em risco dezenas de vidas por falta de assistência médica, ou cometer um erro crasso num procedimento cirúrgico, a culpa no noticiário local ou nacional será do gestor, e não do profissional desidioso, imperito ou irresponsável. E o pior é que nenhuma entidade de classe vem a público pedir desculpas à família da vítima ou à sociedade pelo erro cometido por um dos seus membros. Em outras palavras, as entidades de classes cumprem um excelente papel quando se trata de assegurar o cumprimento dos direitos constitucionais e legais dos seus integrantes, o que é correto. O problema é que não têm o mesmo comportamento e tenacidade quando se trata de cobrar-lhes responsabilidades e de aplicar-lhes punições, quando cometerem infrações que desabonem a profissão ou que ponham em risco a vida de pessoas.

Fiscalização contundente -  O quinto, e último dos problemas, diz respeito à ausência de uma fiscalização mais contundente do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado acerca da aplicação dos recursos públicos destinados à saúde. Aliás, em relação aos municípios, é preciso que haja uma força tarefa desses órgãos para entender por que procedimentos de baixa complexidade não são prestados na própria localidade do paciente, necessitando que o mesmo tenha que se dirigir geralmente à capital do Estado para tratar de uma enfermidade que facilmente poderia ser resolvida num posto de saúde municipal, ocasionando superlotação nos hospitais de urgência, a exemplo do HUSE. Os prefeitos precisam melhor aplicar os recursos da saúde e garantir aos usuários do SUS o pronto atendimento básico, isso 24 horas por dia.

Então, caso a proposta da deputada Goretti Reis de criar uma CPI da saúde pública no Estado venha realmente a se confirmar, é importante que os deputados deixem de lado as diferenças político-partidárias e se concentrem em identificar os problemas do setor, apontando e cobrando, se for o caso, responsabilidades, sejam elas relativas a quem quer que seja.

O que não se pode admitir é a leniência com qualquer dos protagonistas da saúde pública, sejam eles gestores, servidores ou integrantes dos órgãos de fiscalização.

Homenagem aos médicos
Em Sergipe a maioria esmagadora dos profissionais que trabalham na área da saúde pública, é abnegada. Tem médicos e enfermeiros que realmente lutam por condições dignas de trabalho, não com interesses partidários, mas em defesa da população. E o blog presta uma homenagem em nome de dois médicos: o neurocirurgião, Rilton Morais e o cirurgião geral, Marco Sarmento, um carioca radicado em Sergipe desde a década de 80, quando o titular deste espaço teve a oportunidade de conhecê-lo como colegas de turma.  A homenagem é extensiva a equipe da área da saúde estadual, principalmente do Hospital João Alves, que está lutando para melhorar a atual realidade em benefício da sociedade.

Desabafo
Já o neurocirurgião Rilton Morais não só é abnegado no que faz, mas corajoso. Esta semana postou no twitter que levará para o MP como alguns se escondem atrás de certas entidades para esconder seus crimes. Algo forte, muito forte.

Bandidos da medicina serão expostos
“A sociedade precisa saber TUDO que está por trás dos problemas da saúde. Vai saber! Precisamos separar o joio do trigo. A maioria dos médicos é gente dedicada e correta. Os bandidos da medicina serão expostos”, postou Rilton Morais. Com certeza, recebeu os aplausos da maioria dos colegas que está cansada da hipocrisia e da demagogia de alguns poucos.

Confusão vocabular
Uma verdadeira pérola a confusão registrada em recente debate sobre o Proinveste. Dialogam os deputados estaduais Venâncio Fonseca, líder da oposição e Zezinho Guimarães, integrante da bancada do governo. Declara Venâncio: “O Zezinho é Bancário. E Bancário só pensa em emprestar dinheiro. Só pensa em lucrar em qualquer transação.” Responde Zezinho: “Bancário é assim mesmo. Qualquer banco, para emprestar dinheiro, exige logo uma garantia.”

Confusão vocabular II
É preciso esclarecer aos senhores parlamentares que as expressões usadas referem-se a Banqueiros e não a Bancários. Em tempo: banqueiro é o dono do banco. Bancário é o funcionário de um banco. Os bancários que ouviram o interessante diálogo devem ter ficado chocados com a confusão feita pelos ilustres representantes do povo.

Proinveste: Marcelo Déda: "PT de Alagoas foi irresponsável"
Durante solenidade de recebimento de prêmio no Museu da Gente Sergipana, o governador Marcelo Déda (PT) disse que acredita na aprovação dos projetos solicitando empréstimos da ordem de R$ 727 milhões por meio do Proinveste. Referindo-se aos deputados petistas que votaram contra os projetos em Alagoas, Déda disse que “foram irresponsáveis”.

Crise financeira terá influência no Brasil
“Eu acredito na aprovação porque não é uma vitória de Déda. Vocês estão acompanhando a crise européia, que tem previsão de duração de mais de cinco anos e vai ter influência no Brasil. Os Estados que não tiverem fazendo investimentos públicos, vão ter problemas com a geração de empregos. Quinhentos milhões de investimentos públicos em escolas, rodovias, obras de saúde, para a atração de empregos, são fundamentais para o Estado de Sergipe. Grande parte desse investimento vai compor a infraestrutura sergipana e ajudar os futuros governos. Tem que ter espírito de grandeza”, entende. (Aldaci de Souza/Infonet)

Sinais de fumaça
O advogado e empresário João Nascimento, grande amigo e principal aliado político do ex-deputado Armando Batalha, deixou sumariamente a secretaria do PSB, em São Cristóvão, para liderar o PHS estadual.   Seguramente, esse não é um fato isolado. É um claro sinal de contrariedade e impaciência do líder Armando e da prefeita-eleita Rivanda Batalha com a cúpula do seu atual partido e do governo do estado.

Sinais de fumaça II
Para eles, os lideres da base aliada não conferem ao seu grupo o prestigio e o apoio político que julgam merecer. São Cristóvão é um grande colégio eleitoral e tem uma importância super estratégica no novo cenário político-administrativo de Aracaju. Com o DEM e o PSDB no comando da capital, perder o controle de São Cristóvão pode vir a ser um novo desastre político. Atenção bombeiros de plantão: onde tem fumaça, tem fogo.

Futebol sergipano: Acervo de Viana Filho  adquirido pela UNIT
Professor aposentado da antiga Escola Técnica Federal, “Tito”, como é mais conhecido, teve, recentemente, o seu acervo sobre o futebol sergipano adquirido pela UNIT. Trata-se do mais completo do futebol de nossa terra. Francisco Viana Filho é um dos mais importantes nomes da crônica esportiva de Sergipe.

Louvável iniciativa
Louve-se mais esta iniciativa do professor Uchoa que, depois de acolher o acervo de Luiz Antonio Barreto, historiador e pesquisador, e de criar o Memorial de Sergipe, também passa a ter o domínio da farta documentação organizada, durante várias décadas pelo educador aposentado. Bola branca para a turma das áreas de educação física e comunicação social da Universidade Tiradentes.

Dívidas dos municípios: Governo Federal acata sugestão de Rogério
O deputado federal Rogério Carvalho(PT) negociou junto a Receita Federal, um novo índice de pagamento com despesas junto ao INSS, a fim de reduzir os problemas com a receita dos municípios.Na questão, Rogério teve o apoio do teve o apoio do deputado do PSDB/MG Marcos Pestana.

Inadimplência dos municípios
Em discurso proferido no Congresso, o parlamentar sergipano detalhou a questão aos colegas parlamentares: "O índice de inadimplência que as cidades brasileiras ostentam hoje em dia, salvo raras exceções, é absolutamente alarmante. Afora aquelas cidades que possuem receita independente - capaz de sustentá-las e possuem ainda um considerável parque industrial e um setor econômico, de serviços e comércio pujantes -, praticamente todas as outras, que compõe a imensa maioria, estão afundadas em dívidas, tornando-se inadministráveis",
explicou.

Apenas 2% da receita líquida
Para tanto, Rogério sugeriu o pagamento do passivo dos municípios com o INSS à razão de 2% da receita corrente líquida a ser retida no FPM, ou seja, impossibilitando nova inadimplência e  possibilitando um patamar de comprometimento razoável para os entes, dentre eles, o mais frágil, que é o município." Em  reunião da bancada de Sergipe na semana retrasada, avisei aos Prefeitos e aos colegas que estava buscando esse entendimento e que a Receita havia sinalizado positivamente", informou.

Autonomia das Defensorias Públicas
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) destacou ontem,22, a importância da aprovação do Projeto de Lei Complementar que garante autonomia às Defensorias Públicas dos Estados. “É a Defensoria Pública que garante o atendimento jurídico gratuito à população, especialmente, à que tem menos poder aquisitivo”, disse a parlamentar.

Marcos Vieira recebe homenagem na Câmara
O líder do PSC, André Moura, durante as breves comunicações da Câmara dos Deputados, homenageou o ex-secretário da Casa Civil de Sergipe (Governo Albano Franco), Marcos Vieira, que faleceu esta semana em Brasília, vitimado por um Câncer.“Marcos Vieira depois de aposentado continuou ativo, esbanjando vitalidade, é uma perda inestimável, pois foi profissional de carreira brilhante, uma pessoa que trazia em si muitos valores, mas nesta vida vai o corpo e fica a brilhante história”, destacou Moura.

Inaugurações em Poço Redondo e Monte Alegre
O governador do Estado em exercício, Jackson Barreto Lima, participa de uma série de inaugurações nos municípios de Poço Redondo e Monte Alegre, a partir das 16hs, desta sexta-feira, 23. No Povoado Sítios Novos, em Poço Redondo, será entregue reformada, a Escola Estadual “Professora Josefa Marques”. Depois será inaugurada uma quadra de esportes e a Creche Municipal “Marleide e Seycherllys”. Já em Monte Alegre será inaugurada a praça “Presidente Médice”.

1ª estaca de sustentação no Complexo Viário da Tancredo Neves
Considerado um dos mais importantes projetos de mobilidade da capital, as obras do Complexo Viário da Tancredo Neves

A primeira estaca cravada. Foto: César de Oliveira.

acontecem em ritmo acelerado, com o objetivo de que o cronograma da construção seja cumprido no prazo previamente estabelecido. Na manhã  de ontem, 22, a obra recebeu a fixação da primeira estaca de sustentação do viaduto, no trecho que liga a avenida Tancredo Neves à avenida Iolanda Pinto.

Estrutura
Inicialmente, em um prazo de 20 a 30 dias, serão erguidas as primeiras 40 colunas de sustentação. Após a fixação destas estacas, outras 40 vigas serão colocadas, completando o total de 80 colunas que receberão a estrutura armada do viaduto. Ao final, ainda será realizado o serviço de concretagem da fundação da área. Para dar vencimento a todas estas etapas, mais de 150 trabalhadores atuam diariamente na obra, compreendendo desde operários e técnicos até engenheiros civis.

Investimento
Com investimento de R$26,8 milhões, o projeto está recebendo apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e compreenderá não só a construção do viaduto, mas também a ampliação da rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação.  A obra irá criar um novo corredor de transporte ligando o Centro à Zona Sul, por meio do novo Complexo Viário. A previsão é de que a obra seja concluída em agosto do próximo ano.

Eleição OAB/SE
Ocorre hoje, 23, durante todo o dia. Concorre apenas uma chapa, assim constituída: Presidente – Carlos Augusto Monteiro Nascimento; Vice-presidente – Sílvio da Silva Costa; Secretário-geral – Sérgio Aragão de Melo; Secretária-adjunta – Eugênia Maria Nascimento Freire; Tesoureiro – Flávio César Carvalho Menezes. Há 25 candidatos a titulares do Conselho Deliberativo e 31 suplentes. Os candidatos ao Conselho Federal são Evânio José de Moura Santos, Henri Clay Santos Andrade e Maurício Gentil Monteiro. Para a Caixa de Assistência os candidatos são Inácio José Krauss de Menezes (presidente) e Nilton Lacerda da Silva Filho (vice-presidente).

Trabalho em Sergipe: 20.000 trabalhadores serão qualificados
O ano de 2013 será marcado por inúmeras conquistas no quesito geração de empregos no Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) preparou um planejamento com objetivos específicos e foco na qualificação do trabalhador sergipano. De acordo o secretário, Lauro Sexias, a meta para o ano que se inicia é qualificar até 20.000 trabalhadores sergipanos. Entre outras importantes ações, também está incluso no planejamento o aumento do número de unidades do NAT (Núcleo de apoio ao Trabalhador).

Projetos para Muribeca
O prefeito eleito de Muribeca, Fernadinho Franco (PDT), esteve essa semana em Taguatinga, acompanhado pelo deputado distrital Washington Mesquita, pelo administrador da cidade, Carlos Alberto Jales, e pelo deputado estadual Zé Franco. Ele foi conhecer as experiências administrativas adotadas pela cidade, considerada a capital econômica do Distrito Federal. "Vimos, por exemplo, bons projetos voltados para a saúde do idoso e tantos outros modelos que podem muito bem ser ajustados para a realidade do nosso município", destacou Fernandinho.

FFB lança campanha Preço Único
Uma das campanhas que vem fazendo sucesso na mídia nas última semanas é a Preço Único, desenvolvida pela FFB Construções. A novidade é que a empresa lançou uma nova promoção para o empreendimento Ecoville. Apartamentos das Torres Parque dos Falcões e Parque do Tramandaí estão com parcelas de R$ 680,00 e preço único para todos os apartamentos disponíveis nestas torres. Sem dúvida, a oportunidade de aproveitar o FGTS e o 13º salário para dar entrada no seu novo apartamento é única.

Inovação
A TYR Telecomunicações vem inovando para melhor atender as necessidades dos  seus clientes e desta forma em parceria com a FLASH Rastreamento de (Veículos, Motos e  Caminhões), e a GDEX  implantou o serviço de entrega de documentos rápidos, rastreados,  com assinatura do recebedor e com data marcada para a sua entrega e ainda informando detalhes da entrega do documento ao nosso cliente através de relatório impresso com data,quilometragem e percurso da entrega.

Mercado
A empresa espera  atingir um mercado emergente de  entrega aprazada e de grande importância à sua entrega na hora  e dia certo. As entregas serão efetuadas através de  funcionários, qualificados, identificados,  fardados,  oferecendo todo controle, qualidade e confiabilidade e será  rastreado  on line  pela  direção da empresa, confirmando o percurso como também a entrega dos documentos. Mais informações na Avenida Tancredo Neves, nº 1811 – Bairro Inácio Barbosa  ou  pelo fone (79)2349- 1723/ 3249-3663/ www.flashrastreamento.com.br

Poesia e legado de Mário Jorge continuam vivos
Se vivo estivesse, o poeta sergipano Mário Jorge Vieira estaria completando 66 anos neste 23 de novembro. Nascido em Aracaju em 1946, primeiro poeta vanguardista de Sergipe, Mário Jorge perdeu a vida num trágico desastre de automóvel, no dia 11 de janeiro de 1973, aos 27 anos.

Rico e denso material
Mesmo com a curta trajetória e tendo publicado apenas um único trabalho em vida, o envelope Revolição – lançado em Aracaju em 1968 –, além de alguns fragmentos, poemas e artigos publicados em jornais e revistas de Sergipe, o poeta sergipano deixou um rico e denso material, entre poesias e ilustrações, alguns publicados postumamente, como Poemas de Mário Jorge (1982), Silêncios Soltos(1993), Cuidado, Silêncios Soltos (versão modificada, edita pela Unicamp, em 1993), De Repente, há Urgência (1997), e A Noite que nos Habita, obra que o poeta deixou organizada, mas só publicada em 2003, com apoio da Prefeitura de Aracaju.

Publicação de material inédito
“Mario Jorge tinha uma produção artística muito intensa, e mesmo tendo morrido muito jovem, deixou muita coisa que ainda está por ser publicada. Em 2013 completam-se 40 anos da sua morte. Vamos buscar organizar esse material inédito e viabilizar a sua publicação, além de estar reeditando seus livros e promovendo outras atividades que resgatem a sua memória”, revela a deputada estadual Ana Lúcia, irmã do poeta.

Produção vanguardista
“Os sergipanos, principalmente a juventude, precisam conhecer muito mais quem foi Mário Jorge e o valor da sua poesia, do seu legado, que continuam muito atuais. Ele era vanguardista e ainda hoje sua produção soa vanguardista, tal a força, o engajamento social, a consistência e a riqueza dos seus poemas e textos. Ele sempre esteve muito à frente da sua geração. Isso precisa chegar às pessoas, às novas gerações”, enfatiza Ana Lúcia.

Curso de Hipnose Clínica Condicionativa em Aracaju
De 23 a 25 de Novembro, das 8h às 18h, será realizado no Hotel Jangadeiro (rua Santa Luzia,269 centro) em Aracaju  Curso de Hipnose Clínica Condicionativa em Aracaju numa promoção do Instituto Brasileiro de Hipnologia com o apoio do Sindicato dos Psicólogos de Sergipe.

Público alvo
O ministrante será o professor Luiz Carlos Crozera, autor das técnicas de Hipnose Condicionativa, diretor do Instituto Brasileiro de Hipnologia e da Sociedade Ibero Americana  de Hipnose Condicionativa. O curso tem como público alvo profissionais de todas as áreas da saúde, educadores, recursos humanos, criminalistas e técnicos desportistas. O aluno precisa possuir mais que 21 anos, ter cursado ou estar cursando nível universitário. As vagas são limitadas para apenas 20 alunos.

O curso
O curso terá 30 horas (presenciais, em sala de aula, teoria e prática) + estudo pela web apostila +2 horas/curso para cada atendimento realizado e monografado durante período pós curso, adicionados na certificação (ver regulamento) + 120 dias de atendimento on line + direito a reciclagem do curso em qualquer período e localidade, pagando apenas a taxa de matrícula + a divulgação no Catálogo Nacional de Hipnólogos Condicionativos + participação na Sociedade Ibero Americana (opcional página da Sociedade). Maiores Informações: Investimento, Informações, Matrículas: Psc. Elias Almeida - Fones: (79) 9842-3843 e 3236-1150. E-mail: elias.hipnose@hotmail.com Prof. Luiz Carlos Crosera: Site: http://www.institutohipnologia.com.br/e-mail: contato@institutohipnologia.com.br

Espaço
Lili Simões, uma das responsáveis técnicas do Sisters Espaço de Beleza e Estética, localizado no bairro Farolândia, na região do Park Ville, esteve recentemente em Nova York, nos Estados Unidos em passeio,de férias.  Ela tem especialização nas áreas de Micropigmentação de sobrancelhas, Leucodermias/vitiligo e cicatrizes. Lili Simões é especialista também em Design de sobrancelhas e alongamento permanente de cílios. Mais informações sobre o espaço em: http://www.sisters.vai.la/

Futebol
Grande Prêmio Brasil de fórmula 1 será domingo, em São Paulo. /// No sábado, começa a decisão do título da série A-2. Jogarão Estanciano e América de Propriá. /// Luxemburgo renova contrato com o Grêmio. /// Chelsea, adversário do Corinthians no mundial de clubes, dispensa seu treinador e contrata Rafa Benitez. /// Governo vai injetar recursos financeiros na Copa do Mundo através da APEX – Associação Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos.

Palmeirense perde aposta e veste camisa do Fluminense
E o palmeirense Edson Júnior @Edson_Bomfim pagou a aposta perdida para Márcio Rocha @marciorocha1 feita através do

L

twitter. É a segunda vez que Edson perde uma aposta para Márcio e tem que vestir a camisa do Fluminense. 2 x O para Márcio. Na próxima vai virar tricolor. Perdeu e ainda pediu para dedicar a foto. Então lá vai a dedicatória do sofredor: “Quero homenagear com a foto os irmãos tricolores Milson e Marcelinho Barreto e Dr. Osmar, que me parabenizou pela foto de 2010. E ao meu irmão @elcinho_santana, que está no Rio de Janeiro, um pedido de desculpas. Foi mal, cara! Kkk”

Curtas
Deputados aprovam Vale Cultura de 50 reais por mês. /// Servidores e aposentados foram excluídos. /// Na China, altos executivos de bancos estatais têm gastos limitados. /// Joaquim Barbosa assume presidência do STF. /// Presidente Dilma Roussef, José Sarney, que preside o Senado e o Congresso e Marco Maia, presidente da Câmara, comparecem à solenidade. /// Ministro Luiz Fux fala em nome do STF. /// Dilma vai anunciar substituto de Carlos Britto nos próximos dias. /// Julgamento do goleiro Bruno agora será em março de 2013. /// Deputado Samuel pede vistas do projeto do PROINVESTE. /// Fernando Grella Vieira é o novo secretário de Segurança de SP. /// Homicídios dobram em um ano, em São Paulo. /// PT vai lançar campanha pela reforma do Judiciário em seu congresso nacional, a ter lugar em dezembro. /// Em sua primeira sessão na presidência do STF, Joaquim Barbosa deu demonstrações de humildade. /// Momento de humor: quando encerrou o seu voto, JB concluiu, dizendo: “É como voto, senhor presidente”. O presidente era o próprio. /// Perda de mandatos de deputados condenados deverá ser a última grande polêmica do julgamento do mensalão. /// Direito de domésticas: ainda faltam mais uma votação na Câmara e outra no Senado Federal. /// Funcionários do Banco do Brasil insatisfeitos com a direção do banco. Em cheque as faltas nos dias de greve, já dispensadas no texto do acordo coletivo. /// TST decide: restaurantes não podem mais ratear os 10 por cento de gratificações pagas pelos clientes.


PELO TWITTER

www.twitter.com/thiagoribeirose  Pela profecia Maia, daqui a um mês o mundo vai acabar! Mas é melhor não tirar proveito disso, pois se o mundo desistir quem acaba é você!!!

www.twitter.com/leleteles  Os 3 poderes da República: um é presidido por uma mulher, o outro por um nordestino e o outro por um negro! Esse é o meu Brasil!

www.twitter.com/chicoandradef  Para obter conhecimento,adicione coisas ao cérebro todos os dias.Para alcançar sabedoria,retire coisas todos os dias(Lao Tse).Bom dia!

www.twitter.com/genilsonbarbos1  Tem hospital particular de grande porte em Aracaju que faltou outro dia máscara para seus funcionários entrarem na UTI e ainda falam do HUSE.

www.twitter.com/van_halisson  Ok, podem me chamar de morto. Bom dia.

www.twitter.com/sergioalves1   A hipocrisia e a demagogia em alguns programas matinais nas Rádios de Sergipe me enojam!  Não existe ética sem coerência. #DicaDoDia

www.twitter.com/FalaSergipe  Toda rádio comunitária tem ligação política e depende desta ligação. Se duvida vasculhe a vida do ''dono'' da rádio,no mínimo é filiado

www.twitter.com/mc_jornalista  Especialistas que me desculpem, mas a Adema confirma o que falei sobre a causa da morte de parte do manguezal da 13 de Julho: avanço do mar!

www.twitter.com/frednavarro  Já chamaram o Twitter de praça, hospício, cidade que nunca dorme, clube de corações solitários. Torneio de tiro ao alvo, ainda não.


DO LEITOR

Quer morrer?
A foto ao lado foi um flagrante do jornalista Abrahão Filho. O caminhão transitava de forma irresponsável transportando

concretos sem a menor segurança numa das principais avenidas de Aracaju. Onde estavam os agentes da SMTT que não viram essa irresponsabilidade? Qualquer freada brusca provocaria um acidente fatal.

Indignação com comparação
Da leitora Maria José Porto: “Lendo sua coluna como faço diariamente, fiquei  indignada com a comparação feita por uma professora entre Nelson Rolihlahla Mandela e Joaquim Barbosa. Segundo ela, separados apenas por um imenso oceano e preconceituosamente diz que são dois negros de “alma nobre” ou ela quis dizer “alma branca”. A comparação não cabe observando-se  por qualquer ângulo. Vejamos : Mandela é considerado um dos maiores líderes morais e político do nosso tempo segundo Ali Abdussalam Treki – Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Prêmio Nobel da Paz em 1993, Refundou seu pais do qual foi presidente após  vencer o Apartheid, passou trinta e dois anos preso, defendendo a liberdade a justiça e a democracia e tantos outros feitos. Como compará-lo com JB? Na minha avaliação um absurdo. Homens como Mandela, Malcon X, Martin Luther King, para citar só esses, são únicos. Incomparáveis. Me  preocupa muito, quando uma professora faz este tipo de comparação. Será que ela acha que o julgamento da  AP 470 vai acabar com a corrupção no Brasil? Ou ela não sabe que a corrupção aqui, existe desde seu descobrimento? Ao que parece, tem muita gente deixando-se enganar pelos donos do poder. O que é lamentável. Precisamos conhecer, analisar  e contextualizar os fatos para não cairmos na vala comum do pensamento único”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

  
Frase do Dia
“O homem vive na terra para aprender, antes de tudo, a arte de ser homem, e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde cada ação, cada pensamento e cada palavra do homem pode manifestar a divindade que está latente. O egoísmo do homem é a causa de todos os seus males”.

Sathya Sai Baba, educador e líder indiano, nasceu em 23 de Novembro de 1926 e morreu  em 24 de abril de 2011.



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Jose
23/11/2012 às 11:38
RADIOGRAFIA SOBRE A SAÚDE.Acrescentaria ao tema: todas as áreas do estado brasileiro.Quer seja, educação, segurança...Não existe zelo pelo dinheiro público.Um combate efetivo a sonegação fiscal.As obras com ADITIVO e um SUPERFATURAMENTO,além das péssimas qualidades.Falta fiscalização da aplicação correta dos recursos.Falta PUNIÇÃO para o CRIME de CORRÚPÇÃO em todos os níveis.A impunidade nos crimes de colarinho BRANCO é vergonhosa.Pune o pobre e o rico?NUNCA.
jose raimundo souza melo
23/11/2012 às 08:43
Brilhante, foi direto ao fato Maria José Porto, lucidez, clareza, objetividade, temos que analisar, pesquisar, afinal que fonte essa professora foi-se embriagar-se para tecer aquela tragédia de comparação com Nelson Mandela. Pelo visto a mídia ainda tem influência enorme na formação das pessoas na forma do oba, oba e que o cara é o tal!!!!!! professora pesquise, leia, compare, a historia de um foi de sangue derramado pelo seu povo...o outro usou os holofotes da GLOBO E etc......
Jose Almeida da Silva
23/11/2012 às 08:33
Está na cara que o objetivo da turma dos Amoríns é destruir politicamente o governador DEDA. Como é que Dr. João Alves, sabendo que o proinveste vai trazer a maior fatia de investimentos para nossa capital, admite que pessoas de sua confiança como Venancio/Augusto/Gorete, etc. não aprovem este empréstimo. Será que voltamos certo; será que Dr. João gosta mesmo da capital, ou será que Dr. João está do lado desta gente. A verdade é que o futuro a DEUS pertence. Coitados dos Sergipanos, salve JORGE

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Anuncie Grátis
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030