Lixo AJU: Convite a 17 empresas. Apenas Torre e Cavo? Cruz credo!
Perguntas
12/05/2017  04:00


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Sinceramente, o blog não aguenta mais o odor que exala do lixo em Aracaju por todos os cantos, poderes e tudo mais.  Como 17 empresas

 recebem carta-convite para participarem de uma licitação – diga-se de passagem dividida em quatro lotes – e apenas as duas polêmicas Cavo e Torre aparecem?

Uma pergunta: Será que o Ministério Público e o Tribunal de Contas que estão fiscalizando o processo tiveram a curiosidade de checar todas as 17 empresas. Não só os CNPJ, mas “in loco”?  Numa época de crise o empresário é convidado e não aparece numa licitação que vem sendo disputada na Justiça pela Torre e a Cavo. E somente as duas se candidatam?

Tudo está parecendo um grande acordo de comadres nas barbas do MPE, do TCE e da própria Justiça. Como “adivinhou” Thiago Reis, na postagem publicada ontem,11, pelo blog. Aliás, ele foi chamado de futurólogo por alguns que hoje devem pedir desculpas.

Quanto ao lixo, vamos jogar embaixo de um grande tapete e colocar em cima dele um tabuleiro de Xadrez.  Em Sergipe Del Rey, o rei não é a peça principal do jogo. Ele pode até morrer, mas a Torre não levará o xeque-mate Nunca!

Então tá certo comadre... Eu Cavo... e você fica na Torre.
E o povo? O povo fica lá embaixo, junto com os sacos de lixo...

Justiça ao superintendente da saúde estadual

Da mesma forma que o blog denuncia irregularidades, faz justiça quando elas são causadas sem intenção. Foi o caso que ocorreu com o adjunto e superintendente do HUSE, Luis Eduardo Prado Correia, que recebeu 60 horas extras no último contracheque.

Justiça ao superintendente da saúde estadual II
No mesmo dia do depósito, 09, ele pediu ao financeiro que providenciasse o estorno porque não fazer jus já que estava acumulando a superintendência e não mais tinha direito as horas extras como médico.
O titular deste espaço já avisou: as criticas não são contra pessoas, mas aos gestores e poderes. E neste caso Luiz Eduardo agiu corretamente.

Por falar em saúde... e os requisitados não trabalhavam não?
Quando o Secretário de Estado da Saúde, pede de volta os servidores do estado que estão no SUS Aracaju desde a municipalização, e nem o Secretário de Saúde de Aracaju , nem o prefeito de Aracaju lutam para que eles continuem, fica parecendo que estes  servidores ou estão anos sem trabalhar, ou está vacância será preenchida com uma gorda terceirização. É bom o Sintasa e os vereadores de oposição acordarem...

Atenção DNIT/SE: buraco enorme na BR-101, no retorno em frente à Movesa
E o leitor atento pede providências ao DNIT/SE para um enorme buraco existente na BR-101 no retorno em frente à Movesa, saindo de Aracaju sentido Salvador, depois da Mercedes e do Posto Presidente. O buraco fica no fim deste retorno e no inicio do acostamento na via sentido vindo para Aracaju.

Plantio de árvores em avenidas. Boa medida. É preciso uma atenção especial a Avenida Desembargador Antônio Gois. Mangue desmatado
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da Emsurb iniciaram o plantio de árvores em algumas avenidas. Uma sugestão ao secretário da Sema, César Viana, faça uma mutirão com a Emsurb para acabar com o aterramento ao lado da Avenida Desembargador Antônio Gois, na Coroa do Meio.

Aterrando o mangue ao lado da ciclovia para estacionar veículos
Moradores estão aterrando aos poucos o mangue ao lado da ciclovia, tira os blocos de concreto que protege a ciclovia para subirem os carros para a área aterrada. Em toda extensão da avenida está assim. Inclusive com o manguezal morto em várias áreas. É melhor a prevenção antes que toda a área seja tomada e comecem a fazer os chamados “puxadinhos”, já que várias áreas servem agora para estacionamento de veículos.

Muribeca: vereador denuncia derrame de alvarás para taxistas
E na FAN FM de Carmópolis, no programa apresentado por J. Pereira, o vereador de Muribeca, Fabiano, denunciou que está ocorrendo um derrame de alvarás para taxistas,  inclusive com familiares de vereadores e gente de outros municípios. “O taxista que está exercendo legitimamente sua função esta sendo prejudicado”, denunciou. O vereador levou o caso para o MPE e para a receita federal, já que tem benefícios de descontos para taxistas.

Areia Branca: será verdade que vai contratar artistas caros para os festejos juninos? TCE e MPE de olho!
Recentemente a nova administração de Areia Branca decretou estado de emergência. A situação financeira lá é difícil como em todas as outras. Aliás, em Areia Branca a Justiça determinou a suspensão de contratos temporários firmados para vários servidores a pedido da
Justiça suspende novos contratos em Areia Branca do Ministério Público de Sergipe ( http://www.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=199727). Agora é bom o TCE e o MPE tomarem providencias antecipadamente antes que a prefeitura torre recursos públicos com grandes atrações para os festejos juninos.

Correto: Seis meses de afastamento para radialistas e jornalistas candidatos. Igualdade garantida
A Comissão Especial da Câmara formada para discutir a reforma política aprovou o afastamento por seis meses antes das eleições dos comunicadores de rádio e TV que forem disputar mandato eletivo. Uma decisão correta, já que o afastamento num prazo menor faz com que eles disputem em vantagem contra os adversários já que estão expostos diariamente na mídia.

Muitos fazem pior que os políticos tradicionais
Vão ser candidatos porque querem. Muitos deles criticam os políticos, mas quando chegam lá fazem a mesma coisa ou até pior.

Estrutura para leilão da Caixa
Nos últimos dias o blog recebeu alguns e-mails de pequenos e médios empresários questionando se a imprensa sabe que para organização e estrutura do feirão da Caixa em Sergipe apenas uma empresa é vencedora nos últimos anos. É bom que a Caixa em Sergipe explique como é feito o processo de escolha e se tem alguma licitação.

Convocação dos aprovados para a Defensoria Pública
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) solicitou ontem, 11, na Alese, a convocação de aprovados no concurso para o quadro de membros da Defensoria Pública de Sergipe. De acordo com o deputado, o concurso realizado em 2013, que tem validade até o dia 05 de julho de 2017, ainda tem pessoas para serem nomeados para ocupar os cargos vagos.

Agilização
O parlamentar informou que o Estado precisa agilizar a nomeação dos defensores concursados, já que falta pouco tempo para acabar a validade do concurso. Ele destacou ainda que essa ação vai gerar uma economia aos cofres do Estado, já que na maioria das comarcas do interior, o trabalho de atendimento aos mais carentes é realizado por defensores dativos. Além disso, o deputado chamou atenção para a necessidade da realização de um novo certame.

Economia
“Em Sergipe, aproximadamente 70% das cidades do interior atuam com defensores dativos e isso acarreta um custo anual de cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos. Com a nomeação dos aprovados que faltam, teremos uma economia e uma melhor prestação deste serviço. Basta o Governo reforçar o orçamento da DPE. Posteriormente, será necessária a realização de um novo concurso, mas enquanto isso não acontece, é importante que esses aprovados ocupem seus lugares”, conclui.

Laranjeiras: realidade vem mudando nos povoados
E a atual gestão da prefeitura de Laranjeiras, sob o comando de Paulo das Varzinhas, DEM, já começou a mudar a realidade em vários povoados. No povoado da Várzea, por exemplo, os estudantes da Escola Municipal Horácio Hora, estão recebendo uma merenda de qualidade diariamente, que são vistoriadas por nutricionistas.

Roda de conversa
Ainda no povoado Várzea, ontem, 11, a Secretaria de Saúde e Bem-Esta Social promoveu uma roda de conversas no PEC Povoado Várzea, em pauta, tudo sobre alimentação e vida saudável. Reforçando que uma alimentação balanceada proporciona qualidade de vida, fazendo nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e ,é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Em seguida , iniciou-se uma campanha de vacinação contra a gripe para idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e pessoas até 45 anos.

Especialistas
O evento contou com sorteios de brindes para as mães que estavam presentes, distribuição de lanches, e uma aula sobre alongamentos. Os moradores contaram  também com a presença de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, Psicólogo, Nutricionista e Assistente Social da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Municipalismo
Na próxima quarta-feira, 17, o presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Marcos Barreto, será moderador do painel de discussões “Processos de Descentralização na América Latina e no Caribe – Avanços e Desafios”. O evento fará parte do Congresso Internacional Municipalista, que compõe a programação de atividades paralelas à XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios Brasileiros.

Municipalismo II
O objetivo é identificar, através de debates com gestores e especialistas, os avanços alcançados nos distintos países e os desafios enfrentados, bem como propor ações para serem desenvolvidas nos âmbitos nacionais e regionais para fortalecer os municípios na América Latina e no Caribe. Na oportunidade, será lançado o livro “Municipalismo – Perspectivas da Descentralização na América Latina, Europa e no mundo”. A Marcha é promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e acontece no período de 15 a 18 de maio.

Revista da Somese já em circulação
E já está circulando entre a classe médica e segmentos da área a revista da Sociedade Médica de Sergipe. A revista, publicada pela Remacre 

Capa da mais recente edição da revista Somese

Comunicação, já virou uma referência na área medica. Nesta edição a manchete principal é “Esperança contra o suicídio” e entre as matérias, uma sobre lábio leporino com o especialista Jorge Teixeira e uma entrevista com o médico André Sotero, secretário de saúde de Aracaju.

Sinasefe realiza ato público contra autoritarismo da Reitoria do IFS
Diante das perseguições e do autoritarismo do Reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aílton Ribeiro Oliveira, ante à organização dos trabalhadores e trabalhadoras do instituto, o Sindicato da categoria, Sinasefe Sergipe, realizará um Ato Público nesta sexta-feira, 12, às 8h em frente a Reitoria, localizada na Av. Jorge Amado, 1551, no bairro Jardins, em Aracaju. Aos servidores que tiverem interesse em participar da ação de luta, o Sindicato irá disponibilizar transporte, que sai às 7h30 do Campus Aracaju rumo à Reitoria.

Pautas
O ato público terá início com um café da manhã, às 8h. Em seguida, os manifestantes irão dialogar com os demais professores e técnicos administrativos no sentido de externar sua indignação diante dos desmandes promovidos pela Reitoria.Entre as pautas de reivindicação estão a interrupção do corte de ponto indevido dos servidores e servidoras, o enfrentamento ao assédio moral e à perseguição de dirigentes sindicais e de servidores que tem atuação assídua no sindicato. Outras pautas, a exemplo da imposição do calendário escolar e a dispensa das férias dos professores no mês de junho, ambas sem discussão e com os docentes, são insatisfações que também serão levadas para o ato.

Divulgação dos credores em ordem cronológica no portal da transparência. Ecojan realizar curso
A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento - Ecojan, do TCE/SE, realizará no dia 16 de maio, pela manhã, o curso “Implicações jurídicas da resolução do TCE/SE 296/2016”, tendo como público alvo servidores municipais para que possam dirimir as dúvidas sobre a resolução. A resolução diz respeito a divulgação da relação de credores em ordem cronológica no portal da transparência.

Dias das mães e da enfermagem serão comemorados no Ipesaúde
Comemoração dupla no Ipesaúde nessa sexta-feira, 12/05. O instituto vai celebrar, junto com funcionários e pacientes o “ Dia das Mães” no Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior e no Centro de Reabilitação Maria Virginia Leite Franco e o “ Dia da Enfermagem” no Serviço de Pronto Atendimento. “ Será um todo voltado ao colaborador da enfermagem, onde faremos homenagens com exposições de fotos com foco no relacionamento interpessoal, além de um lanc he especial”, informou a coordenadora do SPA, Renata Alcantara.

Homenagens
No Centro de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior, as homenagens ao enfermeiros também é destaque. “ Faremos as homenagens as mães, uma aula fitness com uma professora de educação física e outras atividades supresas para todos que estiverem por aqui”, explicou a coordenadora da unidade, Cleia Dionisio.Por fim, no Centro de Reabilitação Maria Virginia Leite Franco, as mães ganharão um presente especial. “ Vamos ter um dia de beleza com a Mary Kay, para as pacientes e as funcionárias, além do lanche e a homenagem”, explicou.

V Prêmio República: procuradores de Sergipe são premiados
O trabalho “Combate ao caixa dois eleitoral na análise das prestações de contas de campanha”, do procurador da República Rômulo Almeida, obteve primeiro lugar no V Prêmio República, na categoria Eleitoral. Na mesma categoria, os outros dois trabalhos finalistas, contaram com a participação da procuradora da República Lívia Tinôco. O resultado do prêmio, oferecido pela Associação Nacional dos Procuradores da República, foi divulgado no último dia 09/05, em Brasília (DF).

Trabalhos
Nesta edição do prêmio, a comissão julgadora elegeu ainda dois trabalhos para receber menção honrosa, um deles foi a “Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco”, coordenada pela procuradora Lívia Tinôco e pela promotora de Justiça Allana Monteiro. “Esse prêmio é de todos os integrantes da FPI, que juntos se irmanaram na luta pela pela melhoria das condições ambientais do Rio São Francisco e de suas comunidade tradicionais”, destacou Lívia Tinôco.

Trabalhos II
Na categoria consumidor e ordem econômica, a procuradora Lívia Tinôco também foi finalista. O trabalho “Rotulagem de produtos com componentes alergênicos e alterações de fórmulas: direito do consumidor à informação e à saúde”, realizado em parceria com Bruno Freire de Carvalho Calabrich obteve o segundo lugar na premiação. Ao todo, o Prêmio República recebeu 91 inscrições, nas 11 categorias, premiando 14 finalistas.

Menção honrosa 
A procuradora federal do MPF/SE, Lívia Tinôco recebeu menção honrosa pela realização da Fiscalização Preventiva Integrada no Estado de Sergipe no V Prêmio República. O resultado do prêmio, oferecido pela Associação Nacional dos Procuradores da República, foi divulgado no último dia 09/05, em Brasília (DF).

Um DEOTAP em cada município sergipano
Depois de promover dois cursos nas áreas de combate a organizações criminosas e repressão a crimes contra a administração pública  e lavagem de dinheiro, ministrados, respectivamente, pelos renomados delegados de polícia civil  Rodolfo Queiroz Laterza (Espírito Santo) e Danielle Garcia, coordenadora do Departamento Especial de Crimes Contra a Ordem Tributária e a Administração Pública (DEOTAP), a Adepol realizará o terceiro e último módulo dessa primeira etapa, após o qual os delegados de polícia da capital e do interior estarão totalmente aptos a dar início, em suas delegacias, ao mesmo tipo de investigação atualmente realizado pelo DEOTAP.

Delegado federal que atua na Lava Jato
O novo curso contará com a presença de um delegado federal membro da equipe que atua na operação Lava Jato, além de integrantes da Polícia Civil sergipana com vasta experiência no combate à macrocriminalidade.Para o presidente da Adepol, delegado Paulo Márcio, a realização deste módulo tem por objetivo aliar os conhecimentos teóricos ministrados nos dois primeiros à experiência prática adquirida ao longo de oito anos de existência do DEOTAP.

Replicando nos municípios
"À medida que forem se apropriando deste conhecimento, os delegados poderão replicar em cada cidade do interior a experiência exitosa do DEOTAP. A função do curso é basicamente orientá-los a utilizar as ferramentas disponíveis e compartilhar técnicas avançadas de investigação. Vamos ter um salto de qualidade em breve. O objetivo é por um fim à impunidade e impedir a sangria dos recursos públicos do estado e municípios", destacou.

Umbaúba: Mantenha hábitos saudáveis e diga não ao Diabetes
A Prefeitura Municipal de Umbaúba, que tem a frente o prefeito Humberto santos Costa, A Secretaria Municipal da Saúde, que tem a frente o

 secretário Carlos Alexandre Santos Costa, juntamente com o Centro de Diabetes de Sergipe, realizaram no último dia 08 de fevereiro o mutirão em homenagem ao Carnaval, o evento aconteceu das 8 às 12 horas na Praça de Eventos no Centro da Cidade de Umbaúba.

Organização
Todas as atividades foram Organizadas pela Professora Monica Valle, auxiliada pela Enfermeira Thais Fontes, e pelo Professor de Educação Física Expedito José de Almeida Rocha, com a Coordenação Direta do Centro de Diabetes de Sergipe com o apoio importante  da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional-SE, e da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ),com a  Coordenação Nacional da FENAD,contando, é lógico com o grande apoio da Prefeitura Municipal de Umbaúba, que tem à frente de Suas atividades o Prefeito  Humberto santos Costa.A População acorreu em grande numero, fazendo exames gratuitos de Glicemia Capilar, Aferição da pressão Arterial, Avaliação ponderal e orientações sobre diabetes.

Apoio
O evento contou com o apoio da Universidade Tiradentes (UNIT), Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE) e é Coordenada pela Associação Sergipana de Proteção ao Diabético ( ASPAD ), Sociedade Brasileira de Diabetes-Regional-SE ,Sociedade Brasileira de Cardiologia-Regional-SE, Federação Nacional de Entidades e Associações de Diabetes ( FENAD ) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional-Se.

PELO TWITTER

www.twitter.com/glaubermacario  Se beber, não tuite.                                                                                                                                                               

www.twitter.com/jrobertotgomes   É impossível ajudar a quem se nega a ser ajudado por não aceitar os próprios erros e vícios;eu não tenho mais tempo para tentar ajudar...

www.twitter.com/palmeriodoria   "Deflação? Eu não me lembro muito bem. Mas é do tempo do Ronca." (Cauby Peixoto)

www.twitter.com/clovis_silveira   Sua vida, suas escolhas, seus erros, suas lições, é problema seu!

www.twitter.com/DrFernandoOrtiz   O que é ser de esquerda, afinal? Mujica: "É uma posição filosófica perante à vida, onde a solidariedade prevalece sobre o egoísmo"

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun


Frase do Dia
“A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade” Irena Sendler, ativista dos direitos humanos polonesa, morreu em 12 de Maio de 2008(n. 1910).



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Manoel messias de Andrade Gonçalves
12/05/2017 às 06:49
É chocante ter que ver a maioria dos âncoras das grandes redes de televisão do Brasil, defenderem com tanto AMOR $ AFINCO essas malfadadas REFORMAS do golpista TEMER.Aonde estão as suas entidades de classe? Se fossem médicos ou advogados, não estariam sujeitos a perderem os seus diplomas? Já não temos mais os três poderes confiáveis, e ainda ter o descrédito na mídia? Estamos verdadeira ente sem rumo. Estamos "F......'.
Manoel messias de Andrade Gonçalves
12/05/2017 às 06:44
Como o próprio Blog informa, "muitos" foram convidados. Mas, só dois apareceram. Tudo às claras. Portanto, esperamos que ao ser divulgado os resultados, já que os serviços foram fracionados, que, a "JUSTIÇA e os PREFEITOS SEM VOTOS", não entrem no joguinho SUJO de quem perdeu, já que não duvidem que poderá haver recursos.Esse tipo de atividade é praxe esses recursos, muita das vezes só para atrapalhar. A cidade agradece e após a realização dos serviços que esses PREFEITOS SEM VOTOS,fiscalizem.
aderbal freitas
12/05/2017 às 10:02
só sei de uma coisa,serviço pior que a cavo jamais vi aqui em Aju,eu moro no Augusto Franco e os moradores daquie sofrem e muito com o pessimo serviço dessa empresa que faz de conta que limpa,sei que no passado a limpeza era 10000x melhor espero que melhore e nossa cidade volte ao normal

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030