André candidato ao Senado pelo PMDB. Acordo será às claras
2018
02/09/2017  03:48


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na última quinta-feira, 31, no Jornal das 22h, da Globo News, ao vivo de Brasília o repórter Nilson Klava informou que nas negociações para fortalecimento do PMDB estão a entrada do senador Fernando Bezerra, de Pernambuco, que está deixando o PSB e o líder do governo no Congresso, André Moura que deve disputar o Senado pelo PMDB. O repórter citou as divergências regionais e a possibilidade de intervenção nas executivas dos dois estados. Inclusive George Magalhães divulgou o aúdio na FAN FM na sexta-feira, 01.

Em Sergipe não precisará de intervenção para o governador Jackson Barreto aceitar André Moura no PMDB. André circula com desenvoltura nas solenidades que participa em Sergipe, tanto ao lado do governador Jackson Barreto, do vice, Belivaldo Chagas e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

André Moura hoje é o principal articulador na luta para trazer recursos para Sergipe e Aracaju. Já está quase batido o martelo para liberação de recursos da emenda de bancada para Aracaju e para Sergipe, ainda este ano, a Caixa Econômica Federal deve aprovar cerca de R$ 380 milhões de empréstimos dos 500 milhões pedidos pelo governo estadual. Sem falar em outras operações que estão sendo trabalhadas nos bastidores.

A meta é que com a fusão dos fundos e a chegada de muitos milhões, o governo estadual não só cubra o déficit, mas tenha uma justificativa para a sociedade sergipana em aceitar André Moura no PMDB e, consequentemente, no palanque em 2018.

Ou seja, o acordo não será “por debaixo do pano” como já especulam alguns articulistas. André num lado e Jackson no outro. Será às claras.

Caso ocorra essa aliança, Jackson expulsa do palanque dele, o PT e outros partidos de esquerda, menos o PCdoB, que está enamorado por André. E reforça uma guinada novamente a direita como já fez quando apoiou Albano em 1998.

Curiosidade: em 1998, o então líder da oposição Jackson Barreto fez um acordo com o governador Albano Franco que lhe custou uma derrota para o Senado. Vinte anos depois, em 2018, uma inusitada aliança ente Jackson e André Moura pode acontecer.

Resta saber como o eleitorado vai digerir essa possível nova aliança. Será o derradeiro erro de Jackson? Ou a consagração política?


Muitas combinações Uma coisa é certa: nunca o período pré-eleitoral em Sergipe teve tantos cenários para análises. Hoje lideranças da oposição e situação se confundem a todo o momento. Quem é situação hoje pode ser oposição em 2018 e vice-versa.

Até quando Jackson vai aceitar que todos sejam destratados por Almeida Lima? A gestão vive de “primeira mão”, mas ação efetiva nada  O MPE e o MPF precisam ingressarem com ações para acabar com o desmantelamento da saúde em Sergipe patrocinado por Almeida Lima com o aval de Jackson Barreto. Até quando todos estarão criticando e só Almeida é o certo?

Almeida vítima A desculpa é que Almeida é vitima de criticas inconsequentes, enquanto isso centenas de sergipanos sofrem, com falta de medicamentos, falta de ambulâncias, cirurgias em atraso, como é o caso deste desabafo do dirigente do GACC, Fred Gomes, postado ontem nas redes sociais após ter sido informado mais uma vez que não tem data para uma cirurgia de prótese ortopédica. O paciente passou três meses esperando, a prótese chegou mais o serviço está parado no HUSE.

Respeito E para completar Fred Gomes teve que ouvir ainda do assessor de imprensa (ouça o áudio) que está politizando o problema. “Não estou politizando, e será que você, em busca de direitos de um paciente, é politizar uma situação? Você tem filho? Ele tem um tipo de câncer agressivo que pode se espalhar pelo corpo.Se ele vier a morrer quem pagará por isso?. você? É o diretor?”, desabafou.


Audiência JF crescimento desordenado Aracaju Aconteceu ontem, 01, a primeira audiência na Justiça Federal primeira audiência na justiça Federal para tratar dos problemas de drenagem ,macro drenagem e esgotamento sanitário em  Aracaju,principalmente no Bairro Jabotiana, na ação impetrada pelo Ministério Público Federal. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente,  Adema, Deso  Emurb, Defesa Civil do Estado e da PMA, além de representantes da sociedade organizada. O prefeito de São Cristovão, Marcos Santana, esteve presente e pediu para o município fazer parte da ação já que é limite com o Bairro Jabotiana. 

Adema ainda não concedeu licença para estação recuperadora de qualidade da água Na audiência a Deso explicou que encontra-se pendente de análise na Adema  a Licença de instalação da Estação Recuperadora de Qualidade de Água – ERQ e que já existem recursos liberados pela Caixa em agosto deste ano.  A juíza Telma Maria determinou o prazo de 30 dias para que a Adema se manifeste sobre o pleito da concessão e havendo alguma condicionante neste prazo, que a Adema informe nos autos do processo.

Condução do processo A líder comunitária  Karina Drummond que participou da audiência agradeceu a atenção e a dedicação que o MPF tem tido com as demandas dos bairros de Aracaju, especialmente voltado ao crescimento ordenado do município.

Transparência da juíza federal “O ajuizamento da ação civil pública infelizmente foi necessária por não obter êxito nas inúmeras reuniões nas secretarias e  órgãos responsáveis.Hoje ganhamos o apoio da justiça federal neste caso.Vale ressaltar que a forma transparente e com conhecimento de causa da juíza Dr Telma Maria que também é bióloga deixa todos satisfeitos com a excelente condução do processo”, disse. Agora é aguardar, principalmente porque os representantes da União, do Estado e do município não compareceram.                    

Se for candidato, Mendonça não retorna a Emsurb Um político que apoia a gestão Edvaldo Nogueira disse que Mendonça Prado pode retornar a Emsurb desde que não seja candidato e tenha que sair em abril. O prefeito quer um trabalho continuado na pasta e pelo que o político disse está gostando do trabalho de Luiz Roberto, pensando em efetivá-lo na pasta e exonerá-lo de vez da Fundat.

Aí se esvai um pouco da dignidade do ex-Supremo Tribunal de alguma coisa Notícia Uol: “Nos bastidores do STF ministros avaliam que são pequenas as chances de prosperar o pedido de suspeição de Gilmar Mendes no caso do empresário Jacob Barata Filho, mesmo que a presidente Cármen Lúcia leve o tema a plenário. O procurador-geral, Rodrigo Janot, quer impedir Gilmar de atuar em casos envolvendo o empresário sob alegação de haver relações pessoais entre eles.”

Casa de favores Como bem diz um jurista leitor do blog: “E por aí se esvai o pouco de dignidade do ex-Supremo Tribunal de alguma coisa. É uma Suprema casa de favores, de compadrios, de clientelismo ... parece a família Bórgia dos séculos XV e XVI. Gilmar Mendes é o redivivo Rodrigo Bórgia (Papa Alexandre VI, o pior de todos os Papas).”

Vinicius no PSD Mesmo não confirmado o vereador de Aracaju Vinicius Porto, do DEM, em entrevista a FAN FM Aracaju, ao radialista Narciso Machado deixou claro que está com um pé no PSD, comandado pelos Mitidieri em Sergipe. Será um reforço de peso.

Cautelar do TCE limita uso dos recursos do Funprev O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, emitiu medida cautelar na tarde desta sexta-feira, 1º, determinando ao Governo do Estado que utilize os recursos oriundos do Funprev, decorrentes de contribuições ou de valores já capitalizados, apenas para o pagamento das parcelas remuneratórias vencidas dos aposentados vinculados ao Sergipeprevidência. Ainda conforme a decisão, fica vedada a utilização dos recursos do Funprev atualmente constantes de aplicações financeiras com vencimento vindouro.

Governo realiza pagamento de aposentados neste sábado, 02 O governo do Estado realiza pagamento integral dos aposentados do Finanprev neste sábado, 02. Os pensionistas recebem na segunda, dia 04. A operação foi possível por conta da aprovação da Lei de nº 10/2017, que trata da fusão dos fundos previdenciários.

Restante O calendário de pagamento dos servidores estaduais, referente ao mês de agosto, teve início nesta quinta-feira, dia 31, quando receberam integralmente os professores lotados em escolas e servidores do Sergipeprevidência, Ipesaúde, Segrase e aposentados e pensionistas do Funprev.Demais servidores estaduais receberão em data divulgada posteriormente.

Netônio empossado na ASLJ  O procurador-geral do município de Aracaju, Netônio Machado, foi empossado nesta sexta-feira, 1º, na Academia Sergipana de Letras Jurídicas (ASLJ). O novo membro ocupará a cadeira 16 em sucessão ao acadêmico Vagner da Silva Ribeiro.

Autoridades A solenidade, que ocorreu no Museu da Gente Sergipana, reuniu autoridades, como o prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Eliane Aquino, o vice-governador Belivaldo Chagas, além de juízes, parlamentares, secretários municipais, familiares e amigos do novo integrante da ASLJ.

Cadeira de Wagner Ribeiro “Sempre fui do Direito e amo esta área, é uma vocação. Me sinto profundamente estimulado em ser agora integrante da Academia Sergipana de Letras Jurídicas. Me pesa uma responsabilidade, pois substituirei um luminar do Direito, que é Wagner da Silva Ribeiro, um iluminado da literatura que, além de escrever sobre o Direito, tem uma obra extraordinária sobre a mitologia grega. Me sinto duplamente gratificado, mas muito receoso desta responsabilidade. Tentarei concorrer para que as finalidades desta Academia sejam cumpridas com êxito”, afirmou Netônio à imprensa.                                                                                                 

Rede realizará Fórum com a presença de Marina Silva A Rede Sustentabilidade lançará o Fórum Sergipe em Rede com o primeiro tema: Governança: Desafios para uma Gestão Pública Sustentável em Tempos de Crise no dia 14 de Setembro de 2017 às 19h30 no Auditório da Faculdade Pio Décimo localizada na Rua Estância no Centro de Aracaju. O evento terá a presença da ilustre Ex-Ministra do Meio Ambiente e Porta-Voz Nacional da REDE Marina Silva.

Alternativas Marina Silva vem a Sergipe, onde falará sobre o cenário atual da política como também apontará alternativas de governança para o Brasil sair da crise econômica e político-representativa que vivemos. O Fórum Sergipe em Rede terá seu pontapé inicial com a palestra de Marina Silva tendo a mediação do Dr. Emerson.

Centro de Odontologia do Ipesaude começa atendimento nessa segunda feira  As consultas odontológicas do Ipesaúde serão realizadas em n ovo endereço a partir desta segunda-feira, dia 04. O Centro de Especialidades Odontologicas Maria Viana de Bragança, abre as portas para o beneficiários a partir das 07 da manhã e funcionará até a 22h00, graças a um convênio de colaboração firmado entre o governo do Estado e a Universidade Federal de Sergipe.

Atendimento noturno Professores e alunos da UFS farão o atendimento no local, principalmente no horário noturno. O prédio está situado na Praça da Bandeira, 373. Ele estava fechado e passou por uma ampla reforma para abrigar esse tipo de atendimento.

Investimentos “Foram mais de 800 mil reais em investimentos para a construção desse novo serviço, que vai além da reforma física. Nós buscamos modernizar o conceito, com equipamentos novos, novo software de informatica, e principalmente na capacitação dos funcionários”, explicou o diretor presidente do Ipesáude, Christian Oliveira.

Publicação revela saberes das mezinheiras do Alto Sertão Sergipano Do site Asa Brasil: A cartilha é “dedicada a todas as mulheres que ousam romper o silêncio e a invisibilidade do seu saber, fazer. A todas que ainda não se perceberam como sujeitas de suas histórias, mas que as tem e as constroem em seu cotidiano”, assim destaca uma das primeiras páginas da publicação que foi elaborada pela Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural (Sasac) em parceria com o Grupo de Trabalho de Gênero, Colegiado Territorial da Cidadania do Alto Sertão Sergipano e agricultoras que lidam com plantas medicinais.                                                                                                                                                                   

Cartilha Com o título “Ervas medicinais: saber e prática no fazer feminino”, a cartilha sistematiza os encontros feitos no quintal de seis mezinheiras que contam como aprenderam a utilidade das ervas e ensinam como outras pessoas podem também fazer uso destas plantas. “O quintal não é necessariamente o espaço físico, é mais uma simbologia para representar o nosso fazer e a nossa troca, e essa se dá muito no espaço dos quintais. Tanto pela produção das ervas, mas, sobretudo por ser o espaço de pleno domínio e encontro das mulheres e do nosso fazer diário”, explica os autores em um dos trechos da publicação.

Autonomia Além de falar sobre o saber popular da cura com ervas, as agricultoras envolvidas no processo de construção debateram diversos temas como gênero, divisão justa do trabalho, empoderamento e autonomia.“A gente não pode ficar parada, mesmo sendo agricultora, tem que está se preparando porque tudo muda”, disse a agricultora mezinheira, Cida Silva.Para acessar e baixar o material:https://drive.google.com/file/d/0Bzf2N_a4hsI6ZmlfN1NOQ195MEE/view

Sete de Setembro no RioMar Em virtude do feriado da independência do Brasil, o RioMar Shopping irá alterar o seu horário de funcionamento. Na próxima quinta-feira, 7, o empreendimento irá abrir a praça de alimentação, operações gastronômicas e o parque eletrônico Game Station, das 12 às 22 horas.  Demais lojas e quiosques estarão fechados. O Cinemark e o hipermercado G.Barbosa abrirão de acordo com os horários estabelecidos pelas respectivas redes.                                                                                                                                                                                                     

Carros que denunciante diz ser locados e estão com placas frias 


PELO ZAP 99890 2018


Veículos locados com placas frias De um servidor da SSP; “Era um gol caracterizado enfrente ao edifício Tyrol próximo ao colégio Master. Ontem (30/08)foi um Siena com placa fria hoje (31/08)uma Hilux Toyota, tanto que se fala improbidade e a SSP nem tá aí, cadê o MP(fiscal da lei) Haja dinheiro para tanta locação numa crise dessa estamos passando. Já pensou se todo servidor público fosse para o trabalho num veículo. Esses são que estão no meio da rua imagine nas garagens.”

Itaporanga: atraso no transporte de pacientes para Aracaju “Sempre preciso do transporte da saúde daqui de Itaporanga, sempre tenho exames agendados para Aracaju, muitos desses agendados para às 13hs, e muitas vezes nesse horário ainda estamos em Itaporanga, por irresponsabilidade da secretaria que dispõe o veiculo às 12:30 ou 12:40. Sem contar às sujeiras que são os veículos. Somos transportados em veiculos bastantes sujos, os pisos dos carros é só areia, até os teto são sujos... É uma vergonha e desrespeito com nós que precisamos desses transportes da saúde. Quando a Gracinha era à prefeita, o veículo saía da frente da Emergência sempre as 11:30 e lá, às vezes quando tinha atraso às 12hs. Essa coordenação da saúde devia aprender com a passada. E viajamos ouvindo várias queixas dos motoristas que recebem um salário baixo. Pagamos vários impostos para usufruímos de veículos limpos e conservados, para ter direito a uma saúde de qualidade, mais não é assim aqui em Itaporanga.”

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Energisa: faturas deixadas na rua “Por falar em Energisa, alertamos ao setor comercial que chame atenção do leiturista que nos atende aqui na rua Ministro Nelson Hungria, que após a leitura, ele coloque a respectiva fatura dentro da caixa de correspondência ou mesmo debaixo da porta das salas, vez que o respectivo funcionário tem deixado a fatura na rua, isso mesmo, na rua.  Este mês ele deixou minha fatura na rua.  As salas tem como ele colocar a fatura presa na grade ou colocar por baixo na porta de vidro.”

PELO TWITTER

www.twitter.com/ComsensoWeb   FanFM @Georg_Magalhaes destaca áudio de @PimentelLuciano dizendo q @Saude_Sergipe alugou barato antigo prédio do Mistão.

www.twitter.com/Jabbnascimento  Qual foi o benefício pessoal para um discurso sem poder de convencimento. Classe política DESONRADA.

www.twitter.com/sergicon1  Isso é notório dinheiro público ñ tem limites para gastar. Se fosse dele nunca que alugava o imóvel.

www.twitter.com/joaocorrrea   Um aperto de mão e ou um abraço seguido de desejar de bom dia sincero faz a gente se blindar contra quaisquer energia ruim que direcionem.

www.twitter.com/celsodossi   Facebook é a sala.Twitter é a cozinha, onde as pessoas vão para rirem de quem tá falando merda na sala.

www.twitter.com/ValadaresPSB  Reduz em 15% o valor venal dos imóveis mas aplica um aumento anual automático no IPTU de 5%+inflação. Pura enrolação de Edvaldo. Igual a JAF

NOTA DE FALECIMENTO – SEBRAE-SE                                                                                                                                                                         

O corpo de Maneca Sobral será sepultado hoje, às 10h, no cemitério de Itaporanga. 

O Sebrae em Sergipe comunica o falecimento do seu colaborador Manoel Sobral Neto. Manoel, mais conhecido como Maneca, exerceu suas atividades durante 14 anos na instituição, sendo durante esse período um dos coordenadores da tradicional Feira de Sergipe e gestor da Rede de Autoreparo, um projeto desenvolvido pelo Sebrae junto aos reparadores de veículos do estado.

Maneca estava internado desde o mês passado no Hospital da Unimed. Ele é irmão do superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, e do controlador Geral do Estado, Eliziário Sobral. Além de funcionário do Sebrae, Manoel Sobral exerceu o cargo de vogal da Junta Comercial de Sergipe (Jucese) e vereador de Itaporanga D´Ajuda.

Manoel deixa três filhas, esposa e neto. O enterro será realizado neste sábado, às 10h, no Cemitério Municipal de Itaporanga.


NOTA DE ESCLARECIMENTO - DESO

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que haverá interrupção no abastecimento de água no dia 03/09/2017, das 8 h às 17 horas, em virtude de um serviço de manutenção corretiva, nas seguintes localidades de Aracaju-SE:

Centro da cidade de Aracaju e bairro São José.

A previsão para a regularização do abastecimento ocorrerá gradativamente a partir das 17 horas do dia 03/09/2017. Se os serviços forem concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será restabelecido sem qualquer aviso. Caso ocorra algum imprevisto dificultando a conclusão dos serviços, o horário previsto poderá ser ultrapassado.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.
Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso


SINDIJOR repudia demissões na TV Sergipe e ampliará fiscalização na afiliada da Rede Globo


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público repudiar as constantes demissões de jornalistas e demais profissionais do campo jornalístico na TV Sergipe, afiliada da Rede Globo.


Na mais recente lista de demitidos estão os jornalistas Carlos França, experiente profissional que muito orgulha o Jornalismo sergipano, e Renato D’Avila, produtor jornalístico do Portal G1 Sergipe, que é deficiente visual, além de mais quatro profissionais, entre eles, dois da área de edição.

A direção da emissora atribui o enxugamento do Departamento de Jornalismo à crise financeira, bem como atende aos novos proprietários da emissora (Grupo Integração), que compraram metade das ações da Rádio e TV Sergipe.

Procurada por representantes do SINDIJOR, a empresa jornalística admitiu a dispensa dos profissionais de imprensa, mas negou a execução de um projeto de demissão em massa.

O SINDIJOR lamenta a postura da TV Sergipe e teme que a atual onda de demissões represente uma estratégia das empresas antes da entrada em vigor da reforma trabalhista, que permite a precarização da mão de obra.

O Sindicato coloca a sua assessoria jurídica a disposição dos profissionais demitidos e estará acompanhando o processo de mudanças no Jornalismo da TV Sergipe, com a chegada do grupo mineiro ao comando da emissora, a fim de que todos os direitos dos jornalistas sejam respeitados.

SINDIJOR – Sindicato dos Jornalistas de Sergipe


Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"O que importa na vida não é tanto o triunfo, mas o combate; o essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem." Pierre de Coubertin, pedagogo e historiador francês, morreu em 02 de Setembro de 1937 (n. 1863).



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Jorge Santana Santos
02/09/2017 às 16:41
O Blog sempre se posicionando e relatando problemas envolvendo o comando da Secretaria de saúde, não consigo entender no momento aonde estão os órgãos fiscalizadores que não tomam uma providência em relação ao sofrimento da população, que procura os hospitais e não encontram médicos, medicamentos e insumos básicos na rede hospitalar estadual, acorda TCE e MPE. Só para lembrar, o presidente do TCE tem um genro lotado como cargo comissionado dentro da secretária de Saúde.Xiiii
Acorda Sergipe
02/09/2017 às 10:57
Venho pedir socorro ao BLOG para juntos apelarmos pela sensibilidade do Prefeito e da secretária municipal de saúde de Aracaju, pois há mais de 60 dias que não tem em toda a rede, SERTRALINA (medicamento de uso controlado), psicotrópico que se houver suspensão do tratamento pode potencializar transtornos psíquicos. O pior é que a informação é que não há previsão de chegada! Chega a ser desumano! ACORDA ARACAJU!
Simões
02/09/2017 às 10:24
Caro jornalista, sugiro pra vc e seus "colaboradores" que procurem saber a diferença entre placa fria e placa de segurança antes de qualquer postagem.

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030