JB não pode com o pote, não pega na rudia e virou refém de Almeida
Saúde
04/09/2017  03:07


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 “Quem não pode com o pote não pega na “rudia”. Quer dizer mais ou menos assim  “se você não é capaz de fazer algo é melhor nem se meter”.

O responsável pelo caos na saúde estadual, Almeida lima no fim de semana na Cantina Ferreiro. Não é que o pote na foto caiu bem para a situação de Jackson?

Pois bem, cabe muito bem para Jackson Barreto que foi alertado, mas fez ouvido de mercador. Colocou Almeida na saúde e virou refém. Não pode exonerar quem nomeou por várias razões, JB sabe muito bem.

Triste fim para um governador com origem nas classes sociais e que já teve referencias ideológicas de uma geração de sergipanos que não está contada nos livros de histórias oficiais, mas orgulhou o Estado, lutando por interesses apenas ideológicos, utópicos ou não, mas com a única preocupação de uma sociedade justa e igualitária.

Lava Jato no Nordeste. Ex-senador Almeida Lima será investigado. Esse foi o título de uma matéria do fim de semana do portal de notícias em nível nacional “Política Real”. A matéria, da jornalista Bruna Pedroso, editada por  Genésio Araújo Jr. Dezia claro que a Lava Jato irá influenciar o jogo político em quase todos os estados nordestinos nessa eleições de 2018. No Sergipe não será diferente.

O secretário de Saúde de Sergipe, José Almeida Lima, será investigado pela Operação Lava Jato por suspeita de receptação de dinheiro desviado da Transpetro, subsidiária da Petrobras. De acordo com as investigações da Procuradoria-Geral da República, os valores — superiores a R$ 1,078 milhão, sendo R$ 150 mil só em 2008 — foram destinados para a campanha de Almeida Lima para a prefeitura de Aracaju, e deputado federal em 2014. Almeida foi senador por Sergipe entre os anos de 2003 a 2011 pelo PMDB e é primo do governador do Estado, Jackson Barreto (PMDB-SE). Leia toda matéria: http://politicareal.com.br/noticias/tempo-real/575505/lava-jato-no-nordeste-ex-senador-almeida-lima-sera-investigado-na-lava-jato

E Jackson não está nem aí. Finge que não sabe do envolvimento de Almeida na Lava Jato e do caos instalado na saúde estadual.

É como o ditado do início do artigo Jackson não pode com o pote (Almeida) e por isso não pega na rudia (na exoneração). Prefere sair para a história de Sergipe como subserviente ao primo.

Vem aí mais uma  E nos próximos dias tem mais uma decisão que afetará em muito a área da saúde. Mas, com certeza, de nada adiantará, é mais fácil Jackson renunciar do que exonerar Almeida Lima da saúde. Se fosse Belivaldo, ah, o galeguinho com a caneta na mão é outra pegada...

Como diria Caetano Veloso: "Aqui tudo parece que era ainda construção e já é ruína” De um jurista leitor do blog: “O Brasil é assim. Estava vendo um documentário do legado da Copa e das Olímpiadas. Muita coisa já em destroços Lastimável. Bilhões e bilhões foram jogados ao lixo. O Parque Maria Lenk vizinho ao Maracanã está em completa ruínas.”

TV Sergipe e a visão correta de Ricardo Franco Muitas especulações sobre a venda da parte de Albano e Ricardo Franco na TV Sergipe para um grupo mineiro Integração que é também afiliada global no interior de Minas. Fala-se que a FM Sergipe também foi no pacote.

Novas gerações não estão nem aí para TV Aberta A verdade é que, não só no Brasil, mas em todo o mundo as novas gerações não estão nem aí para os canais de TV aberta. Com as novas tecnologias os jovens de hoje (entenda-se aí crianças também) montam suas próprias programações nos mais variados canais através das redes sociais. É um fato constatado em diversas pesquisas. A TV aberta está com os dias contados...

Do Facão de Gualberto ao punhal de Ana Lúcia E o jornalista Luiz Eduardo Costa, Dual para os amigos, escreveu um artigo com o título acima que foi divulgado por muita gente pelas redes sociais. Só este jornalista recebeu quatro vezes pelo WhatsApp.

Apenas um parágrafo  “A deputada desfilou à frente dos cortejos que conduziam o ¨caixão luxuoso de Déda¨. Montaram em frente ao palácio do Governo um túmulo, e dentro dele colocaram o caixão, com um boneco simulando Déda. A ¨viúva de Déda¨ uma bruxa envolvida num xale sebento e escuro, debruçava-se chorando sobre o túmulo, e havia um coro de vaias entrecortados da galhofa de choros e soluços de bufões. Leia em: http:// http://www.blogluizeduardocosta.com.br/noticias/a-arte-de-furtar-e-a-arte-de-afrontar.html

AJU: Prefeitura não cumpre acordos com médicos. Greve deve ser decretada hoje,04, em assembleia  Os médicos, servidores da PMA, tem assembleia geral hoje, 04, para discutirem o não cumprimento do acordo da prefeitura, que resultou no fim da greve, mesmo a Justiça tendo dado ganho de causa aos profissionais da saúde. 

Relembrando toda greve dos médicos Nota da categoria: A greve dos médicos foi considerada legal pela justiça. A prefeitura, na época, recorreu da decisão e, mesmo assim, perdeu. Depois disso foi que resolveu negociar o salário atrasado de dezembro de 2016 chegando ao acordo de pagar em 2 parcelas. Mesmo com o acordo, a prefeitura cortou a gratificação dos médicos grevista e devolveu no mês seguinte e na negociação foi acordado repetir a nota de dezembro dos médicos para o período da greve que se encerrou dia 27 de abril.

Relembrando toda greve dos médicos II Qual foi à surpresa! Tudo vinha sendo pago normalmente até julho!! Porém,  agora, nesse salário de agosto, sob pressão de que eles cortaram o salário dos agentes de saúde e enfermeiros que estavam em greve, mostrando total desrespeito ao movimento trabalhista , a prefeitura , resolveu não cumprir o acordo da greve e não repetiu a nota para o mês de abril, o que repercutiu no salário de agosto. Com isso, os médicos que aderiram a  greve tiveram a nota global prejudicada.

Nota seria repetida Pela implementação do acordo, em que seria repetido a nota no período da greve, a avaliação deveria ser abril (nota repetida) somada a maio (nova avaliação) e junho (nova avaliação) sendo assim cumprido o acordo. Entretanto, a prefeitura preferiu não cumprir o acordo e zerou a nota dos grevistas de abril.

PMA diz que não houve acordo O SINDIMED, logo no dia 31 de agosto, com o acesso ao contracheque entrou em contato por telefone com o secretário da fazenda Jeferson Passos, o secretário do planejamento Augusto Fábio e a secretária de saúde Waneska Barbosa para cobrar o cumprimento do acordo e indagar o que tinha acontecido. E, de forma totalmente arbitrária  a prefeitura disse que não houve acordo de repetir a nota em abril.

Isso foi um afronte à inteligência!! E continua a nota: “Quando você firma na reunião de que repetirá a nota no período da greve e a greve acabou dia 27 de abril, a prefeitura querer insistir de que abril não entra. O sindicato indagou ao secretário Jeferson por telefone: por isso, que a prefeitura tomou os celulares e não deixou ninguém gravar nada na última reunião do acordo? A gravação resolveria todo esse impasse.”

Segundo a nota, os itens que levarão a greve Diante disso informamos aos secretários, tudo por telefone, que os médicos tenderão a retomar a greve:1) descumprimento do acordo de greve; 2) a greve foi decretada Legal até perante a Justiça Estadual. Depois da fala de que os médicos tendem a retornar à greve, a secretária de saúde, sugeriu repactuar um novo acordo sobre o mês de abril. E o SINDIMED, de pronto, disse que não existe nova repactuação a ser acordada. Mas, sim,  a prefeitura honrar com o acordo já feito. E que vinha sendo cumprido até julho e  agora, 31 de agosto, sem ninguém saber, a prefeitura simplesmente efetivou esse corte indireto e parcial do salário dos médicos de uma greve já encerrada há 4 meses.

Continua a nota dos médicos: A secretária de saúde, Waneska Barbosa , diante desse impasse,  pediu ao SINDIMED que tivesse uma reunião antes da assembleia. O sindicato aceitou,  mas já disse que não vai rever nenhum acordo sobre a greve. Aceitamos a reunião para mostrar que não somos intransigentes e achamos que o diálogo frente a frente é melhor do que por telefones e mensagens.

Sem intransigência “Esperamos que eles, secretaria de saúde , já que pediram a reunião, marquem realmente! Pois a classe médica evitou, em agosto, uma greve por causa de reajuste salarial para não causar transtornos maiores à sociedade, entretanto, não exitaremos em retomar à greve caso a prefeitura insista em não cumprir o acordo e quiser reavivar uma greve 4 meses depois de finalizada”, finaliza a nota.                                      

A Sociedade filarmônica 28 de Agosto uma atração a parte no desfile da Semana da Pátria em Itabaiana

Semana da Pátria em Itabaiana Dando continuidade a Semana da Pátria em Itabaiana, ontem, 03, foi realizado um desfile. O prefeito da cidade, Valmir de Francisquinho, agradeceu toda a população pela presença no ato cívico.

Movimento histórico Já a vice-prefeita,  Carminha Mendonça disse que é de extrema relevância para a população e, principalmente, para os estudantes entender o movimento histórico que houve para que nosso país se tornasse independente. “Por isso, vamos estar aqui, até o dia 6, prestigiando nosso país e reverenciando a nossa bandeira”, destacou.

Hasteamento e hinos Nesse terceiro dia da Semana na Pátria o hasteamento das bandeiras do Brasil, Sergipe e Itabaiana ficou por conta do prefeito, de Carminha Mendonça e de Marcos Oliveira, vereador do município. A Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA) foi responsável por executar os hinos do Brasil e de Itabaiana.                                                                                                                                                                

Nem em Aracaju SAMU funciona mais com qualidade  Ontem, por volta das 21hs, aconteceu um grave acidente na rótula do Conjunto Orlando Dantas.  E Infelizmente, moradores enviaram para o blog a informação que após uma hora nenhuma ambulância do SAMU chegou para socorrer os feridos. Um morador ligou e foi informado que a ambulância teria ido socorrer e que antes teve um outro acidente. Enquanto isso, as pessoas continuam a mercê da precariedade do sistema. A atendente disse que houve três chamadas para o mesmo Orlando Dantas. E a ambulância que iria atender este chamado, encontrou  outro acidente no São Conrado. Atenderam independente do estado das vítimas do outro.

Curso teve a participação de alunos e professores de diversas academias

Curso de Otimização. Clube karatê União. Foi participativa e de qualidade o Curso de Otimização das técnicas de uso do quadril com o Sensei Edmundo Rolemberg no último fim de semana. A interação dos alunos com o professor foi uma constante propiciando um alto entendimento das técnicas. O professor e atleta, Yoakan Jócelis disse que o intuito do clube é realizar cursos constantemente para que os atletas tenha um alto nível de qualificação.

Grande experiência O sucesso do curso deve-se, sobretudo, ao professor Edmundo Rolemberg, 4º DAN, 35 anos de prática, bi-campeão do Nordeste, campeão brasileiro e especialista em Kata. Hoje, com orgulho, é um dos instrutores do Clube Karatê União. “Essa iniciativa foi para melhorar o desenvolvimento dos nossos atletas. Parabenizo o professor Edmundo pela sua competência”, disse Yoacan reforçando que o curso de professores e alunos de diversas academias.

I Open de xadrez GMA Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJESP), a Guarda Municipal de Aracaju e a Federação Sergipana de Xadrez, foi realizado no dia 02 de setembro o primeiro aberto de xadrez da GMA, o evento contou com a participação de 54 (cinquenta e quatro), enxadristas de todas as idades.

Evento realizado pela GMA serviu para estreitar parceria

Laços Na categoria “melhor GMA”, os três primeiros colocados foram Augusta, Matheus e Elaine. Já o Guarda Municipal Ney Lucio, recebeu o título de candidato a Mestre Sergipano de xadrez.O evento também serviu para estreitar os laços entre a SEJESP, GMA e a FSX, essa parceria irá propiciar aos aracajuanos mais saúde e bem-estar. Outras competições serão realizadas e o calendário será divulgado em breve.

PELO ZAP 99890 2018

Condomínio Cote D`azur. Dois moradores do bloco 3, obstruem portaria onde tem placa  proibido estacionar. Administração se acovarda e SMTT é omissa. De um morador do condomínio: “Como é difícil buscar nossos direitos. Resido aqui no Cote D'azur - luzia. São nove blocos de vinte apartamentos, com 3 portarias e na de n. 3, acontece os maiores aborrecimentos. Dois, apenas dois insistem em desrespeitar as regras, estacionando seus carros 9031 e 5070, sem alfa, na frente da portaria 3, onde tem a placa proibitiva, colocada pela SMTT. Nos finais de semana eles obstruem o acesso de pedestres e veículos e, o pior: a administração do condomínio se acovarda e a SMTT se omite. Ligamos duas vezes hoje e na segunda vez, por volta das 17:00h a atendente do 118 informou que só atenderia a demanda se todos os moradores do condomínio ligassem. A SMTT do senhor Ari, que já morou no Bairro Luzia, não gosta do luzia. Rua Ministro Nelson Hungria é uma tragédia, demandas não atendidas. A quem recorrer? Pelo menos podemos desabafar pelo blog.”

De Marcos Fontes, do PSB “Tenho consciência da minha suspeição, sei que em razão da minha vinculação partidária, não sou a pessoa mais recomendada para avaliar um texto escrito pelo senador Valadares. Mas recomendo a todos os sergipanos a leitura do artigo publicado no Faxaju no último sábado, que trata sobre a destinação que será dada pelo Governo de Sergipe, aos recursos do Fundo de Previdência. (http://www.faxaju.com.br/index.php/2017/09/01/governo-do-estado-vai-torrar-recursos-da-previdencia-escreve-valadares/) O texto se distancia da coloração partidária, para denunciar uma ação que compromete o futuro de Sergipe e que deve preocupar a todos nós sergipanos. Recomendo a leitura, principalmente para quem diariamente cobra que a política seja exercida com "P" maíúsculo.Parabéns senador!

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Emdagro e Engetis: diretores estão recebendo horas extras ilegalmente?

O blog recebeu arquivos com contracheques de junho e julho de 2017 dos diretores da Emdagro e Engetis. A denúncia, de alguns servidores dos dois órgãos é grave, principalmente no período em que o governador Jackson Barreto diz que o governo passa por dificuldades financeiras e atrasa os salários dos servidores:

“Pelos contracheques enviados e conferidos no portal transparência do Estado, os diretores dos dois órgãos, receberam horas extras todos os meses em forma de “Prorrogação de expediente” mais o “Repouso remunerado” É irregular, tanto pela CLT, art. 62, como pela comissão, pois já recebem pela “Representação  de diretores” e mais um cargo em comissão, que já representa horário integral, além de que ele não batem ponto, como poderiam dar horas extras?

Enviamos também os salários dos diretores da Cohidro quando recebem corretamente sem horas extras. No caso da Emgetis a situação ainda é mais estranha, onde os diretores ate 2015 não recebiam, mesmo porque não poderiam devido ao cargo de diretor que não pode receber horas extras e reforçado no regulamento de pessoal da Emgetis/Prodase, no artigo 23 onde explicitava com o texto “Não farão jus à Prorrogação de Expediente, os Diretores da Empresa, ...”.

Com o intuito de receber mais “dindin”, na 6ª Reunião do Conselho de Administração da Emgetis em 30 de Junho de 2015, ata também enviada ao blog, a diretoria, legislando em causa própria, propõe a mudança do artigo 23 do regulamento da empresa para que os diretores passassem a receber Adicional de Prorrogação de Expediente (que trata de fato de horas extras) como a Emdagro, que representa um acréscimo de 50% do salário para trabalhar a tarde. Repentindo... o que não cabe aos diretores porque já recebem verba de representação para tempo integral, além de não baterem ponto para contabilizar as horas, vão de encontro a CLT art 62º, regime da Emdagro e da Emgetis.

Fruto da 6º Reunião do Conselho, supracitado, em junho de 2015 foi alterado o Regimento interno da Emgetis, através da Resolução nº 007/2015 no Artigo 23, documento anexo, retirando do texto original “os diretores da Empresa”, que, ainda mais grave, sem um parecer jurídico da PGE, sem autorização do CRAFI, os diretores da Emgetis a partir dessa data, passaram a receber mais 50% de seus vencimentos como mostra nos contracheques anexos, e que podem ser conferidos no site http://www.transparenciasergi pe.se.gov.br/TRS/Pessoal/ FolhaPagamento.xhtml

Se isso é pouco, para agravar mais ainda, esta iniciativa dos diretores da Emgetis desobedeçe o decreto Nº 29.925, também enviado ao blog,  publicado em 1º de Dezembro de 2014, que estabelecem medidas para a gestão e controle das despesas com pessoal, onde no artigo 2º inciso “I” explica que não pode aumentar “hora extra, serviços extraordinários, prorrogação de expediente ou qualquer serviço que implique pagamento adicional de vantagens remuneratórias correlata”.

Para os funcionários da empresa que foi retirado e precisam deste recurso, legalmente, sempre é negado em função deste decreto, o que gera revolta entre os funcionários, pois para os diretores não funciona da mesma forma.

Só de adicional de expediente para os diretores da Emgetis e Emdagro,  o governo gasta quase R$ 50 mil por mês, sem contar os encargos.

E pasmem! Segundo os servidores para investimento por ano a empresa de tecnologia só tem R$ 20 mil, isso mesmo vinte mil reais. Todas as informações podem ser verificadas no site da transparência e ds própria Emgetis.

Ficam as perguntas:

O que o TCE e Ministério Público entendem sobre isso? É legal pagar Adicional de Prorrogação + repouso remunerado (que está relacionado á horas extras para expediente da tarde) para diretores que já recebem verbas de representação somados a uma comissão de licitação?

Se for ilegal devem devolver ao erário todo este recurso e se for legal deveriam estender para os demais órgãos?"                                                        

CEAC itinerante em Santana do São Francisco, de hoje, 04, até quarta-feira, 06.

PELO TWITTER

www.twitter.com/_wagnerlemos  "Podeis aprender que o homem é sempre a melhor medida. Mais que a melhor medida do homem não é a morte, mas a vida” João Cabral de Melo Neto.

www.twitter.com/ClovisCBMelo   Não há tempo para menos! Temos que viver para ser o melhor, ser inteiro no que faz!

www.twitter.com/diegodacosta   "Líderes só surgem quando e onde hajam situações críticas. Desse modo a crise tem seu lado bom, ela separa adultos de crianças." #Reflexão

www.twitter.com/joaoaquila   É impressionante como o Confiança cresceu com a chegada de Ailton Silva. O time consegue jogar bem na defesa e no ataque. #trbatistao

www.twitter.com/anterogreco   Meus amigos, redes sociais são um Hospício Geral. Estamos todos doidos. Bom domingo.

ARTIGO

Quem irá suceder ao sofrível governo de Jackson Barreto? Por Antônio Samarone


A separação estado/sociedade ficou tão acentuada que para os que estão no bloco da política a única preocupação é como permanecer. Existe uma lógica interna no jogo: aliar-se com quem, filiar-se em que partido, quais as coligações interessantes, qual a barganha a ser feita, quem irá ser o candidato a que, quais os compromissos que ele assume, quem apoia quem, em suma, qual o espaço de cada um. A essa negociação interna pela divisão do butim é o que se chama vulgarmente dos bastidores da política. Vamos a um exemplo desse tipo de análise.

Quem irá suceder ao sofrível governo de Jackson Barreto? As composições políticas em Sergipe estão aceleradas. A candidatura do governador ao Senado apressou o passo da campanha. A caravana de Lula inaugurou os comícios. Valadares inventou o “pensar Sergipe”. André Moura circula com verbas federais para os aliados. Doutor Emerson, da Rede, está preparando uma surpresa. Pensam todos: se Jackson, no governo, já está em campanha, já saiu na frente; o jeito é a oposição sair atrás. O governador, político tarimbado, anda em zigue-zague, ora com Lula, ora com André Moura. Qual o critério? Onde a sua eleição seja mais fácil. Claro, esse apressamento pode trazer problemas. Como a conjuntura nacional ainda é nebulosa, imprevisível, tudo podendo acontecer; muita gente pode ter que voltar atrás e ser obrigado a marchar com quem não estava nos planos. Adversários podem ser correligionários no próximo ano, e vice-versa. Portanto, é bom amansar a língua.

Vamos a um dos cenários. Com o provável impedimento judicial da candidatura de Lula, mesmo assim, ele continuará sendo a maior liderança política do país. Talvez preso se fortaleça. Lula pode se tornar vítima, mesmo as pessoas acreditando que ele participou do banquete da corrupção. A lógica é outra, por que só ele foi impedido de ser candidato? Em qualquer circunstância, o PT não deixará de ter um nome a Presidente da República. Lula indicará esse nome. Para quem já elegeu Dilma, nada é impossível. Neste cenário, o PT vai procurar compor com os Partidos próximos ideologicamente. Uma chapa nacional PT/PSB torna-se provável, seria bom para os dois Partidos. Nesse caso, o PT e o PSB em Sergipe marchariam separados? Valadares já percebeu. Essa semana andou falando que não vai fustigar Lula, que num segundo turno ele marchará com os vermelhos. E como ficam os petistas candidatos, cada um cuidando do seu negócio? Muitos com parte da campanha à reeleição montada na força da máquina governamental, vão ter que recuar? Por isso, afirmações do tipo, “em Valadares em não voto”, podem ser desmentidas. O jogo está aberto.

Vários cenários, várias conjecturas podem ser montadas e desmontadas para a sucessão em Sergipe, com maior ou menor probabilidade. Contudo, nenhuma análise pode deixar de considerar os interesses nacionais. Pensar as alianças em Sergipe na exclusiva lógica paroquial, pelo menos para os grupos que disputarão com chances a Presidência da República, poderá conduzir a um erro fatal na avaliação política. O jogo em Sergipe começou antes da definição do regulamento do campeonato. No devido momento a sociedade será informada quem foram os escolhidos para ela apertar e confirmar nas urnas. Ainda é cedo...


Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun


Frase do Dia
"Vivi no palco e representei na vida". Paulo Gracindo, ator brasileiro, morreu em 04 de Setembro de 1995 (n. 1911).



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Prof. Vasko
04/09/2017 às 23:37
"Quem não pode com o pote não pega na rodilha", diz um velho provérbio.
Manoel messias de Andrade Gonçalves
04/09/2017 às 14:08
Em todo o mundo, as previdências são fomentadas pelas contribuições dos funcionários que estão na ativa. Quando criaram o fundo em 2009, essa máxima foi quebrada. Além de discriminação entre os funcionários públicos. Agora, finalmente corrigiram. Parabéns a todos.
Joao Batista Silva
04/09/2017 às 12:55
A Emdagro virou uma empresa falida nas mãos dessa diretoria incompetente. O Presidente da empresa é um ditador, está há mais de 10 anos no cargo. Além dele, existe dois diretores ligados diretamente ao governador (um irmão do governador e o outro cunhado). Para completar esse cenário nefasto, existe também um diretor ligado aos ditos "movimentos sociais" que é altamente anti-ético, incompetente e rude com todos. Tomara que um dia a justiça prevaleça e acabe com essa ditadura dentro da empresa.

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030