Ataques e tentativas de sepultá-la dia após dia
CF 29 Anos
07/10/2017  04:17


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

NA última quinta-feira, 05, tem, a Constituição da República Federativa do Brasil completou 29 anos de idade, em cujo tempo sofreu algumas 

Emendas, na tentativa de se adaptar às mudanças políticas, econômicas e até mesmo sociais.

Apesar de ser a Constituição que mais tempo durou em toda a história do Brasil, seus 29 anos ainda foram insuficientes para que o Congresso Nacional pudesse regulamentar uma série de seus dispositivos, para dar efetividade à vontade do Poder Constituinte que, em 1987/1988, instituiu um Estado Democrático de Direito no Brasil, cuja inércia de deputados, denadores, do Supremo Tribuanal Federal e da Presidência da República contribuiu para que ocorresse o chamado  "déficit de constitucionalidade", na lição do renomado jurista Lênio Streck.

Basta ver que a Lei Complementar prevista nos artigos 163 e 164 da Carta Constitucional de 1988, que deveriam regulamentar questões como: dívida pública interna e externa, fiscalização financeira da administração pública, operações de câmbio, dentre outras matérias de relevância para preservar a soberania do País, sequer foram editadas pelo Congresso Nacional.

Mas, nunca antes em toda a sua vida, a Constituição da República de 1988 sofreu tanto ataques como nos tempos atuais, onde se vê que os que deveriam protegê-la e defendê-la são os que mais atentam contra a sua existência e consolidação enquanto instrumento de pacificação política e social, num País que mais parece um caldeirão de diversidades, tanto política, econômica, social, cultural quanto racial.

Ademais, há outras inércias  do Congresso Nacional, da Presidência da República e do STF que impedem a consolidação das conquistas democráticas experimentadas nos últimos 29 anos, a exemplo da falta das reformas: Tributária, Política e do Poder Judiciário, que se realizadas teriam contribuído para evitar que o País corresse riscos de retrocesso político, constitucional e social.

Diante da mentira desfaçatez daqueles que prometeram cumprir e defender a Constituição, que fora promulgada em 1988 sob a liderança de Ulisses Guimarães, mas ao contrário, tentam sepultá-la dia após dia; faz-se urgente que os cidadãos do Brasil reajam às ameaças de retrocesso político e social, de modo a defender não só a Constituição que está em vigor, mas, sobretudo, lutar para a sua regulamentação e efetivação enquanto ainda é tempo...

Mourão no camburão Teria que ser preso, diante da intromissão das forças reacionárias que tal sujeito está a representar, clamando por Golpe Militar.

“Todo guerreiro precisa de descanso.” A frase mais irônica da semana. Sobre a saída da delegada Daniella Garcia do Deotap.

Chapa da situação. Pelo andar da carruagem última vaga é dos Mitidieri E na reunião deste sábado com as lideranças da situação, além de confirmar a candidatura de Belivaldo Chagas (na sexta JB reafirmou em entrevista a Edvanildo Santana em Itabaiana), PMDB, ao governo, Jackson deve estender as mãos para os Mitidieri com a candidatura de vice.  Assim serão dois do PMDB (Belivaldo e Jackson) um do PT (Rogério) e um do

Comunicado do laboratório sobre a falta de insumos e reagentes

 PSD. Como Luis Mitidieri está deixando a política caberá a Fábio decidir se vai arriscar ou concorrerá à reeleição como deputado federal.

Lagarto: sem repasse da SES/FHS laboratório de análises clinica vai paralisar por falta de insumos e reagentes  Ao lado comunicado interno do RS – Laboratório de Análises clinicas que presta serviços ao Hospital Regional de Lagarto, datado de 05 de outubro deste ano. Nele é informado a direção do hospital que por falta de repasse da Secretaria de Estado da Saúde (Fundação Hospitalar) o laboratório não tem como comprar insumos e reagentes dos fornecedores, diminuiu os serviços e pode paralisar.

PODEMOS é um partido novo que já nasce velho Em entrevista a George Magalhães, na FAN FM, o secretário de Inclusão Social de Sergipe e pré-candidato a deputado estadual, Zezinho Sobral disse que o PODEMOS se reinvetou e que veio para substituir a forma arcaica de fazer política por ações e compromissos voltados para o povo.

Mudam nomes, mas os integrantes os mesmos O interessante é que os partidos mudam de nome, mas os nomes que o integram são sempre os mesmos. É apenas uma questão de rótulo. O PODEMOS é um partido novo que já nasce velho. Basta ver quem atualmente o integra e os nomes que eventualmente podem vir a integrá-lo. É um museu de grandes novidades, parafraseando Cazuza.

“Jackson resolveu instalar a carcificina oficializada dentro do agrupamento”, Ainda na FAN FM, o ex-prefeito de Capela, Sukita, disse que desde quinta-feira está sofrendo com a indignação e ainda tem que escutar Zezinho dizendo que é ético. “Construir esse partido sem tomar de ninguém”, desabafou Sukita alertando aos aliados de Jackson para tomarem cuidado. “Jackson resolveu instalar a carcificina oficializada dentro do agrupamento”, reagiu Sukita.

Sukita alerta: se JB colocar Zezinho no PODEMOS vou enfrentá-lo e derrotá-lo para o Senado. Sukita disse que Jackson não lhe deu um emprego e não ajudou a retomar o mandato tomando por Valadares. “Ele não me ofereceu um espaço para manter a minha família, não me deu um emprego de vigia”, disse, afirmando que Jackson está lhe desmoralizando. “Você não entra nesse partido Zezinho e se você botar Zezinho no partido vou lhe enfrentar Jackson para lhe derrotar, para você respeitar amigo, homem, o político e o pai de família.”

Ceasa Itabaiana O governador Jackson Barreto assinou sexta-feira, 06, a ordem de serviço para a construção da nova Ceasa que deverá atender à região agreste e parte do sertão sergipana. Serão investidos mais R$ 30 milhões, recursos do Proinveste, na construção e realizará um velho sonho da população itabaianense que carrega no sangue a marca do trabalho e empreendedorismo.

Sociedade Filarmônica Ainda em Itabaiana o governador Jackson Barreto e o presidente do Banese, Fernando Mota, assinaram convênio com a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana, destinando recursos da ordem de R$ 200 mil para a manutenção do trabalho da entidade sócio-cultural. A assinatura do convênio aconteceu durante ato festivo que reuniu grande número de populares na Praça da Matriz da cidade de Itabaiana, em frente à sede da Filarmônica, que foi fundada em 1745 e é considerada a mais antiga instituição musical em atividade no país.

Sepultado o engenheiro Jorge Guerreiro E foi sepultado na sexta-feira, 06, à tarde o engenheiro civil e ex-aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Jorge Guerreiro.

Clube Sportivo Sergipe Na próxima segunda-feira, 9, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), será realizada a Sessão Especial em comemoração aos 108 anos do Clube Sportivo Sergipe.A Sessão acontecerá às 9h, e o requerimento é de autoria do vereador Seu Marcos (PHS).

Vereador Manuel Marcos assume PSDB Aracaju  O PSDB Sergipe realizou nesta sexta-feira, 6, a convenção do Diretório Municipal de Aracaju, seguindo o que estabelece o calendário Nacional da Sigla. Durante todo o dia, filiados estiveram na sede do partido em Sergipe para assinar a ata, que homologou o nome do vereador por Aracaju, Manuel Marcos, como novo presidente do Diretório Municipal do PSDB de Aracaju.

Responsabilidade O vereador substitui o ex-deputado José Carlos Machado, que segue como um dos membros do Diretório. “É uma nova responsabilidade, pois sou muito ligado à minha profissão. Mas eu faço parte da política porque acredito que ela transforma. Devemos deixar um 

Comunidade povoado Boa Vista apela para Prefeitura recuperar cemitério

legado para as gerações futuras. É uma responsabilidade muito grande substituir Machado, que colaborou para o desenvolvimento desse Estado”, afirmou Manuel Marcos.

Situação do cemitério em Telha E a comunidade do povoado Bela Vista, do município de Telha enviou várias fotos do matagal e da estrutura deteriorada do cemitério local. A comunidade pede providências da Prefeitura.

Mapa Cultural será lançado O prefeito Edvaldo Nogueira e o presidente da lançarão o Mapa Cultural do Município de Aracaju. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 9, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, às 9 horas.

Em Brasília, prefeito busca recursos para Boquim O prefeito Eraldo de Andrade esteve em Brasília esta semana onde se reuniu com os parlamentares da bancada sergipana em busca da liberação de recursos federais e emendas parlamentares, para garantir o desenvolvimento de diversas áreas do município.

Bancada Nas últimas terça-feira (3), quarta-feira (4) e quinta-feira (5), o prefeito Eraldo foi recebido pelos deputados federais André Moura, Laércio Oliveira, Valadares Filho, Fábio Mitidieri, Jony Marcos, João Daniel e Adelson Barreto, e pelos senadores Eduardo Amorim, Antonio Valadares e Maria do Carmo.

Receptividade Ao considerar a viagem bastante produtiva, o prefeito Eraldo disse que “os parlamentares sergipanos foram muito receptivos aos pleitos de Boquim. Apresentei solicitações para liberação de recursos que serão destinados a obras de infraestrutura, aquisição de frota mecanizada 

Recursos para hospital de Maruim foi pauta da reunião

e principalmente para área da saúde”.

No popular Quando em época de crise, de baixa arrecadação, os prefeitos se veem no dilema: para economizar, precisam cortar. No corte, aliados podem perder espaço na gestão e as reclamações aparecem. Airton Martins (PMDB), prefeito da Barra dos Coqueiros, usa uma comparação bem popular para explicar a situação. “É como um casamento. Passa 4, 5 anos na boa, com dinheiro entrando e tudo mil maravilhas. Aí, numa crise, quando o dinheiro aperta, o casal vai se separar? Se isso acontecer, não era amor, união ou companheirismo. Era apenas interesse”, resume Airton, para quem a situação está ruim, mas com perspectiva de melhoras a partir da segunda metade de novembro próximo. 


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018

Hospital Maruim A secretária municipal de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Maruim, Francielle Costa, esteve na tarde da última quinta-feira, 5, no gabinete do vice-governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas. Na pauta, a solicitação da liberação de recursos para a manutenção do hospital de Maruim.

Trânsito em três ruas paralelas à Avenida Heráclito Rollemberg sofrerá alteração a partir da próxima quarta-feira Em virtude do remanejamento da rede de gás e da conclusão dos serviços de drenagem na Avenida Quirino, no bairro Inácio Barbosa, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e o apoio logístico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/AJU) farão a alteração no trânsito de três ruas paralelas à Avenida Heráclito Rollemberg, na Zona Sul da capital sergipana, a partir das nove horas da manhã da quarta-feira, 11 de outubro.

Inteligação As intervenções fazem parte da interligação das Avenidas Rio de Janeiro e Gasoduto e são cruciais para a conclusão dos serviços de terraplenagem, aplicação das camadas de base e sub-base e posteriormente da camada asfáltica na Avenida Quirino, que é via intermediária entre as duas avenidas.

As alterações De acordo com o Secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a alteração afetará apenas o tráfego de veículos. “Aos condutores que costumam ir à Avenida Quirino pela Travessa H (primeira rua à direita após o Terminal DIA, no sentido São Conrado) o acesso agora se dará pela Rua I (segunda rua à direita) ao lado da madeireira. Já os condutores que estão na Avenida Quirino e necessitam ir até a Avenida Heráclito Rollemberg, o acesso será feito pela Rua J (terceira rua à direita), via esta, paralela ao posto de combustíveis”, explica.

Sentido oposto Ele acrescenta que também haverá alterações no sentido oposto da Avenida Heráclito Rollemberg. “Para quem trafega no sentido São Conrado/ Terminal DIA e pretende ir à Avenida Quirino, ao invés de pegar o retorno existente entre o posto de combustíveis e a madeireira, fará o acesso pela Rua Xavier de Oliveira (ao lado da Fábrica Nortista) passando em frente à Rua Roberto da Fonseca (Rua da SMTT) e saindo na Rua Paulo Henrique Machado (ao lado da loja de móveis), cruzando a Avenida Heráclito Rollemberg e em seguida entrando pela Rua I (segunda rua à 

Três dirigentes de SE estão na nova diretoria da Fitert

direita)”, detalha.


PELO E-MAIL E FACEBOOK

Eleita nova diretoria da Federação dos Radialistas do Brasil. Sergipe tem três representantes Foi eleita a nova diretoria da Federação dos Radialistas do Brasil – Fitert, na última quinta-feira, 05,  em Brasília, pelas delegadas e os delegados presentes à Plenária Eleitoral que se realiza em Brasília a nova diretoria vai gerir a entidade até 2020.

Representantes O Estado de Sergipe participa com três dirigentes, Fernando Cabral,Ceiça Dias e Alex Carvalho.Ao todo, participaram da votação 111 delegadas e delegados. Não foram credenciados os sindicatos de Mato Grosso e Pernambuco, por problemas na documentação ou convocação/realização de assembleias fora do prazo regimental.

PELO TWITTER

www.twitter.com/lfaprado  Corredores do HUSE cada vez + lotados, pacientes aguardando cirurgia cardíaca sem perspec. de acesso, 

A Edise – Editora Diário Oficial de Sergipe, lançará no próximo dia 01 de novembro, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana o livro “A reestruturação dos Municípios Sergipanos com base na sua viabilidade financeira”, de André Luis Dantas Melo. Toda renda será destinada ao “Lar Dulce Lar”

infartados/tratamento, SUS-SE.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Somente em 2018, durante a campanha eleitoral é que @JacksonBarreto (candidato ao Senado), vai garantir pagamento em dia aos servidores.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Murcharam a flor do combate à corrupção em Sergipe. Estado entregue aos assaltantes do dinheiro público!

www.twitter.com/ComsensoWeb  IlhaFM @jornalistacf diz q Danielle Garcia começou a cair quando começou a investigar @LucianoBispoMDB na @assembleiase

www.twitter.com/yuridarlon  Quando você quiser dizer que alguém é falso, mas não tem prova da falsidade, diga que ele é "ideologicamente" falso.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“As quatro condições elementares para a felicidade são: vida ao ar livre, amor de mulher, ausência de qualquer ambição e a criação de um novo e belo ideal.” Edgar Allan Poe, escritor norte-americano, Morreu em 07 de Outubro de 1849 (n. 1809).



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Jose
07/10/2017 às 09:36
Comemoramos 29 anos da C F/88...sequer o artigo em que todos são iguais perante a lei é cumprido....e o STF deixou de ser o guardião, pois essa semana o congresso já se disse guardião...finalmente, aqui não se respeita se quer a própria C F...triste realidade do país...

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030