SE: 300 bebês por ano nascem com sífilis
Falha pré-natal
13/10/2017  03:45


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Existe uma epidemia de sífilis em Sergipe e os responsáveis escondem. O pior: está sobrando para os bebês: cerca de 300 nascem anulamente

A Postagem de Almir no grupo da SOMESE

com a sífilis congênita por conta de falha no pré-natal.

Os responsáveis da saúde vão dizer que é mentira. Então tá. Será que o médico combativo, sério e abnegado Almir Santana mente? Pois bem, a informação foi prestada por ele num grupo de WhatsApp da Somese. Ao lado o print e o que ele escreveu: “... Estamos com 300 casos por ano de bebês nascendo com sífilis por falha no pré-natal e 40% das gestantes estão sendo diagnosticadas com sífilis nas maternidades e não na atenção básica. É esse o nosso desafio.” O blog imagina o desespero de Almir ao postar esses dados. Um abnegado, praticamente uma voz solitária em Sergipe na luta diária para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

Existe um protocolo do Ministério da Saúde para a prevenção a transmissão da sífilis congênita e também do HIV, através do pré-natal. Porém, Sergipe está fora do mundo. Transmitida da mãe para o bebê durante a gestação ou no momento do parto, a sífilis congênita é uma doença pode causar complicações como nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, pneumonia, anemia, má-formação e até acometimento cerebral.

Se a sífilis é detectada durante o pré-natal é possível evitar que ela passe para o bebê com tratamento correto na gestante e no parceiro.

No Facebook os médicos Samarone e Gilberto Santos escreveram sobre a postagem de Almir Santana.  “O diabo é convencer ao poderoso Secretário da Saúde do tamanho do problema”, escreveu Samarone. Já o médico Gilberto Santos revelou: “Existe uma epidemia de Sifilis em Sergipe. Este é um fato!”

Essa é apenas uma mazela da saúde de Sergipe que vai de mau a pior.


Almeida/JB só pensam no Taj Mahal Enquanto isso a dupla Almeida Lima e Jackson Barreto só pensam no Palácio Taja Mahal Enquanto a saúde afunda em Sergipe o governador Almeida Lima e o súdito Jackson Barreto só pensam no Palácio Taj Mahal cuja reforma já consumiu alguns milhões da saúde dos sergipanos.

Suspensão de segurança mantém contrato  A dupla conseguiu no TJSE a suspensão de segurança derrubando a liminar que suspendeu o aluguel do Palácio Taj Mahal. O blog acredita que a reforma não foi paralisada nenhum dia, já que Almeida/JB passam por cima de tudo, inclusive da Justiça.

Uma visita ao local Por certo, o desembargador Cezário Siqueira Neto ( juiz justo, correto e ético), que concedeu a liminar não visitou ao local e sucumbiu ao apelo dramático de Almeida que a suspensão do contrato colocaria grave risco à saúde pública. Na verdade a saúde pública corre risco com essa atual cúpula. Se o desembargador fosse “in loco” comprovaria que o galpão privado está sendo transformado em um Palácio com o dinheiro público de milhares de sergipanos que estão em risco de morte.

Rede é um escritório compartilhado O local que o Uber encontra-se instalado em Aracaju, perto da sede da OAB/SE, no mini-golfe, não é a sede própria da empresa, mas um escritório compartilhado denominado “Rede”. Lá existem várias empresas e profissionais. 

Depois de Mendonça e Laércio foi a vez de Sukita ser descartado. Aliados dão a Sukita o discurso de vitima para ele repetir 2014 E o ex-prefeito Sukita perdeu mesmo o PODEMOS para o aliado de Jackson Barreto, Zezinho Sobral que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Sukita é mais um de um grupo que está se formando e deve crescer até o próximo ano. Os descartados de Jackson.

Os descartados Primeiro foi Mendonça que queria ser deputado federal, depois Laércio Oliveira que queria ser Senador e agora Sukita que fortaleceu um partido para entregar a Zezinho Sobral. A prioridade de Jackson hoje é eleger alguns apadrinhados, entre eles, o genro de Almeida para a Assembleia e o filho de Benedito para a Câmara dos deputados. Pelo jeito, com tanto descartes, Jackson vai continuar como governador.

Em Aparecida, Zezinho Guimarães levou rasteira de Luciano Bispo A temporada de rasteira na política de Sergipe está em alta. O deputado estadual Zezinho Guimarães,  perdeu o apoio que tinha da prefeita Vera de Aparecida e o colega Luciano Bispo herdará os votos para estadual no município. Durante a Romaria ontem, 12, a anfitriã já usou a festa para desfilar entre o povo com Luciano e Belivaldo. A Zezinho resta a música "você pagou com traição a quem tanto te deu a mão".

Dores: vereador de oposição pode ser o estopim para saída do prefeito do PMDB E o vereador de oposição ao prefeito Thiago de Souza, PMDB, Isaac Medeiros comemorou pelas redes sociais que conseguiu com o governador Jackson Barreto, PMDB, instalar 2,7 mil metros de tubulação para colocar água em uma comunidade. Nada demais se o prefeito não fosse do PMDB e não tem o mesmo prestigio junto ao governador. Já tem aliado do prefeito dizendo que ele deve sair do partido.

 PM também é autoridade policial e pode lavrar Termo Circunstanciado, reforça ministro do STF ao negar recurso SE  O ministro do STF, Gilmar Mendes, negou provimento ao recurso extraordinário (impetrado pela Defensoria Pública de Sergipe) e confirmou que o policial militar é autoridade policial e como tal pode sim lavrar Termo Circunstanciando de Ocorrência – TCO.

O trecho final da decisão do ministro do STF “28. A interpretação restritiva que o recorrente quer conferir ao termo ‘autoridade policial’, que consta do art. 69 da Lei nº 9.099/95, não se compatibiliza com o art. 144 da Constituição Federal, que não faz essa distinção. Pela norma constitucional, todos os agentes que integram os órgãos de segurança pública – polícia federal, polícia rodoviária federal,polícia ferroviária federal, 

O diálogo surrealista. (Foto César de Oliveira)

policias civis, polícia militares e corpos de bombeiros militares –, cada um na sua área específica de atuação, são autoridades policiais”.

Um diálogo surrealista sobre segurança E na solenidade de formatura de novos policiais militares o fotojornalista César de Oliveira flagrou Jackson Barreto com o secretário João Eloy e o comandante da PM, Marcony Cabral. O blog analisou um diálogo surrealista com os dois dedos de Jackson estendidos: “Será que vocês dois não conseguem melhorar os indices da segurança? Como é que vou eleger-me senador? Vocês têm que aprender com Almeida, criar semanalmente factoides...”

Capacitação em escolta e segurança de autoridades no BOPE/PMBA No período de 09 a 11 de outubro instrutores do BOPE/PMBA, especialistas em escolta e segurança de autoridades, desenvolveram treinamento direcionado a grupo de policiais civis da Polícia Civil do Estado de Sergipe (PCSE).

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Lista divulgada no Boletim Interno PM não consta um novo para Propriá

Absurdo! Dos 241 novos PMs nenhum vai para o batalhão de Propriá Ontem,12,  o policial militar e cidadão propriaense, Isaías Silva divulgou nas redes sociais que o 2º Batalhão de Propriá não foi agraciado com um único novo policial. O boletim interno da corporação publicou ontem a distribuição dos policiais recém-formados e o Governo Sergipano não se preocupou em mandar policiais para o batalhão de Propriá, responsável também pelo policiamento de Muribeca, Malhada, São Francisco, Cedro, Telha, Amparo, Canhoba.

29 mil habitantes “Neste ano o 2° BPM perdeu vários policiais para outras unidades, a exemplo do 3° BPM e a Companhia Fazendária. O batalhão conta hoje com efetivo reduzido, na sede do batalhão em Propriá tem dias de trabalharem apenas 4 policiais nas ruas para darem segurança segurança a 29 mil habitantes na zona urbana e zona rural”, lembrou o policial militar.


Capacitação O treinamento objetivou capacitar o grupo de Policiais Civis a conhecer a doutrina e os conceitos  do serviço de proteção de pessoas 

Os profissionais no BOPE/BA

importantes, planejar operações dessa natureza, atribuir e selecionar  os agentes de segurança, realizar sistemas de segurança, missões precursoras e reconhecimentos de áreas, módulos de segurança de VIPs, aproximada e velada, formar comboio de veículos empregados em missões dessa natureza, checar traslados convencionais e emergenciais; os alunos realizaram técnicas de acompanhamento a pé e motorizado, defesa pessoal aplicada a atividade de proteção de autoridades, noções de varredura, manobras evasivas e defensivas, tiro aplicado (contramedidas), pratica no terreno de missão simulada.

Treinamento de excelência O policial civil Adriano Bandeira,disse que teve a oportunidade de participar de um treinamento de excelência. “Com profissionais extremamente capacitados na área de segurança de autoridades. Embora o tempo tenha sido em curto, adquirimos uma visão macro de todos os procedimentos envolvidos em missões desse tipo, dada a competência e o profissionalismo do BOPE/BA”, destacou.

Reunião para discutir a carcinicultura e o processo de licenciamento de queijarias Nesta sexta-feira, 13, às 9h, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoverá uma reunião para tratar da questão do funcionamento das queijarias e a atividade de carcinicultura em Sergipe. O ato acontecerá na sala de reunião da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), localizada na Av. Heráclito Rollemberg, nº 4444, D.I.A.

Promessa A reunião é fruto de uma promessa feita no último dia 4 de outubro, durante o Fórum dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Alto Sertão Sergipano, onde o secretário Olivier Chagas firmou o compromisso de uniformizar estratégias para a regularização e legalização das queijarias existentes no Alto Sertão.

Medalha Manoel Bomfim homenageia professor símbolo da resistência à violência na escola Na próxima segunda-feira, 16, a Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, homenageia com a outorga da Medalha Manoel Bomfim, o educador Carlos Christian Almeida Gomes, professor da rede estadual que se tornou símbolo de resistência à violência na escola após ter sobrevivido a tiros recebidos durante seu exercício profissional. A homenagem acontece às 17h no plenário da ALESE.

Relevantes serviços Concedida pela Assembleia Legislativa de Sergipe anualmente na semana que engloba o Dia dos Professores, a honraria foi instituída pela Resolução 26/2010, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.“O objetivo é homenagear professores sergipanos que prestaram relevantes serviços ao nosso Estado e que mudaram suas próprias vidas e a vida de estudantes e outros professores para defender uma política de educação de qualidade social”, explica a autora da resolução que permitiu a entrega da homenagem, deputada estadual Ana Lúcia.

Tiros A homenagem a Carlos Christian foi motivada pela sua resiliência e força diante do ato de extrema violência ao qual foi submetido, quando foi alvejado com quatro tiros por um estudante dentro da escola Olga Barreto, no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, unidade de ensino em que Christian ensinava, em agosto de 2014.“De vítima, Carlos Cristian tornou-se um símbolo de força, coragem e resistência ante a violência que tem tomado as escolas da rede pública, como reflexo da própria sociedade autoritária e excludente em que estamos inseridos”, destacou Ana Lúcia.

A atividade contou com uma participação efetiva das crianças

Mais uma atividade Semana da Criança Em mais uma atividade recreativa e alusiva à Semana da Criança, a diretora da Escola Municipal Pedro Canuto Bastos, Maria Telma dos Santos, promoveu essa semana um carnaval de rua com os alunos da instituição. A ação contou com todo o apoio da Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Educação.

Colaboração Atendendo as orientações do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, o secretário Eraldo Silva deu toda a assistência para que atividade fosse realizada. O líder comunitário Maurício do Cedro também colaborou para a  realização do carnaval de rua.

Católicos de Ribeirópolis festejam Sagrado Coração de Jesus A tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Ribeirópolis, no agreste de Sergipe, será realizada de 20 a 29 de outubro. O tema geral desse ano é: “Sagrado Coração de Jesus, fonte de vida e santidade”. A festa é coordenada pelo Padre Alessandro da Costa Lima (pároco).

Programação Na sexta, 20, às 5h, acontecerá uma alvorada e carreata pelas ruas da cidade. E à noite, a abertura do novenário que seguirá com celebrações às 19h30, até o dia 28, na Igreja Matriz. E todos os dias, às 4h30, os católicos participam do ofício de Nossa Senhora e Santa Missa.

Bandas Esse ano, duas bandas católicas animarão os ribeiropolenses e visitantes. Na sexta, 27, a partir das 21h, ao lado da Matriz, haverá show com Padre Peixoto & Banda; e no sábado, 28, no mesmo horário, show com a banda Comunidade que Canta.O encerramento da festa acontece no domingo, 29, com alvorada festiva, às 6h, missa solene às 10h e procissão às 16h. Em seguida, Santa Missa presidida pelo Padre Marcos Rogério e bênção do Santíssimo Sacramento.

Em Telha veículo da prefeitura usado irregularmente Um flagrante de veículo que presta serviços ao município de Telha é usado por cidadão que

Carro da prefeitura sendo usado para transportar material de construção para servidor comissionado

 ocupa cargo comissionado na prefeitura em benefício próprio. Segundo o denunciante esse é apenas um dos casos dos inúmeros que estão sendo encaminhados ao MPE. 

Observatório do jornalismo O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, terá um programa de televisão para debater e discutir assuntos de interesse da categoria e da sociedade.

Ofício Após protocolar ofício na Câmara Municipal de Aracaju, o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, se reuniu nesta quarta-feira com o vereador Josenito Vitale, presidente da casa legislativa, que acatou o pedido dos jornalistas.O anúncio do programa foi feito hoje em reunião da Diretoria do SINDIJOR com o presidente da Câmara de Aracaju, a diretora de Comunicação da Câmara, jornalista Alexandra Brito, e o superintendente da TV Câmara, Bruno Almeida.

Papel “É uma honra abrir espaço na TV Câmara para a entidade de classe dos jornalistas e do Jornalismo do nosso estado. Tenho certeza que o programa vai enriquecer os debates e a programação da nossa tv legislativa. O SINDIJOR tem um papel importante na construção de uma sociedade melhor. Os jornalistas são indispensáveis para a liberdade e o fortalecimento da democracia. Por isso, tê-los na programação da TV Câmara é motivo de muita alegria”, diz Nitinho, como é mais conhecido o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju.

Marco na história Para o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, o primeiro programa de tv do SINDIJOR será um marco na história do sindicato e contribuirá com a valorização e fortalecimento da classe jornalística.“Primeiro, agradecer ao presidente Nitinho, a diretora de Comunicação da Câmara, Alexandra Brito, e o superintendente da TV Câmara, Bruno Almeida, pela demonstração de respeito e compromisso com a nossa categoria. Será um programa para debater o papel social do jornalista. Nossa ideia é que o programa além de debater assuntos inerentes ao Jornalismo e a comunicação social, também possa mostrar a população sergipana, mas principalmente a categoria, as ações realizadas pelo sindicato”, explica Paulo Sousa.

Janeiro de 2018 O programa, que deverá se chamar Observatório do Jornalismo, irá ao ar uma vez ao mês e terá duração de uma hora. A primeira edição está prevista para janeiro de 2018 e também deverá ser reprisado em outros horários.                                                                                         


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018

Pelo Zap: O Brasil é uma república das bananas e de Bananas.O STF (sic) virou Subsupremo. É um arremedo de Sodalício.  Doravante talvez devéssemos chamá-lo de sodaLIXO. É um tribunal (sic) que julga segundo as conveniências políticas de momento. O que vale para uns não vale para outros. Segurança jurídica, leading case, precedentes ... tudo isso é ficção. Afinal, o que fizeram com o entendimento anterior sobre Cunha e Delcídio? Jogaram no lixo, pois como diria Paulo Henrique Amorim, não vinha ao caso, ao menos agora, mas pode voltar a servir amanhã, a depender da envergadura do congressista que esteja encrecado e do seu peso político e partidário nesse pardieiro institucional que vivemos. Noutras palavras, súmulas e jurisprudências só valem para causas satélites ao sistema, pois quando é o próprio sistema que está em jogo, ele mesmo trata de se resetar. Vivemos numa matrix jurídica... sem saída...game over...


PELO E-MAIL E FACEBOOK

Telha: vereadores querem CPI para apurar desvio de recursos pelo ex-prefeito Domingos Alguns vereadores do município de Telha vão tentar 

Foto: facebook Pensar Telha

abrir um CPI nos próximos dias para investigar a denúncia de desvio de recursos da administração anterior, comandada por Domingos dos Santos Neto.
Segundo o vereador Charles Souza, o Maguila, a CPI será para investigar a denúncia de que centenas de cheques foram sacados na boca de caixa e alguns milhões desviados. “Pedimos a todos os colegas que honrem seus mandatos e investiguem essa denúncia do pormotor de Justiça. O povo de Telha está de olho em vocês, se o ex-gestor for inocente o blog esta aqui para publicar,  e, caso encontrem culpa encaminhem o relatório a justiça para assim o dinheiro volte ao seu verdadeiro Dono,  o povo de Telha,” um dos trechos de matéria no facebook do Pensar Telha.


PELO TWITTER

www.twitter.com/zotam2  "Wadih Damous resumiu a situação numa frase trágica: o Supremo não é mais guardião da Constituição e sim do Estado de Exceção."

www.twitter.com/ISMARVIANA  Seletividade de atuação. Primeiro, selecionava-se quem seria investigado. Agora, quem deve ser julgado e quem deve suportar o ônus da pena.

www.twitter.com/braynerr  Quando a Justiça não decide certo, todos pagam pela omissão contra o "cidadão fora da lei".

www.twitter.com/WilliamFonseca  O tempo saboreia teus melhores momentos como um esfomeado e deixa a sede da saudade secar a tua boca.

www.twitter.com/jornalistacf  Uma vergonha: deixar  três hospitais suspender o atendimento ao  SUS é falta de vergonha. E isso pode acontecer a qualquer momento em Aracaju, no Estado de Sergipe. Que o Brasil fique sabendo.

REDE SUSTENTABILIDADE MOBILIZA A SOCIEDADE PARA A APROVAÇÃO DO PRIMEIRO PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR EM ARACAJU - A LEI DA FICHA LIMPA MUNICIPAL

Ocorrerá neste sábado (14/10) às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, o Lançamento da Campanha para recolhimento das assinaturas em prol do primeiro Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Aracaju, a Lei da Ficha Limpa Municipal.

Essa é uma iniciativa do Partido Rede Sustentabilidade em Aracaju e tem como objetivo proibir que as administrações municipais possam nomear pessoas que tenham no currículo condenações judiciais em segunda instância. Hoje, é possível que um político que tenha "ficha suja" ocupe o cargo de secretários em pastas da prefeitura. A intenção é evitar que essas situações ocorram.

Será necessário arrecadar cerca de 25 mil assinaturas, que equivale a 5% do eleitorado Aracajuano. No dia do lançamento (14/10, às 14h na Assembleia Legislativa) serão dadas as orientações necessárias e distribuídas fichas, para quem quiser se engajar, possa ajudar no recolhimento das assinaturas.

CARTA À POPULAÇÃO – Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES)

Reunidos na sede da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) no dia 11 de outubro de 2017, prefeitos sergipanos decidiram, por

 unanimidade, deliberar diversas ações para minimizar os efeitos da crise financeira enfrentada por todas as cidades do Estado. Entre as medidas aprovadas está o fechamento das Prefeituras nos próximos dias 16 e 17 de outubro (segunda e terça-feira), dessa vez como forma de protesto pela atual política econômica que menospreza a saúde financeira dos municípios. Nestes dois dias, só funcionarão as escolas e as unidades de saúde.
  Além do atual cenário econômico, estão o excesso de despesas, a estagnação das receitas e o subfinanciamento dos programas federais, com sua execução sem segurança jurídica. O aumento de gastos de pessoal com os pisos nacionais, como por exemplo, o piso do magistério, é outra grave dificuldade para as gestões municipais, sendo que a maioria está ultrapassando o limite de 52% de gastos com o pessoal.

Na próxima semana, liderados pela FAMES, os prefeitos irão a Brasília para participar na terça-feira, 17, da reunião da bancada federal, onde apresentarão as reivindicações e as dificuldades que estão enfrentando. Os gestores também terão um encontro com o líder do Governo no Congresso, deputado federal André Moura, para apresentar medidas que amenizem a crise financeira.

Os  prefeitos entendem que o fechamento é uma última medida a ser tomada, mas que o atual quadro exige uma posição firme em defesa dos municípios, cuja população e servidores estão sendo vítimas dessa discriminação que vem acontecendo com as finanças municipais.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Cada um dos senhores deve reunir a coragem do leão e jamais sucumbir as ameaças de ninguém. O leão não teme nenhum outro animal, nem tampouco seus filhotes temem.” Nitiren Daishonin, monge budista japonês, Morreu em 13 de Outubro de 1282 (n. 1222).



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Yargo Mendes
13/10/2017 às 16:55
A censura parece que já chegou a esse blog.
Yargo Mendes
13/10/2017 às 15:53
Espero que aqueles que bateram panela fervorosamente tenha consciência da besteira que fizeram, principalmente o pobre trabalhador, e não venham dizendo que o PT quebrou o país pois isso é conversa para otário!
Marcos Aurélio Alves
13/10/2017 às 13:05
A sífilis é uma epidemia nacional !! http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2017/04/sifilis-volta-ser-uma-epidemia-no-brasil-apesar-do-tratamento-rapido.html

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030