Teatro Atheneu: goteiras,mofo, banners caindo
Abandono
11/11/2017  03:43


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


"Máscara Negra, eis o nome da canção imortalizada na voz de Dalva de Oliveira, cuja letra retrata o descaso a que o Teatro Atheneu está      

submetido:
"Tanto riso, oh
Quanta alegria
Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando pelo amor da Colombina
No meio da multidão...".


Certamente, fosse gente o Teatro Atheneu estaria chorando o desprezo dos gestores da cultura sergipana com a sua manutenção...

Sabe-se que os eventos nesse memorável Teatro são iniciados à meia-luz para esconder as goteiras e as marcas do mofo que o impregna, injustificadamente, basta ver o estado deplorável das imagens de sua fachada que, além de desbotadas pelo sol, estão despencado sobre a marquise, vítimas do descaso administrativo, que esqueceu de fazer a manutenção preventiva das instalações desse Teatro no qual já foram arrancados tantas alegrias e risos dos sergipanos...

Contudo, só restou ao "palhaço" (Atheneu) as lágrimas e a máscara do injustificável abandono, pois é um equipamento de cultura onde são cobrados ingressos de seus usuários e aluguel de que o ocupa com espetáculos...

Perguntar não ofende! Será que vão esperar ocorrer o que aconteceu com a caixa d'água da Deso?

Fica o alerta do Blog, que espera providências da secretaria de cultura do estado, para fazer a manutenção preventiva do  Teatro Atheneu, antes que seja preciso a sua interdição para reforma com milhões, a exemplo do colégio de mesmo nome.

Xô moral e a ética  A moral e a ética são jogadas de lado quando o objetivo é o poder. Por exemplo, o principal empecilho é que responsável pelo caixa de campanha deve ficar em primeiro lugar, não importa nada mais, inclusive a honra.

O Mundo Gira Você que está desacreditado aguarde a próxima volta do Globo.

Nepotismo no governo A atuação de vários promotores no interior no combate ao nepotismo em prefeituras deve ter resultado nos próximos dias também no governo do Estado. Sabe-se que investigações estão sendo feitas por conta de denúncias de nepotismo cruzado com outros poderes.

Parentes de todos os tipos Tem Secretário de Estado que além de nomear a própria cunhada, tem vários parentes em cargos em comissão ou recebendo gordos jettons em órgãos públicos.

Testemunhos com detalhes Engana-se que tudo acabou com a força tarefa montada com o apoio da máquina pública. Tem um cidadão de renome que foi procurado por várias vitimas dos constrangimentos sofridos e é testemunha com os detalhes comprováveis. No momento certo essa pessoa poda ser decisiva. Sem falar da história da estagiária com relato documental.

Erros gritantes do edital da licitação do lixo em Socorro Correta a decisão do pleno do TCE/SE em expedir medida cautelar determinando a suspensão, por 15 dias, da concorrência pública nº 01/2017, do município de Nossa Senhora do Socorro, cujo objeto é a "modernização e execução dos serviços integrados de resíduos sólidos". No certame estão envolvidos valores que totalizam R$35.594.599,08.

Supostas ilegalidades O conselheiro Carlos Aberto, relator da matéria recebeu denúncia da empresa Cavo (que também ingressou judicialmente)
que aponta supostas ilegalidades contidas no procedimento, notadamente quanto à proposta apresentada pela empresa Torre Empreendimentos.

Vicios Conforme a denunciante, a proposta da empresa concorrente contém vícios como o desatendimento às exigências do edital e seus anexos; equívoco na composição dos preços; preços superiores ao orçado pelo órgão licitante e preços unitários inexequíveis."Compulsando detidamente os autos, verificamos indícios de veracidade e irregularidade dos fatos apontados", afirmou o conselheiro, acrescentando que a expedição da cautelar considera a "necessidade de obtebção de esclarecimentos sobre os fatos controversos".

Conselho Federal determina registro de chapa de oposição na eleição do Crea-SE Em reunião realizada em Brasília, nessa sexta-feira, 10, a Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia-Confea, determinou, através da deliberação 205/2017, que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia “imediatamente proceda todos os atos necessários ao regular processamento da candidatura a presidente do Crea-SE de Abraão Vieira dos Santos”.

Decisão Ainda na decisão, os três conselheiros federais que formam a Comissão Eleitoral Federal-CEF, determinam que a Comissão Eleitoral Regional-CER promova até este sábado, dia 11, o sorteio do número do candidato a fim de mitigar os prejuízos sofridos pelo engenheiro Abraão. O engenheiro Abraão Vieira é candidato de oposição a atual diretoria e se eleito vai administrar o Crea-SE com ‘Ética, Transparência e Valorização’.

Pesquisas Embrapa apresenta sua carteira de pesquisas com a cultura do coqueiro no Encontro das Indústrias do Mercado Nacional e Internacional de Água de Coco na Fenacoco 2017. Chefe de pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Marcelo Fernandes, descreve projetos para melhoramento genético, sistemas de produção e eficiência agronômica, aproveitamento de resíduos e outros.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018                                                                                                                                           


Karatecas realizarão encontro para homenagear Mestre Ivo Rangel Neste domingo, 12, será realizado um grande encontro na cidade de    

O saudoso Meste Ivo Rangel, que dedicou toda a vida a divulgação e o crescimento do karate do no Brasil.

Salvador com karatecas de vários Estado. Será no Acrópole Anos, clube este que formou mais de 100 faixas pretas, todos eles de alta performance, um dos pioneiros da Bahi. O clube foi liderado pelo saudoso Mestre Ivo Rangel,  estudioso da arte, que se dedicou toda a vida ao karate, seja montando grandes equipes, fundando a federação da Bahia, escrevedo lvros, realizando cursos, palestas e campeonatos. “Tudo isso pelo amor a arte do Karate do. Os seus discípulos reconhecendo tudo isso não deixaram essa esse legado de lado continuam mantendo o nome e o trabalho do mestre em alta. Nosso grupo da união que é a extensão do Acrópole parabeniza esse respeito com nosso mestre”, destacam Edson de Souza e Yoakan, coordenadores do Clube de karate União.


“Paralisação” Do ex-vereador Antônio Samarone: “Impressionante o esvaziamento das Centrais Sindicais, a “paralisação” limita-se ao fechamento de meia dúzia de vias públicas. Ninguém parou em Sergipe, nem o serviço público, que não teria risco de punição. Vivemos um momento de apatia generalizada.”

Despedida Grêmio Escolar Graccho Cardoso Depois de 65 anos de história na educação sergipana, a direção do Grêmio Escolar Graccho Cardoso comunicou que no dia 31 de dezembro de 2017 vai encerrar as atividades na capital. Em uma nota, a instituição justificou que a “legislação inviabiliza a existência” da unidade. Nas redes sociais, vários professores, alunos e ex-alunos, que fazem parte da história do Graccho, lamentaram o fim das atividades. Para a equipe do colégio, a despedida é também sinônimo de gratidão. “Nossa obra não morre aqui. A semente que plantamos nos corações de todos, que experimentaram a sensação de fazer parte desta família, continuará a germinar...”.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

Jackson Barreto - um líder nascido das ruas e do sentimento popular  Por Geraldo Lima Feitosa (Geraldo dos Correios): “O político Jackson Barreto tem um caminho construído e escrito por lutas, batalhas e vitórias que, por mais que alguns pouquíssimos não queiram ver não conseguem apagar. Para esses poucos, quando lhes é conveniente, o cara é a bola da vez, mas, quando existem outros interesses por trás, alguns fecham os olhos e tentam apagar o quadro da realidade, com um único objetivo: tornar a oposição situação para crescer politicamente. JB tem um passado e presente de enfrentamento em favor da população sergipana, seja no legislativo ou no executivo, o que é inegável, mas por questões políticas nem todos admitem. O fato é que: todos, sem exceção, gostariam do apoio, nas urnas, do maior líder popular de Sergipe que começou a enxergar os problemas do povo percorrendo as ruas de Aracaju pelos Correios. Em sua passagem por Sergipe, durante a Caravana pelo Brasil, o presidenciável e maior líder da história do nosso país, Luiz Inácio Lula da Silva, fez positivas e emocionantes referências ao passado e presente de lutas de Jackson Barreto de Lima, dando-lhe um tratamento de aliado fiel e de primeira hora.”

Nota da Secretaria Estadual de Mulheres do PT Sergipe

Cavalo de Tróia!

Assim está sendo chamada a PEC 181/2015, Projeto de Emenda a Constituição que inicialmente tinha como objetivo a ampliação da licença maternidade em caso de parto prematuro, que, inclusive já tinha sido aprovada pelo Senado em favor das mulheres. A Emenda teve uma proposta ardilosa de alteração afirmando que “a vida começa desde a concepção”. Por trás desse discurso “humanitário” há a intenção de barrar o debate da descriminalização do aborto pelo STF.

Os parlamentares da Comissão especial, na sua maioria absoluta homens brancos, não têm o direito, tampouco legitimidade para imporem suas crenças e concepções religiosas e interferir no direito individual das mulheres.

O ESTADO É LAICO! Tem o dever de garantir o aborto seguro e legal nos casos de risco ao feto, risco à vida da mulher e nos casos de gravidez decorrente de agressão sexual e estupro, bem como oferecer atendimento de qualidade para o controle de complicações resultantes de aborto, independente da legalidade do procedimento.

Aborto deve ser encarado pela sociedade como problema de saúde pública. Uma questão de vida e de morte da população feminina.
Milhares de mulheres se submetem diariamente a abortos clandestinos, quase sempre em condições precárias e desumanas, e em sua maioria, mulheres negras e pobres. Estima-se, pela OMS, que 1 milhão de procedimentos são realizados por ano no Brasil. Uma em cada cinco mulheres já realizaram aborto pelo menos uma vez (Instituto Anis). Mas, a que nos parece, essas vidas nada importam aos deputados homens da bancada conservadora e fundamentalista.

A tentativa de criminalizar os poucos casos que excepcionam o aborto em casos já previstos pela lei penal, viola o Princípio Constitucional de vedação ao retrocesso, o da Dignidade da Pessoa Humana, defenestra direitos conquistados pelas mulheres ao longo de décadas de luta e coloca mais da metade da população para debaixo do tapete. Fere sobretudo a dignidade de mulheres que engravidaram vítimas de violência sexual.

O Partido das Trabalhadoras no seu 3º Congresso declarou apoio à descriminalização do aborto. O aborto é uma escolha que não diz respeito nem ao homem, nem ao Estado, sequer às religiões. É uma decisão que pertence somente à mulher grávida, e que não deve ser punida ou ter em sua decisão interferência por parte do governo ou qualquer outra pessoa ou instituição.

Mais uma vez esse governo golpista, machista, misógino, reacionário em conluio com seus comparsas tenta avançar contra os direitos das mulheres trabalhadoras e todos os setores oprimidos, atacando o direito ao aborto nos poucos casos previstos por lei.

A Secretaria Estadual de Mulheres do PT de Sergipe repudia vibrantemente ao ardil, à artimanha, ao golpe dado ontem na Comissão Especial da Câmara dos deputados por 18 homens brancos contra as mulheres brasileiras.
- Não decidam por nós!
- Não falem por nós!
- Não atentem contra a dignidade, a saúde e a vida das mulheres!
- Vocês não têm legitimidade para falar por nós nem pelos nossos corpos!
Precisamos eleger mais mulheres nos espaços de decisão. Representatividade efetiva importa muito. Renovar o Congresso é tão importante quanto eleger um presidente legítimo e comprometido com as pautas das mulheres e da classe trabalhadora.

Sissa Carvalho
Secretária Estadual de Mulheres do PT Sergipe

Superintendente do Ibama em Sergipe é multado

O superintendente do Ibama em Sergipe, Carlos Tadeu da Silva Rosa, foi multado, nesta quinta-feira, 09, por fiscais da própria do Órgão após impedir a execução de trabalho de fiscalização da equipe.

De acordo com informações do Órgão, existia uma operação fiscalizatória, pré-agendada e prevista no Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (PNAPA), para quinta, porém o superintende não autorizou a saída de viatura alegando que o pedido para o uso veículo foi feito depois das 24 horas determinada em regulamento. Como a operação seria realizada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cujas equipes se deslocaram para o local, a PRF terá suas diárias e combustível pagas pelo Ibama.

Após cancelar os auxílios via Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e desautorizar o uso das viaturas, os fiscais se viram obrigados a multar o próprio superintendente pelo cancelamento injustificado da operação. A multa foi de R$ 21.500,00, além da eventual responsabilidade criminal. Carlos Tadeu recusou-se a assinar o auto de infração.

A Associação Nacional dos Servidores Ambientais (Ascema Nacional) publicou uma nota de apoio informando que se solidariza com o servidor responsável pela multa, Amon Luna Matos. A Associação frisou, ainda, que não foi a primeira vez que o superintendente tomou tal atitude.

Diante da situação, o Procurador da República, Heitor Soares, coordenador do Núcleo de Combate à corrupção do Ministério Público Federal de Sergipe, instaurou investigação para apuração criminal e de ato de improbidade administrativa.

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em virtude de uma notícia que veicula na imprensa sobre uma autuação que um funcionário do Ibama fez a este superintendente, tenho a esclarecer os seguintes fatos.

Quero reafirmar que as medidas adotadas por mim, como responsável pelo Ibama em Sergipe, e que geraram a autuação, estão todas embasadas administrativa e legalmente. Trata-se, apenas, de uma reação à política de organização que implementei no Instituto desde que assumimos, buscando um melhor acompanhamento dos serviços externos executados.

Antes das medidas, a Superintendência não tinha nenhuma informação sobre as operações realizadas pelo Ibama. Os veículos, por exemplo, eram liberados diretamente apenas pelo Diretor Técnico (DITEC), sem acompanhamento específico do superintendente.

Assim, para melhor organizar e dar segurança a essas operações, a Superintendência publicou um Memorando determinando que todas as operações que necessitassem de veículos, fossem comunicadas com 24h de antecedência, para que a Superintendência pudesse analisar e liberar. Apesar do documento, foram registradas desobediências às novas medidas, exigindo que o Memorando fosse reiterado. 

Neste caso específico, recebi da Diretoria Técnica do Ibama, no dia 3 de novembro, um Memorando  solicitando que a Superintendência pedisse o apoio da Polícia Rodoviária Federal para que liberasse três policiais em uma operação a ser realizada nos dias 9 e 10 de novembro. No mesmo dia, encaminhei o Ofício à PRF. No entanto, até o dia 8 de novembro, o Ibama não havia recebido a confirmação da Polícia Rodoviária Federal, tornando a operação inviável.

No entanto, neste mesmo dia, às 22h42, o diretor técnico solicitou a liberação do veículo para às 7h do dia seguinte para fazer a operação. Por não haver segurança necessária aos agentes em virtude da falta de proteção dos policiais rodoviários, como foi solicitado pelo órgão, determinei que os veículos não saíssem. Agindo de forma descontrolada e mostrando-se chateado por ter que cumprir uma ordem superior, o fiscal se dirigiu ao meu gabinete para fazer a ‘autuação de obstrução à fiscalização’. Como superintendente e responsável pela integridade dos funcionários, não poderia agir de outra forma, uma vez que se ocorresse algum incidente ou algo mais grave com a equipe, a responsabilidade seria toda minha como superintendente do Ibama, por permitir a saída de servidores sem a devida proteção.

Todos os procedimentos adotados pela Superintendência do Ibama em relação a este fato isolado estão documentados, com cópias encaminhadas à Presidência nacional em Brasília. Estou consciente de que, desde o início, agi no sentido de otimizar as ações do órgão, buscando uma maior eficiência das ações e segurança aos agentes de fiscalização.

Estamos à disposição dos órgãos de controle e conscientes das nossas ações, uma vez que agimos de forma legal e dentro dos princípios que regem à Administração Pública.

Carlos Tadeu da Silva Rosa
Superintendente do Ibama em Sergipe

PELO TWITTER

www.twitter.com/elpais_brasil  Um país sem liberdade de expressão está preparado para abraçar a subversão trazida pela arte?

www.twitter.com/Rafael_Salomao Mais vivemos em uma linha imaginária,presos em uma rocha que flutua no espaço.

www.twitter.com/frednavarro “O ressentimento é a mais longeva, gratificante e daninha das emoções humanas.” Theodore Dalrymple, “Qualquer coisa serve”

www.twitter.com/capsamuelHUSE está um hospital de guerra literalmente,centenas de pacientes  aguardando cirurgia,corredores lotadíssimos.Hoje Estive visitando..

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.” Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês, Morreu em 11 de Novembro de 1855 (n. 1813).



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Antonio Campos
11/11/2017 às 19:48
Tirando o Tobias Barreto que foi concebido como Teatro, o Atheneu e o Lourival Baptista são auditórios armengados. Não são teatros. Para serem considerados teatros precisariam ser reconstruídos do zero. E para não ser injusto com os compositores de "Máscara Negra" (Zé Keti e Pereira Mattos) "Não me leve a mal, Em Sergipe é tudo carnaval"
Paulo Horto do Carvalho
11/11/2017 às 18:51
Desculpe-me o Geraldo dos Correios, mas Jackson barreto "pode" ter até sido a figure ilustre que o mesmo relata acima, mas hoje, essa figura nefasta da política sergipana merece mesmo é o esquecimento! O pior governador da história sergipana não merecia nem mesmo ser citado num portal como a infonet! FORA JACKSON!!!

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030