TV Católica inicia campanha: voto ético e de combate aos corruptos.
Atenção corruptos!
06/03/2018  03:10


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A TV Aparecida, emissora ligada à Igreja Católica, iniciou a campanha institucional “Eu Sou Brasil Ético”, que vai permanecer no ar até as eleições de outubro. Utilizando pronunciamentos de Papas e ensinamentos da Igreja, a campanha tem por objetivo estimular os católicos a votarem corretamente em candidatos éticos.

Já pensou os católicos ouvindo semanalmente o Papa Francisco:

"Hoje os poderosos, para ter mais dinheiro, exploram as pessoas. É a história do tráfico, do trabalho escravo, das pessoas pobres que trabalharam no escuro para enriquecer os poderosos. É a história dos políticos corruptos que querem sempre mais, mais e mais.”

Diante do atual cenário político de maus governos e corrupção, o Santuário de Aparecida defende que o  fiel  vista a camisa de cidadão cristão, segundo o padre e diretor de Programação da emissora, William Betonio. Serão uma série de vídeos sócio-educativos; segundo a assessoria da TV Aparecida, a emissora quer motivar as pessoas a se comprometer com a política, e fiscalizar o trabalho do poder público.

Um primeiro passo, diz a campanha, é pesquisar a  ficha dos candidatos aos cargos eletivos. Um segundo ponto é que o cidadão respeite e tome atitudes politicamente corretas no dia a dia, como respeitar filas e leis de trânsito, por exemplo. A emissora afirma que a campanha é isenta e que não tem nenhuma intenção de fazer campanha para partidos ou candidatos. (com Ricardo Feltrin/Colunista do UOL)


Faltam médicos nas equipes de USA´s do SAMU em Sergipe Até quando o governador Jackson Barreto deixará cidades como Porto da Folha, Canindé, Tobias Barreto e Rosário do Catete funcionando as USA’s de forma precária? O primeiro-ministro disse que faltava gestão e porque não contrata médico para compor as equipes do SAMU nessas cidades? Será que a Secretaria informou ao Ministério da Saúde que as equipes avançadas nesses municípios encontram-se incompletas ou ficou inerte para continuar recebendo o recurso de forma total com se existissem equipes de domingo a domingo nessas cidades? Até quando a população dependerá desse atendimento e não terá por caprichos do atual secretário?

GAECO e Deotap alinham ações E ontem, 05, os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado- GAECO do MPE/SE estiveram no Departamento de Crimes Contra Ordem Tributária – DEOTAP. Segundo a promotora Luciana Duarte, em entrevista a TV Sergipe,  existem investigações por vir em Sergipe e a reunião foi normal, como já foi feita anteriormente no próprio MPE para alinhar as operações. “Todos temos que não medir esforços para somarmos no combate a corrupção, inclusive com o apoio da sociedade”, lembrou.

Mendonça Prado confirma que candidatura é prá valer Em um bate papo ontem, 05, com o pré-candidato ao governo, Mendonça Prado, DEM, o titular deste espaço teve a certeza que ele será candidato de qualquer jeito.  Retornou a agenda no interior do Estado e vem conversando com lideranças de alguns partidos em torno de uma coligação.  Mendonça entende que a eleição em Sergipe “está aberta" e vem sentindo que o eleitorado quer uma grande renovação. 

Lançamento do 1º Diagnóstico da Advocacia Pública Municipal no Brasil em Brasília Amanhã, 07, a Associação Nacional dos Procuradores Municipais - ANPM irá realizar um café da manhã com os Senadores para lançamento da 2° edição do 1° Diagnóstico da Advocacia Pública Municipal no Brasil. O evento acontecerá no Restaurante Escola Senac - Anexo II do Senado Federal, às 8h, em Brasília. Na ocasião, presidentes das associações de todo o país entregarão um exemplar da nova edição do estudo aos Senadores presentes. A presidente da Associação dos Procuradores Municipais do Estado de Sergipe - APMSE, Marília Menezes, estará presente.

No diagnóstico, dos 75 municípios apenas 14 têm procuradores concursados O diagnóstico que será apresentado apresenta a situação dos procuradores municipais nos 5.570 municípios brasileiros. Em Sergipe, por exemplo, dos 75 municípios, apenas 14 têm procuradores concursados, são eles: Aracaju, Campo do Brito, Canhoba, Gararu, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaiana, Itaporanga D`Ajuda, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora do Socorro.

PEC 17 As associações dos procuradores municipais estão na luta para que a PEC 17, que viabiliza a inserção da carreira de Procurador Municipal no artigo 132 do texto constitucional, com a obrigatoriedade de concurso público, entre na pauta do Congresso assim que for suspensa a intervenção militar no RJ, que proíbe qualquer votação de mudança na Constituição, enquanto ela durar.

Estância: Hospital Amparo de Maria recebeu dinheiro e não fez cirurgias E em entrevista a rádio Xodó FM, o governador Jackson Barreto disse que o governo repassou os recursos para o Hospital Beneficente Amparo de Maria, em Estância, e a direção precisa explicar o porquê as cirurgias não foram realizadas. Ele citou os meses de julho do ano passado para cá, lembrando que mesmo pagando atrasado, as cirurgias deveriam ser realizadas. “Cabe a cada um assumir sua responsabilidade e não jogar para os outros”, disse.  São cerca de mil cirurgias na fila.

Educação no trânsito: Detran/SE tem que fazer campanha educativa para motorista que bate em outro veículo e foge do local Está virando rotina em Aracaju. Um motorista bate em um veículo com um dano leve, no fundo ou na lateral, e resolve ir embora. Às vezes nem espera o outro motorista descer do veículo. E aí para identificar o motorista que evadiu-se do local é uma via crucis que será iniciada com o BO. Isso se tiver a placa e testemunhas. Isso é uma questão de educação. E o Detran/SE pode ajudar em muito orientando os motoristas que preferem fugir. Inclusive sobre os problemas futuros.

Lagarto: empresário denuncia irregularidade na Prefeitura  O empresário Eric Franclin dos Santos prestou boletim de ocorrência (BO) contra a Prefeitura de Lagarto. Ele alega que encontra dificuldades para a liberação do alvará sanitário, concedido pela Vigilância Sanitária do Município de Lagarto, apesar da própria Secretaria Municipal de Saúde atestar a regularidade do estabelecimento comercial do empresário. Como consequência, conforme Eric Franclin, a empresa que já venceu licitação no próprio município está impedida de participar de outros processos licitatório para disputar contratos com o poder público por falta deste documento. MPE neles! Leia a matéria completa: http://www.infonet.com.br/noticias/politica/ler.asp?id=211146

Perguntar não ofende: Será que o MPE e o MPF e suas áreas responsáveis pela saúde podem perguntar se ainda existe o contrato da secretaria de Estado da Saúde para aluguel dos rádios para as viaturas do SAMU? O contrato anual é (ou era) de R$ 2 milhões e não tem nenhuma viatura com rádio.

FIES e o curso de odontologia Unit E ontem, 05, por conta do artigo do advogado Christian Cruz - n“FIES” em Sergipe, um verdadeiro escândalo nacional – o blog recebeu vários e-mails informando que também o curso de odontologia da Unit não foi contemplado com vagas do FIES. E que em Sergipe, o FIES só tinha opção para o curso de odontologia da Unirb.

Resposta à nota sobre a retirada da SES do site da Transparência Da Ascom da Controladoria Geral do Estado de SE: Com relação à nota “Almeida Lima conseguiu mais um grande feito, retirar da transparência do Estado a folha de pagamento da SES”, datada de 05.03.2018, informamos que está equivocada. Dentro do site da Transparência, deve-se atentar ao fato de que não será encontrada a palavra “SES” na busca personalizada por órgão, uma vez que a folha de pagamento da referida secretaria encontra-se distribuída através de seus fundos e/ou fundações. Ao buscar, por exemplo, pela folha de pagamento referente a um servidor ou comissionado da sede da SES, esta estará disponível na aba “FES – Fundo Estadual de Saúde”. Caso a pesquisa seja feita pelo nome da pessoa que ocupa o cargo, e este não for localizado, estaremos à inteira disposição para verificar a situação.

Diretor-presidente destaca parceria para resolver impasse da Capela na praia do Saco Em entrevista ontem, 05, ao SETV 1ª Edição, na TV Sergipe, o diretor-presidente  Adema, Francisco Dantas, destacou a parceria de todos os órgão envolvidos para resolver o problema da  Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, localizada na praia do Saco, em Estância, cujos serviços de contenção do avanço do mar iniciaram no último fim de semana.

Maré de março seria fatal Francisco Dantas, além de ressaltar as ações da Prefeitura de Estância, do TCE, da paróquia e da sociedade, lembrou que dificilmente a Capela não seria destruída com a maré de março, que é a maior de todas. “É um patrimônio cultural que merece ser preservado e acredito que com essa ação a Capela ficará em pé por muito tempo”, disse lembrando que a Adema fez a parte dela alertando que como era uma situação emergencial não caberia esperar um laudo do órgão.

Seinfra, DER e Prefeitura de Estância discutem estratégias Ontem, 05, o secretário de Estado da Infraestrutura Valmor Barbosa, juntamente ao Diretor-Presidente e o Diretor de Operações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antonio José de Vasconcelos e Adailton Martins, se reuniram com os secretários de infraestrutura e habitação e do meio ambiente do município de Estância, Lyndon Johnson Silva e Joubert Denner, respectivamente, a fim de discutirem estratégias para as obras de contenção do avanço do mar sobre a área onde está construída a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco em Estância.

Sensibilidade Segundo Valmor Barbosa, a Seinfra e o DER se somarão ao município no tocante às obras. “O governador Jackson Barreto demonstrou sensibilidade com a situação e, além de pedir agilidade à Adema na emissão do parecer técnico sobre o assunto, determinou que ficássemos à disposição, e a partir de hoje, trabalharemos em conjunto com a Prefeitura de Estância, disponibilizando profissionais e equipamentos para ajudar na execução dos serviços a fim de que o projeto de contenção do avanço do mar seja concluído com a maior brevidade, uma vez que durante o mês de março a intensidade da maré é ainda maior”, ressalta.

Será que se receberem periculosidade os agentes de trânsito de Aracaju multarão em frente a SSP? E o vereador Jason Neto, PDT, está bem intencionado em pedir periculosidade para os agentes de trânsito de Aracaju. O problema é que ultimamente eles não merecem, porque só multa quem eles querem. Em frente a SSP, tem duas placas de proibido estacionar, mas os agentes borram as calças de medo. Será que com a periculosidade eles multarão todos igualmente?

Posicionamentos internos O senador em exercício, Elber Batalha (PSB), deve ficar no cargo até o próximo dia 25, quando o titular do cargo, senador Antônio Carlos Valadares (PSB) retorna ao Senado Federal, após uma licença médica de 121 dias. Elber conversou com o radialista George Magalhães na manhã desta segunda-feira, 05 e aproveitou para criticar o Governo Jackson Barreto. O senador também revelou alguns posicionamentos internos do partido para as eleições deste ano.

Fracasso “Eu gosto muito de Jackson e de Belivaldo, mas é preciso reconhecer que o governo deles está um fracasso. Estamos vivendo um caos em Sergipe”, afirmou. Ainda segundo Elber, os nomes para disputa ao Senado e ao Governo pelo PSB já estão definidos. “Valadares disputará mais uma vez a vaga de senador e Valadares Filho vai concorrer à vaga de governador do estado”, informou.

Machado: juros dos bancos são um assalto, só que sem armas Apesar de o governo federal, através do Banco Central, ter reduzido os juros, os bancos parecem não levar isso em conta, já que aumentaram de 300% para  328% os juros do cheque especial - o que já era alto, ficou ainda pior. Por exemplo: quem deve R$ 1.000 ao banco, no fim de um ano terá uma dívida de R$ 4.328. Uma vergonha! E o pior, no congresso nacional, são raríssimas as referências sobre o assunto. Resta aos cidadãos comuns tomarem uma iniciativa, pois trata-se de um verdadeiro assalto - a única diferença é que é sem armas!

Seminário discutirá em Aracaju revisão do Sinapi, nesta quinta-feira 08 Numa realização da Associação Sergipana de Obras Públicas e

Privadas – ASEOPP e do Sebrae/SE será realizado na próxima quinta-feira, 08, a partir das 15h no auditório do Sebrae em Aracaju, um  Seminário Técnico de Revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). O seminário tem a promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Senai Nacional, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Conta com o apoio do CREA-SE e do Clube de Engenharia de SE.

Público alvo Um dos principais palestrantes do seminário é o engenheiro Geraldo de Paula Eduardo, consultor da CBIC e gestor do projeto de revisão do Sinapi. Além dele, o seminário terá palestra do empresário e engenheiro, José Soarez Diniz Neto e do arquiteto Mauro Fernandes Martins de Castro. O seminário é direcionado para dirigentes de construtoras e orçamentistas; contratantes de obras municipal, estadual e federal; técnico e representantes de órgãos fiscalizadores e normatizadores.  As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail: http://aseopp@aseopp.org.br  ou pelos telefones (79) 3232 – 24-58 e (79) 98117 – 1522.


Programação da ALA em homenagem a Aracaju A Academia de Letras de Aracaju (ALA) promoverá ampla programação nos meses de março e abril em homenagem à mudança da capital. No dia 7 de março, às 17h, o acadêmico Fernando Aguiar, historiador e professor da Universidade Federal de Sergipe, proferirá a conferência ‘Os negros de Santo Antônio do Aracaju na obra de Sebrão Sobrinho’, no plenário do Conselho Estadual de Cultura, na Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Programação da ALA em homenagem a Aracaju II Já no dia 26 de março, às 19h, a Academia promove, em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Sergipe, órgão da OAB/SE, a conferência ‘Literatura e Liberdade’, que será conduzida pelo acadêmico, poeta e escritor Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que também, na oportunidade, será empossado como Acadêmico Correspondente da ALA.

Beneficiários do Ipesaúde passam a contar com desconto e vantagens em diversos estabelecimentos Desde ontem, 05, os beneficiários do

Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) passam a contar com programa que oferece descontos em estabelecimentos comerciais na capital e interior.

Descontos de até 41% O IpesBenefícios possibilita que os mais de 105 mil beneficiários em todo o estado utilizem descontos de até 41% em vários produtos e serviços em estabelecimentos como farmácias, óticas, produtos hospitalares, academias, livrarias, salões de beleza, restaurantes entre outros que continuam sendo cadastrados.

Disponível para todos A iniciativa não tem nenhum custo adicional e está disponível para todos os usuários do Ipesaúde que estejam devidamente cadastrados e com a carteira atualizada. O diretor presidente do instituto, Christian Oliveira, ressalta a importância do programa para os beneficiários. Fizemos um trabalho de pesquisa a partir das necessidades reais dos nossos beneficiários. Oferecer mais essa oportunidade só reitera o esforço do governo do Estado em manter o acolhimento ao usuário do Ipesaúde”, enfatizou.

Como participar  Para utilizar o desconto, basta que o beneficiário compareça a uma das mais de 30 lojas já credenciadas e identificadas com o adesivo da empresa parceira e apresente a carteira do Ipesaúde e documento de identificação na hora do pagamento.

Desconto em farmácias O servidor público Cleverton Ferreira utilizou o desconto de 41% em uma das farmácias credenciadas e aprovou a novidade “Sou beneficiário do Ipesaúde há seis anos e sempre preciso comprar medicamentos. Esse desconto me ajudou a fazer uma economia significativa para quem precisa sempre dos serviços”, disse. A lista completa das empresas que fazem parte do programa pode ser encontrada no endereço eletrônico da instituição http://www.ipesaude.se.gov.br

IT Consulting: dois meses sem tíquete alimentação E os funcionários da empresa terceirizada que presta serviços ao governo do Estado nos Ceac`s não repassa o tíquete alimentação há dois meses. E o governador Jackson Barreto não parece preocupado com os terceirizados.

Somese irá realizar 75 exames de mamografia digital O Dia Internacional da Mulher será comemorado na Somese com a realização de 75 exames de mamografia digital para membros da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE) e da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO). A ação é uma parceria com o projeto “Amigo do Peito”, que disponibilizará uma unidade móvel para atender gratuitamente os participantes, com o apoio do Instituto de Oncologia San Giovanni, CEMISE e do Lions Clube Aracaju Jardins. Prevenir é o alvo!

Doce Dulce Mulher Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Museu Histórico de Sergipe promoverá a roda de conversa sobre o processo de beatificação de Irmã Dulce Irmã, que teve passagem por terras sergipanas e ganhou visibilidade por realizar ações de caridade voltadas aos pobres e necessitados. A atividade, aberta ao público, acontece no dia 08 de março, às 9 horas. 

Congresso de Uro-oncologia Entre os dias 1 e 3 de março, aconteceu em São Paulo o IX Congresso Internacional Uro-oncologia. E o urologista da Onco Hematos, Yoichi Kuwano, participou do evento, que conta com a participação de renomados especialistas na área da oncologia e da urologia nacional e internacional. “Os temas abordados e discutidos são o que há de mais atual no combate às doenças oncológicas na área da urologia. Novos medicamentes, novas condutas, aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas. Desta forma podemos aplicar os conhecimentos adquiridos à nossa rotina e oferecer o melhor tratamento disponível”, enfatizou o urologista Yoichi.

Banese Card realiza mutirão de negociação de dívida no Shopping Prêmio O Banese Card está realizando mais um mutirão de negociação de dívida. O evento acontece no Shopping Prêmio, no município de Socorro, vizinho a Aracaju, até o próximo sábado, dia 10 de março, com atendimento ao público no período das 9h às 19h.

Descontos especiais De acordo com a Diretoria de Operações e Produtos da Sergipe Administradora de Cartões e Serviços Ltda. (Seac), empresa que administra o Banese Card, descontos especiais estão sendo oferecidos nas operações de negociação, que deverão atender a cerca de 1,5 mil clientes. No último mutirão de negociação de dívida promovido pelo Banese Card no Shopping Prêmio, entre 16 de outubro e 4 de novembro de 2017, foram realizados aproximadamente 2 mil atendimentos com efetividade em torno de 90% de acordos fechados.

ESPECIAL – HOMENAGEM A CRIAÇÃO DO TC DE SERGIPE

ARTIGO

83 anos, da criação do primeiro Tribunal de Contas do Estado

GILFRANCISCO: jornalista, pesquisador e professor universitário

http://gilfrancisco.santos@gmail.com

O nome de Rui Barbosa (1849-1923) é indissociavelmente ligado à criação dos Tribunais de Contas do Brasil. Durante o Período Imperial, muitos juristas e homens públicos preocupados com o uso adequado das verbas governamentais; manifestaram a necessidade de se criar um Tribunal de Contas no país. Mas somente após a Proclamação da República, em 1889, o ideal do estabelecimento de um órgão fiscalizador das contas do governo foi concretizado, dado o efusivo empenho de Rui Barbosa. Então Ministro da Fazenda do governo de Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa que considerava o Tribunal de Contas uma peça vital no organismo do Estado conseguiu dar-lhe existência, na União, pelo Decreto nº 966-A, de 7 de novembro de 1890.

Este mês completa 83 anos da criação do primeiro Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, conforme Decreto nº 285 de 7 de março de 1935, sancionado pelo Interventor Federal Augusto Maynard Gomes, que sentindo   próximo os últimos dias do seu governo, criou cargos comprometendo, assim, a já gravíssima situação financeira do Estado de Sergipe.

“O Interventor Federal no Estado de Sergipe, no uso de suas atribuições legais: atendendo a que entre os “órgãos de cooperação nas atividades governamentais” institui a Constituição Federal o Tribunal de Contas, como regulador da execução orçamentária e julgador das contas dos responsáveis por dinheiro, ou bens públicos; atendendo a que a fiscalização financeira da administração pública deve ter órgão próprio, autônomo, separado  das repartições arrecadadoras; atendendo a que o registro de créditos, impondo um controle mais direto na aplicação das verbas orçamentárias, assegura melhor a responsabilidade dos funcionários aquém estão confiados os valores do erário público; atendendo a que entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo o Tribunal de Contas chamado a desempenhar importante missão, acudindo, de pronto, a qualquer pedido de informações e apresentando sugestões na elaboração anual da lei de meios; atendendo a que, como norma ainda da Constituição Federal os membros do Tribunal devem participar das prerrogativas e vantagens da alta magistratura do Estado de modo a lhes assegurar o pleno êxito de suas funções”.

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe foi instalado na sala térrea do lado direito da  antiga Assembleia Legislativa do Estado e tinha uma Secretaria com os seguintes funcionários: um secretário, que era o diretor da Secretaria; um cartorário-arquivista, que desempenhava a função de escrivão; um 1º oficial-datilógrafo, um 2º oficial-amanuese e um porteiro-servente, além dos três Juízes de direito e um procurador.

Juízes Nomeados

Alceu Dantas Maciel - Presidente


Filho do bacharel Guilherme Nabuco Maciel e D. Joana Dantas Maciel, nasceu a 13 de maio de 1899 no engenho Salobro, município de Divina

Alceu Dantas Maciel – Presidente

 Pastora. Fez os seus primeiros estudos em Maruim, Aracaju e na cidade do Recife, onde cursou o primeiro ano do curso de Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito, seguindo depois para o Estado de São Paulo para continuar os estudos, recebendo o grau de bacharel a 25 de dezembro de 1922 pela Faculdade do Largo de São Francisco, hoje parte da Universidade de São Paulo – USP. Com o seu ensino humanista, dela saíram também os futuros políticos, jornalistas e escritores. Desde cedo se interessou pelo jornalismo e aos dezesseis anos já colaborava com artigos interessantes como As Paixões Humanas (19/20, novembro, 1915) no Diário da Manhã, de Aracaju, propriedade do Coronel Apulcro Motta.

Na capital paulista dirigiu a partir de 30 de setembro de 1921, o número 1 da revista quinzenal de variedades A Garoa, revista de renovadora linha editorial traduzia a atmosfera típica da cidade que era da garoa. Impressa em papel couché, A Garoa era secretariada por outro sergipano, o poeta Cleómenes de Oliveira Campos (1895-1968), tendo J. Prado na redação e ilustração que punha em cena a produção artística do momento, conferido peculiaridades gráficas e textuais inovadoras: Clodomiro Amazonas (A Garoa, nº5, 1921); Ferrignac (A Garoa, nº3, 1921); Victor Brecheret (A Garoa, nº1, 1921); Di Cavalcanti (A Garoa, nº4, 1921); Belmonte (A Garoa, nº12, 1922).  Colaboraram também: Afonso Schmidt e Ribeiro Couto.

Ainda na capital paulista, muito jovem, foi nomeado em fevereiro de 1924, Delegado do município de Jambeiro em São Paulo. Retornando a Sergipe tornou-se famoso por ter presidido o inquérito dos revoltosos comandado pelo então tenente Augusto Maynard Gomes, durante a eclosão do movimento de 13 de Julho de 1924. Na década de 1930 foi Chefe de Polícia na gestão do interventor Maynard Gomes.

O advogado Alceu Dantas foi preso em 19 de dezembro de 1935, no Rio de Janeiro e recolhido a Casa de Detenção. Em seu poder foram apreendidos muitos documentos comunistas “assim como o mapa do projetado levante extremista em Sergipe” afirma as autoridades cariocas.

Conforme publicação no Diário da Justiça, 29 de fevereiro de 1936, Alceu Dantas Maciel, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (Seção do Estado de Sergipe) sob o nº 23, estava suspenso de exercer suas atividades profissionais, de acordo com N. I do art. 10 do Regimento da Ordem. Alceu Maciel militou na imprensa sergipana onde publicou vários artigos de destaques. Publicou em 1925 o livro A Revolução de 1924.

                                                                                     

                                                                                                        ***


Edmundo Noxetti Daltro - Juiz


São poucas as informação que temos sobre Edmundo Noxetti Daltro. Seu nome aparece na imprensa em 22 de novembro de 1892 no Diário de 

Edmundo Noxetti Daltro – Juiz

Pernambuco e reaparece em 8 de janeiro de 1908 num documento quando foi concedida a permuta que requereram os juízes de Direito das comarcas de Laranjeiras e Estância, bacharés Lupicinio Amymthas da Costa Barros e Edmundo Noxetti Daltro, passando o primeiro a ter exercício na comarca de Estância e o segundo na de Laranjeiras. Em 7 de maio de 1912, reaparece no Jornal do Comércio de Pernambuco. No ano seguinte torna-se sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Em 29 de julho de 1934 aparecia no O Estado de Sergipe uma nota que esclarecia em virtude do disposto no art. 65 da Constituição vigente a época, Dr. Edmundo Noxetti Daltro, pediu exoneração do cargo de diretor da Penitenciária Modelo, construída em 1926 no governo de Graccho Cardoso (1874-1950) com projeto e construção de Artur Araújo, uma vez que como juiz, em disponibilidade, está proibido, pelo dispositivo invocado, de exercer outra qualquer função pública. Noxetti deixou traços positivos da sua passagem na administração daquele estabelecimento, procurando, valendo-se dos meios que lhe facultaram, por no verdadeiro caminho de sua finalidade.

Era proprietário de uma Fábrica de cama de ferro, situada na Rua Japaratuba.

                                                                                                     ***

Álvaro Fontes da Silva - Juiz


Nascido em Aracaju a 6 de setembro de 1884, filho de Eugênio José da Silva e D. Argemira de S. Pedro e Silva. De família abastarda, começou a

Álvaro Fontes da Silva - Juiz

 vida modestamente como tipógrafo na cidade natal. Tendo estudado no Atheneu Sergipense, depois se matriculou na Faculdade Livre de Direto do Rio de Janeiro, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 20 de março de 1922. Álvaro exerceu vários cargos públicos: Chefe de Polícia, Secretário Geral de Estado; Juiz de Direito da Comarca de São Cristovão e Maruim e Aracaju Presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Membro do Conselho Penitenciário, Interventor Federal, professor e fundador da Faculdade de Direito de Sergipe. Venerável da Loja Maçônica nos períodos de 1931-1931 e 1940. Como jornalista colaborou no O Estado de Sergipe, Diário da Manhã, Correio de Aracaju, Diário Oficial e no Vespertino, como diretor, além de presidir a Associação Sergipana de Imprensa – ASI (1943-1945).

Na edição de 11 de março de 1943 do Diário Oficial do Estado de Sergipe a Nota “Dr. Álvaro Fontes da Silva”, parabeniza os dois anos da nova fase do Sergipe-Jornal, sob a direção e acrescenta que os círculos de imprensa de Sergipe se congratulam com esse devotado confrade e mais ainda com o próprio Sergipe-Jornal que tem agora à frente dos seus destinos de antigo e intransigente  porta voz da opinião e retilíneo e elucidador do pensamento popular:

“Completou segunda-feira, o seu segundo ano à frente de Sergipe-Jornal, o doutor Álvaro Fontes da Silva, jornalista que sempre honrou as tradições da sua classe e que ora exerce as elevadas funções de Presidente do Departamento Administrativo do Estado.

Embora viesse, anos a fio, servindo à causa pública e à imprensa através das colunas do órgão que hoje dirige, foi tomando a responsabilidade pessoal daquele vespertino que o Dr. Álvaro Silva pode imprimir-lhe feição nova, melhorando-lhe consideravelmente tanto a parte informativa como os comentários e o serviço de colaborações, sem falar na apresentação gráfica, bastante modernizada.”

Advogado brilhante, Álvaro Silva publicou obras sobre Direito. Faleceu em Aracaju a 26 de julho de 1956.


                                                                                      ***

Após sustar os salários dos juízes por mais de dois meses e serem impedidos de receber processos para julgamento, os bacharéis Alceu Dantas Maciel, Edmundo Noxetti Daltro e Álvaro Fontes da Silva, requerem a Corte de Apelação, pela sua Primeira Câmara um “mandado de segurança” afim de que sejam mantidos e assegurados plenamente em suas funções ameaçados que já se sentem, e ainda para que percebam, mensalmente, nos dias designados, - 1º de cada mês – os vencimentos que por lei lhes cabe.

Enquanto isso, Eronides Ferreira de Carvalho consulta pareceres dos juristas: Heráclito F. Sobral Pinto, Mendes Pimentel e Epitácio Pessoa sobre a constitucionalidade da criação do TCE, baseando-se na Reforma da Constituição do Estado de Sergipe, de 24 de outubro de 1923. Os pareceres chegam no final do mês de maio, declarado nulo, por sua evidência inconstitucionalidade, o decreto nº 285, de 7 de março de 1935, que criou o Tribunal de Contas do Estado.

Portanto, o Decreto nº12 de 21 de julho de 1935, torna sem efeito o Decreto nº 285, de 7 de março de 1935, bem assim as nomeações, providências e medidas de qualquer natureza, praticadas com fundamento no mencionado Decreto, revertendo os Juízes Edmundo Noxetti Daltro e Álvaro Fontes da Silva à situação anterior. Sobre o Decreto que anula a criação do primeiro Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o Governador Eronides Ferreira de Carvalho afirma, dentre outras coisas, que:

“a criação de órgãos constitucionais, e a organização da estrutura político-administrativa do Estado, é, por sua natureza, função inerente ao Poder Constituinte escapando às atribuições do legislativo ordinário”.

Um fato curioso é que passados dois anos após o fechamento do Tribunal de Contas do Estado, em 3 de dezembro de 1937 o Diário Oficial do Estado de Sergipe, publica decreto aposentando compulsoriamente os membros “juízes” do extinto Tribunal de Contas, usando da faculdade concedida pelo art. 177 da Constituição Federal de 10 de novembro de 1936.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018

Nota de esclarecimento Emgetis: Referente à nota “Diretores da Emgetis solicitaram retroatividade do adicional de prorrogação de expediente”, publicada no dia 05/03/2018, esclarecemos que: O documento trata-se de uma solicitação de orientação jurídica à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) relativo ao direito de recebimento de retroativo do adicional de prorrogação de expediente;  Mesmo diante do questionamento do direito ao recebimento de retroatividade do adicional de prorrogação de expediente, tal solicitação encontra-se arquivada há aproximadamente um ano, por decisão dos diretores. Ressalta-se que a decisão sobre a extensão deste benefício para os diretores sem vínculo empregatício foi do Conselho de Administração da Emgetis, com base no princípio de isonomia - assegurado no artigo 7º da Constituição Federal e no artigo 461 da CLT – o qual garante a aplicação de direitos iguais a todos os trabalhadores desta empresa que praticam a mesma carga horária.

O Movimento Popular Socialista - PSB/SE, se fortalece no Brasil e no Estado de Sergipe  Pelo zap, Karina Muhlert Drummond, secretária do

Integrantes do encontro que renovou a Coordenação Nacional do MPS

MPS/PSB Sergipe:    “O MPS  realizou seu Congresso Nacional dia 1 de março em BRASÍLIA/DF e renovou a sua Coordenação Nacional. Além disso, o congresso tomou como una estratégia central de organização a criação dos Núcleos de Base que irão fortalecer todos os movimentos  sociais de áreas distintas.  O companheiro ACILINO RIBEIRO foi eleito SECRETARIO NACIONAL e KARINA MUHLERT DRUMMOND de SERGIPE foi eleita Coordenadora de Articulação social, organização de base e mobilização Nacional. Foi criado também os Núcleos de Base nas áreas de Idosos e da terceira idade  com a coordenadora Maria  Silvaneide de Almeida e a Assistente de Base Jaclese Montalvão Etinger e  Sandra Maria Costa Santos  como Coordenadora do núcleo de base de Imigrantes, Refugiados, Exilados, Asilados e Apátridas.  O MPS passou a ocupar duas vagas no Diretório Nacional(ACILINO E JESUS).Temos agora o grande desafio de organizar os Núcleos de Base no Estados e nos municípios.”

Gilmar recebe Sindipen para discutir demandas da categoria O deputado estadual Gilmar Carvalho recebeu  ontem, 5, integrantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindipen), com objetivo de discutir demandas da categoria.O presidente do Sindipen, Luciano Neri, destacou a atenção que o parlamentar têm com as solicitações feitas pelo sindicato. “Como o deputado Gilmar Carvalho sempre nos deu apoio em todas as demandas, nós trouxemos outras solicitações de interesse coletivo da categoria para discussão. Esperamos que em breve essas demandas sejam resolvidas, pois o Deputado se comprometeu a colaborar”, comentou o presidente do Sindipen. Gilmar garantiu que as medidas necessárias para solução das demandas serão tomadas. Também estiveram presentes na reunião o diretor de relações sindicais, Sérgio Henrique, e o diretor de esportes e lazer do Sindipen, Isaías Lima.

Novidades para nosso sertão Pelo zap: Temos dois novos pré-candidatos para o pleito deste ano, um é Walisson Santana que é pré-candidato a deputado estadual, natural de Porto da Folha/SE, mas que desde 2011 mora em Glória, casado com a gloriense Juliana da família dos Cezarios ou

Os dois pré-candidatos do sertão sergipano. 

 como é conhecida Juliana do Cartório. Ele diz "não sou político e nem sonho ser, sou apenas um cidadão inconformado como tantos outros com o descaso do nosso Estado". Infelizmente nosso sertão não tem representante, pois o único que tínhamos a muito tempo trocou o sertanejo por cargos e grupos políticos! Além disso, conheço o sertão melhor do que esses falsos representantes, porque sinto na pele as dificuldades do sertanejo.”

Novidades para nosso sertão II Pelo zap: O segundo pré-candidato  a  deputado  federal é Valdenicio do Sertão, de Aparecida/Se, mas mora em Glória  há cerca  de dez anos, casado com Sueli com qual tem dois filhos. Em 2014 concorreu ao cargo deputado federal e ficou  conhecido pelo sertão por ser um homem persistente na luta para ajudar o sertanejo. Ele diz: "sou uma pessoa extremamente inconformada com a injustiça a qual, nosso povo sofre todos os dias e grande parte desses problemas poderia ser resolvido com políticas públicas. A questão é que, só apenas de quatro em quatro anos que aparece esses ’representantes do sertanejo', mas na verdade são representantes dos próprios interesses e de seus bolsos!" Ambos, estarão juntos e não desistirão de lutar contra este sistema obsoleto em que o pobre tem que bancar o luxo desses políticos.

FIES: Desabafo de uma mãe cuja filha é uma das prejudicadas Pelo Facebook: “Desde quando  fui fazer a inscrição  da minha filha no FIES, o programa  não  aceitava a inscrição.  Fiquei desnorteada procurando saber o motivo e comecei a ligar para a UNIT  e FIES. Aí ficou o impasse, A UNIT  dizia que o Governo Federal  nao disponibilizou vaga para o curso de medicina este ano pelo FIES. Quando ligava para o FIES  eles diziam que eles estavam tudo ok e a falha era da unit  que não  aderiu ao FIES. Assim terminou o prazo e ninguém  conseguiu  se inscrever. Fui a Unit várias vezes e lá não  conseguíamos  falar com os funcionários  da Unit. Eles mandavam a gente ir se informar na sala do FIES, e a coordenadora  do FIES não  sabia explicar nada. Só dizia que se no sistema  não  tinha vagas  era porque não  tinha vagas. Eassim ficou terminou o prazo, e nós pais,  não  obtivemos uma resposta concreta por parte da Unit. Acho que a Unit foi culpada em espalhar outdoors  nas ruas  dizendo  que havia  financiamento  do FIES. Eu acho que quando os alunos se inscreveram para prestar o vestibular  da Unit eles já  sabiam  que não  iriam aderir  ao FIES. Sem falar que até  o programa  “Pravaler”, que é do governo  federal  a Unit cancelou. E agora a quem recorremos?”

PELO TWITTER

www.twitter.com/tomazhs Parece que a única preocupação dos políticos é o arranjo eleitoral. Governar e resolver os problemas do povo fica em 2º 

plano.

www.twitter.com/ffariajr "Deus sempre opta pelos menores e pelo menor número: ele é capaz de deixar noventa e nove para buscar um."

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju A @Saude_Sergipe é novamente colocada em pauta no @BomdiaBrasil, demonstrando a falta de compromisso do @governosergipe com os pacientes oncológicos. Almeida precisa explicar por que o Hospital Cirurgia deixou de receber R$ 7 milhões do @minsaude

www.twitter.com/ClovisCBMelo Desde cedo aprendi a depender de mim.

                                                  Há muito tempo atrás decidi
                                                  Nunca andar na sombra de ninguém.
                                                  Se eu falhei, se fui bem sucedido
                                                  Pelo menos eu vivi como acreditei!

 NOTA PÚBLICA 

SINDIJOR reprova curso EAD e reconhece apenas cursos presenciais de Jornalismo da UFS, UNIT e ININASSAU

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público informar a classe jornalística e a própria sociedade, que apenas três faculdades de Jornalismo em Sergipe são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como pelo SINDIJOR, responsável pela autorização dos Registros Profissionais e seus devidos enquadramentos, como estabelece a Lei Federal 972, que regula o exercício do Jornalismo no Brasil.

Apenas os cursos de Jornalismo das universidades: Federal de Sergipe (UFS), Tiradentes (UNIT), e o mais recente curso de Jornalismo da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU) são reconhecidos pelo MEC.

Todos esses cursos atendem as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação e homologadas pelo MEC. Pela resolução ministerial, os cursos de Graduação em Jornalismo, Bacharelado, devem ter carga horária mínima de 3.000 horas/aulas e duração de 4 anos, no mínimo. Todos os cursos oferecidos em Aracaju são na modalidade presencial, como defende o SINDIJOR e a Federação Nacional dos Jornalistas, responsável pelo projeto das novas Diretrizes Curriculares, aprovadas pelo MEC, em 2013.

Não Reconhecido

O curso oferecido pelo Centro Universitário Internacional (Uninter), na modalidade EAD, não tem o reconhecimento do MEC. Em recente fiscalização, o SINDIJOR descobriu que o Polo da Uninter em Aracaju não dispõe de laboratórios presenciais, uma exigência das novas diretrizes do curso se Jornalismo e do MEC.

“Ou seja, quem fizer este curso poderá não ter o diploma reconhecido pelo MEC e o registro profissional negado pelo SINDIJOR. Em contato com o MEC, o SINDIJOR relatou a precariedade do curso. O próprio MEC parabenizou a nossa entidade de classe por sua preocupação com a qualidade dos cursos de Jornalismo ofertados em Sergipe. Sendo assim, os três únicos cursos de Jornalismo reconhecidos pelo MEC são os cursos da UFS, UNIT E UNINASSAU”, esclarece Paulo Sousa, presidente do SINDIJOR.

O SINDIJOR é contra cursos na modalidade EAD por entender que só os cursos presenciais dão a qualificação que o aluno precisa e a sociedade e o mercado de trabalho exigem. Por isso, Jornalismo só presencial.  

NOTA PÚBLICA DEAGRADECIMENTO 


O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, vem a público agradecer a tantos quantos manifestaram preocupação com o acidente sofrido pelo seu filho, Talysson Costa, na tarde segunda-feira, 05, na BR 235. Esclarece que, por volta das l6 horas, Talyssson voltava de Aracaju com destino à Itabaiana,  quando teve que desviar seu veículo, uma Hilux, de placa KMA 2222-Itabaiana, de uma  Ranger, que invadiu a contra mão. Neste momento perdeu o controle do carro. que acabou caindo em uma ribanceira, na altura da Fazenda  Boa Luz. Pela misericórdia de Deus, apesar da gravidade do acidente, os danos foram  apenas materiais. Posteriormente, a motorista da Ranger, bastante nervosa, confessou que dormiu ao volante, pediu desculpas e foi aconselhada  por mim a seguir viagem.  Agradeço a Deus pelo livramento, o que fez aumentar ainda mais minha  fé. Estou devidamente   agradecido pelas   inúmeras mensagens de apoio e solidariedade ao meu filho e a toda minha família.


Valmir de Francisquinho
prefeito de Itabaiana

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/  

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

“A corrupção está intimamente ligada ao pecado, mas é diferente dele. Na verdade, a corrupção é "não um ato, mas um estado, um estado pessoal e social no qual a pessoa se acostuma a viver", por meio de hábitos que vão deteriorando e limitando a capacidade de amar.” Papa Francisco



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Lucas Oliva de Sousa
06/03/2018 às 09:45
A campanha generalizada precisa ser "Coloque o Pijama nos Políticos de Sempre!". Renovação Urgente!
Itabaianense
06/03/2018 às 08:17
José Carlos Machado foi Deputado Federal por 2 mandatos com atuação pífia e agora que é ano de eleição sempre tá aparecendo no blog com notinhas demagogas. Teve a oportunidade de fazer diferença e foi apenas mais um... Vai cuidar do seu processo como Vice Prefeito de Aracaju, Machado! https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/jose-carlos-machado-confirma-que-seu-gabinete-possuia-82-cargos-comissionados.ghtml

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030