André Moura e Jackson Barreto mais unidos do que nunca
Composição Alese.
09/04/2018  03:00


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O líder do governo Temer, deputado André Moura (PSC), filiou na semana passada vários deputados em seu partido. Desta feita, hoje a bancada do 

André e Jackson: mais unidos do que nunca 

PSC é formada por SEIS  deputados, são eles: Pastor Antônio, Capitão Samuel, Gilmar Carvalho, Paulinho da Varzinhas, Vanderval Marinho e Venâncio Fonseca.

Além dos parlamentares cristãos já  citados, também formam o agrupamento de Moura parlamentares de outras legendas, à exemplo de: Adelson Barreto Filho (PR), Gustinho Ribeiro (SD) e Augusto Bezerra (PHS).  Portanto, assim hoje a bancada de André na Alese é composta por 9 deputados ao todo. Gustinho, que foi líder de Jackson e tem cargos no governo e comanda a Funesa não esconde que fez um acordo com André.  Outro que apareceu na festa do PSC de André, foi Zezinho Guimarães, do MDB de Jackson.

Mesmo o líder de Temer querendo "jogar para a platéia" que é oposição ao governo estadual, boa parte destes parlamentares que hoje o seguem,  são praticamente aliados ao governo e, inclusive, teriam até cota de participação na administração com alguns cargos. Uma das exceções é Gilmar Carvalho.

Certamente, esses entendimentos só foram possíveis graças à conivência de Jackson Barreto (MDB), que mesmo agora afastado do governo, deve continuar dando as cartas. A aliança branca entre Jackson Barreto (MDB) e André Moura (PSC) agora fica mais nítida com essa nova composição da assembleia.

Zezinho e Gustinho, deputados de Jackson na festa do PSC de André. 

Nos bastidores, JB mostra que não está para brincadeira quando se trata da aliança com André, prova disto é que nos últimos dias Jackson tentou queimar a candidatura de Rogério Carvalho (PT), tentando passar para a sociedade que o ex-deputado estaria inelegível e, também, outras movimentações feitas contra  o petista na surdina, que este blog acabou sabendo diretamente de Brasília. Outro fato que pegou a todos de surpresa foi a acusação feita por Jackson, afirmando que Marcelo Déda teria entregado o estado quebrado.

Essas duas ações contra o PT, na verdade, foram milimetricamente pensadas, uma vez que Jackson sabe que não conta mais com o voto espontâneo do PT e, também, tem consciência que Rogerio atrapalha seus planos de ser senador. Outro fato que comprova esta narrativa foi a desincompatibilização de Eliane Aquino, pois já é certo que Jackson pretende, a todo custo, emplacar a viúva de Marcelo Déda como vice de Belivaldo Chagas (PSD), para assim contemplar o PT e tentar evitar que Rogério participe da chapa como candidato ao Senado.

Com Rogério fora do caminho e a certeza que Heleno Silva (PRB), mesmo indo para oposição, estaria inelegível. Nesta hipótese, ainda restaria uma única pedra nessa estrada, e este obstáculo seria o senador Valadares (PSB), mas parece que o deputado André Moura teria ficado responsável por tentar inviabilizar o senador socialista. E o senador Valadares parece que caiu na armadilha porque vem respondendo ao líder de Temer toda vez que é criticado.

O comentário geral nos bastidores é que nesta aliança branca, caberia a André a tarefa de atrair partidos via Brasília e tentar assediar prefeitos ligado ao  PSB oferecendo verbas do governo Temer.

Com o plano traçado de tentar isolar Valadares e destruir as candidaturas de Rogerio e Heleno, a aliança de André e Jackson pretende abocanhar as duas vagas para o Senado sem grandes dificuldades.

O grande empecilho para tudo isso é a forte rejeição popular dos governos federal e estadual. Na verdade, o eleitorado sabe que Jackson fez o pior governo de todos os tempos, e que André Moura responde a vários processos por corrupção, além de ser visto como braço direito de Eduardo Cunha e líder do impopular Temer.

Faltando seis meses para a eleição a ordem é passar o trator nos adversários para tentar reduzir a alta rejeição de André e Jackson e não sofrerem uma fragorosa derrota eleitoral.

Rede ganha Georgeo Passos e Moritos Matos  E o Rede Sustentabilidade, que tem Dr. Emerson como pré-candidato ao governo, recebeu as filiações dos deputados estaduais Georgeo Passos e Moritos Matos. Georgeo Passos mostrou desprendimento, correção e coerência não aceitando ficar mais no grupo comandado hoje por André Moura.

Caso de Polícia: Almeida e Jackson inauguram Centro de Nefrologia e no outro dia desmontam tudo.  Brincando com vidas! Mais uma farsa do Pior Governo da História de Sergipe Num país sério o que Almeida Lima e Jackson Barreto fizeram na última quinta-feira, 05, inaugurando um Centro de Nefrologia com os equipamentos apenas para mostrar à mídia e no outro dia tudo foi desmontado responderiam, no mínimo, por improbidade administrativa.  O MPF, através do responsável pela área da saúde, o competente Ramiro Rockenbach, por ser tratar de dinheiro do SUS, também deve entrar em ação.

Caso de Polícia: Almeida e Jackson inauguram Centro de Nefrologia e no outro dia desmontam tudo.  Brincando com vidas! Mais uma farsa do Pior Governo da História de Sergipe II No fim de semana viralizou a reportagem da TV Sergipe mostrando a inauguração e as fotos da Associação dos Renais Crônicos que no outro dia foi ao local e encontrou tudo desmontado e uma obra faltando muito para ser concluída.  Mas tem mais, tem o vídeo feito pela Associação dos Renais Crônicos. Veja a realidade do Centro um dia após a inauguração:

Por ofício quase R$ 100 milhões E um artíficio foi usado por um gestor para pagar somente este ano quase R$ 100 milhões: "por ofício." Um escândalo, sem passar pelo Crafi e pela PGE. Agora as autoridades fiscalizadoras descobriram e estão preparando uma não grata surpresa para o gestor. 

Missa de posse de Belivaldo Um fato curioso ocorreu no último sábado, dia 7, na Paróquia do Bugio, durante a Missa de Posse de Belivaldo Chagas 

Dom Costa: nunca cobrou de Jackson Barreto solução para os problemas dos sergipanos. 

como governador de Sergipe. O Arcebispo João Costa, que nunca abriu a boca para cobrar as atitudes desumanas promovidas por Jackson Barreto, que foi o pior governador da história de Sergipe, tentou amenizar o desastroso e irresponsável governo de JB com a seguinte frase: “Parabenizo o ex-governador Jackson Barreto pelo seu esforço à frente do Estado em meio a uma crise brasileira.” Parabenizar, senhor Bispo?

Missa de posse de Belivaldo II O Arcebispo de Aracaju ficou omisso desde que assumiu a Arquidiocese de Aracaju em relação aos desmandos de Jackson Barreto. Não ficou ao lado dos servidores públicos, aposentados e pensionistas do Estado quando do atraso e parcelamento dos vencimentos; calou-se diante dos inúmeros assaltos em diversas paróquias da Arquidiocese; nunca cobrou de JB a falta de segurança pública da população. Uma triste constatação. Mas fica a pergunta no ar: por que será? Aguardem cenas dos futuros capítulos!

Missa de posse de Belivaldo III A Missa de posse contou, praticamente, com a presença de autoridades e dos cargos comissionados do Estado. A rejeição a Jackson Barreto é tão grande que apenas 2 padres celebraram com o Arcebispo. Ou será uma rejeição dos dois?

O governo de Vossa Excelência extinguiu um dos mais deprimentes espetáculos dentre os que constrangem qualquer sociedade – o das filas de matrícula para conseguir vaga na escola pública estadual.” A frase é de Jorge Carvalho que deixou a pasta da educação estadual. Assim como entrou, quando fez críticas ao antecessor, Belivaldo Chagas, Jorge voltou a lembrar do cenário que recebeu. Com certeza, o período de Belivaldo na educação será explorado pela oposição na campanha eleitoral.

Mudanças secretariado Além das mudanças nas pastas da fazenda e educação, Belivaldo prepara outras mudanças. No fim de semana se comentou até a saída do primeiro-ministro Almeida Lima. O blog não acredita já que ele manda no governo. Deram como certa uma disputa entre grupos do governo já que o PT tenciona em indicar um nome para a pasta. Será?

PRB entregará todos os cargos hoje, 09 Circula nos bastidores da política que nessa segunda-feira, 09, o PRB, comandado por Heleno Silva, entregará todos os cargos e irá para a oposição. Como ficará o discurso de Heleno Silva ao lado do líder do governo Temer? Já tem apostas.

Queda de Braço  E a bancada governista vem fazendo uma série de reivindicações ao novo governador Belivaldo Chagas. Um dos problemas é o entrosamento com o presidente do Banese, Fernando Mota, que nos últimos tempos se apegou em Almeida Lima, o primeiro-ministro, com fatos já narrados aqui.  Um dos deputados que não esconde a insatisfação é Zezinho Guimarães, que é baneseano, mas Fernando Mota sempre deu um banho nele. Agora o jogo recomeçou, o placar está de 2X1 para FM. Com a saída de JB do governo, tudo pode acontecer? Zezinho empata, tomará outro banho ou dará um banho definitivo? Está semana é a semana, perguntar não ofende!

PMN terá candidato ao governo em Sergipe O advogado Milton Andrade, será o candidato a governo pelo PMN. Segundo informações, o Partido da Mulher Brasileira, passou da liderança de Thiaguinho Batalha, vereador de Aracaju, para o vice-prefeito de São Cristóvão, Betinho.

Barra dos Coqueiros: projeto de lei complementar para nova estrutura administrativa parece “azeitando” a máquina para a campanha E o blog recebeu uma cópia do projeto de lei complementar número 004/2018 enviado pelo prefeito da Barra, Airton Martins. Está sendo analisado e comparado com o quadro atual, porque nos bastidores o comentário é que está sendo “azeitada” a máquina para a campanha do irmão, Adailton. Será?

MPE instaura procedimento para apurar interrupção das análises da qualidade da água em Aracaju pelo Lacen O Ministério Público de Sergipe, através da promotoria de Defesa do Consumidor de Aracaju, instaurou procedimento para apurar a interrupção das análises da qualidade da água em Aracaju. A promotora da área, Euza Missano Costa, face a urgência da importância do assunto, deu o prazo de cinco dias para que a diretoria do Lacen e da Vigilância Sanitária de Aracaju informem se realmente houve nova interrupção das análises da qualidade da água na capital e, em caso afirmativo, qual o motivo impeditivo, eventualmente informado,  tudo para a devida instrução por parte do MPE e a avaliação de possibilidade de instaurar procedimento administrativo. É bom investigar também se o Lacen foi entregue para interesses políticos.                           

Advogados, mais uma publicação vitoriosa da Remacre Comunicação.

Revista Advogados Já está circulando a primeira edição da revista dos advogados de Sergipe, mais uma publicação da Remacre Comunicação, sob o comando de Clóvis Munaretto. A revista – que inicialmente será trimestral -  é uma publicação independente com o intuito de abordar e debater assuntos de interesse da classe da advocacia. Segundo Clóvis Munaretto, neste primeiro são abordados temas atuais como reforma trabalhista e o reflexo nas atividades dos advogados, tem uma entrevista com o presidente da OAB/SE, Henri Clay , sobre o terceiro mandato à frente da entidade e outra com Emanuel Cacho, advogado criminalista sobre a segurança pública.

Simão Dias:  família Santana investigada por todos os lados Após o prefeito de Simão Dias, Marival Santana, ter sido denunciado pela Operação do Deotap, sob o comando da delegada Thais Lemos, de desvio de verba pública, entre outros, no município de Riachão do Dantas, uma CPI aberta pelos vereadores investiga a prefeita Gerana Dantas e o proprietário da Viação Santana, empresa de transportes que tem como um dos sócios o filho do prefeito que é pré-candidato a deputado estadual.   A CPI também pode dar um atestado de idoneidade não só à prefeita, mas também à empresa. É esperar o resultado.


ESPECIAL/MENSAGENS DE DESPEDIDA PARA O PIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DE SERGIPE – Blog recebeu dezenas, selecionou um genial Soneto e duas  delas:

SONETO DA LIBERDADE  (De um cidadão que pediu anonimato, pois teme perseguição)           

Findou este governo deplorável,                                                                                                                                                                     

Que sofrimento trouxe ao sergipano.
Foi-se de vez a voz do desengano,
Rouca, cinicamente miserável.

Salários atrasados, desmantelo,
Desprezo pelo povo combalido.
Porém, na rua um som é bem ouvido:
"Já vai tarde, ninguém quer mais revê-lo."

Ele retruca: "Irei para o senado".
Tolamente, acredita no impossível,
Depois dessa gestão inconcebível.

O eleitor reservou-lhe um bom legado,
Por conta dos três anos de trapaça:
"Queime no eterno fogo da desgraça."


Do ex-vereador e camarada Marcélio Bonfim que iniciou a carreira política junto com Jackson Barreto  “JB você  deve fazer autocrítica, na prática, pedindo perdão aos funcionários  públicos,  em especial aos aposentados, aos  profissionais da saúde,  da educação, pela sua opção  de implantar uma política fascista, contrariamente com  esse discurso  de campanha. Até  quando você vai enganar o povo sergipano? JB, eu lutei contra a ditadura que tinha  a mesma prática adotada no seu governo  contra servidores e trabalhadores.”

Do sargento Moraes  “Discurso do novo governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não enche a barriga de ninguém. Nada  mudou para o POVO, espacialmente para os servidores públicos, aposentados e pensionistas. Hoje é 08 de abril e os servidores NÃO receberam $$$ do mês de março. Resultado prático deste descontrole das CONTAS do governo, falta de transparência, do inchaço da máquina pública e do (Des) Governo do JACKSON BARRETO e auxiliado pelo vice-governador, e hoje atual governador, Belivaldo Chagas. Pergunto: Quando os servidores do Estado de Sergipe vão receber $$$ referente a março?


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018

Rótula do Bairro Jardins próximo ao shopping Poste inclinado com possibilidade de cair. É preciso uma intervenção urgente!           

Poste inclinado com possibilidade de cair. É preciso uma intervenção urgente! 

Poda de árvore: esclarecimento Emsurb Resposta a moradora do Veneza I, reivindicação publicada no sábado, da ascom/Emsurb: “Acompanhando (como sempre) seu blog, verifiquei solicitação de morador da Travessa B, no Bairro Veneza I, para poda de árvore. Ele cita que entrou em contato com a Emsurb. Por este motivo, seria interessante que o mesmo encaminhasse o número do protocolo da manifestação. Na referida nota, ele cita que os galhos estariam envolvidos na fiação elétrica. Se assim estiver, a ação deve ser realizada pela Energisa. Basta que o morador ou moradores liguem para o 0800 da empresa energética e informe o CDC.

Diretora da SEED integrará equipe de consultores técnicos do Ministério da Educação Reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de São Paulo chama a atenção para o bom trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe. O jornal deu voz a professora Gabriela Zelice, até a última sexta-feira diretora do Departamento de Educação da SEED. O bom trabalho realizado pela Secretaria da Educação fez com que a Secretaria de Educação Básica do MEC convidasse Gabriela a integrar a equipe de consultores técnicos do Ministério da Educação. Ela começa a exercer as novas funções a partir da próxima quarta-feira, em Brasília.


NOTA DE PESAR – GUARDA MUNICIPAL DE ARACAJU

É com imenso pesar que a família Guarda Municipal de Aracaju informa o falecimento precoce do guardião Paulo Sérgio de Oliveira na manhã de hoje, 08, no mercado Albano Franco, Centro da capital. P. Sérgio como era conhecido na corporação era um dos fundadores da GMA, atuando de forma ativa há mais de 26 anos. Figura estimada por todos, de excelente comportamento profissional.

   P. Sérgio foi mais um agente de segurança pública de Sergipe alvo de criminosos que o executaram sem chance de defesa. Desde o momento do ocorrido por volta das 09h todos os nossos guardiões estão nas ruas, com o apoio da coirmã Guarda Municipal de Nossa Senhora do Socorro, da Polícia Militar do Estado de Sergipe e da Polícia Civil.

   P. Sérgio deixa esposa e quatro filhos.

Prefeitura de Aracaju une forças para resolução do assassinato do GM Paulo Sérgio de Oliveira A Prefeitura Municipal de Aracaju esclarece que o prefeito Edvaldo Nogueira está acompanhando de perto todas as ações que envolvem o caso do agente da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Paulo Sérgio de Oliveira, assassinado na manhã deste domingo, 8, na região dos mercados centrais.

Fundador No momento do crime, o guardião estava a serviço e as investigações irão apontar se o crime ocorreu durante a tentativa de impedir um assalto ou se foi assassinado por ser reconhecido fardado no local. O agente tinha 49 anos e foi um dos fundadores da Guarda Municipal em Aracaju. O corpo será velado no Osaf, localizado na rua Itaporanga, Centro, a partir das 16h deste domingo. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, nesta segunda, 9, às 10h.

Celeridade O prefeito pediu celeridade na resolução do caso e solicitou à Secretaria de Segurança Pública do Estado o apoio total da Polícia Militar, que já atua com eficiência, prestando, inclusive, apoio aéreo nas buscas. Além disso, foi montada uma força-tarefa para localizar os responsáveis pelo crime, que envolve órgãos municipais, como a GMA e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT).

Assistência aos familiares O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, coronel Luís Fernando Almeida, também está acompanhando de perto a investigação e as ações do caso. A Prefeitura ressalta que está prestando toda assistência aos familiares do guarda. O autor dos disparos foi localizado pela Polícia Militar, portando a arma do crime e a moto roubada no assalto. Durante a captura, o indivíduo reagiu ao confronto, foi atingido e acabou falecendo. Uma segunda pessoa está presa, por suspeita de envolvimento, e outra ainda encontra-se foragida.

Poema - Por Antônio Samarone

A cadeia mói o cabra

Se o sujeito não tiver a cabeça Boa ta lascado

A rotina

A solidão

Isso tudo vai minando o moral do cristão

A idade agrava, apressa as demências

É a morte civil, resta a carcaça que respira e pensa

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

Quando a democracia encontra o autoritarismo: novos momentos do caos brasileiro  Por Saulo H. S. Silva*

“O Brasil não é para principiantes”!  Esta frase é atribuída ao saudoso maestro Antônio Carlos Jobim e, obviamente, o seu tom de ironia revela toda a profundidade presente nessa sentença. De fato, o Brasil não é para principiantes, aqui ou é seguida a lógica e a moral dos poderosos ou estar-se-á fadado ao descaso, à perseguição, à morte violenta, à ameaça dos senhores das armas, à prisão arbitrária etc. O Brasil não é para principiantes porque viver aqui exige um ato de heroísmo, é preciso ser herói para viver em um dos países mais desiguais e violentos do mundo, onde a educação é tratada como faz de conta e os valores básicos que sustentam as democracias liberais, fruto das revoluções modernas, são compreendidos como mordomias excessivas.

Isso não é fruto do acaso, somos herdeiros da escravidão continuada e da ignorância venerada.  Afinal, aqui doutor é que tem posses, quem tem poder e, como consequência, prestígio político e desprezo pelos valores populares. Por isso, a famosa expressão, “sabe com quem está falando”? Aqui o povo nunca teve vez, mas foi condenado à vida de escravidão, ou de semiescravidão, de modo que nem as contraditórias liberdades liberais conseguiram um solo apropriado para criar raízes no Brasil.

Diante do histórico de violência e exploração contra os povos que formaram essa nação, a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, e dos consequentes governos do Partido dos Trabalhadores até o golpe parlamentar de 2016, foi uma maré de esperança para esse povo sofrido. E talvez tenhamos vividos os momentos mais esperançosos da história desse país, mas não nos cabe analisar esses fatos neste momento. Porque nem tudo são flores. Ao lado do espírito progressista, a mentalidade do retrocesso, seja por debilidade cognitiva de parcela da população ou intensão deliberada das elites em manter a posse dos seus feudos, permanece. E desde que seja adubada e cuidada, ela vigora! Como o Brasil não é para principiantes, os erros do PT, sobretudo, na escolha de seus aliados e no emprego de práticas políticas tradicionais, abriam a porteira para o desprezo dos valores democráticos e dos princípios constitucionais.

Enquanto partido que abraçou a ordem democrática brasileira instaurada com a Carta de Magna de 1988 e os anseios da formação de um país menos desigual, o PT acabou sendo a imagem do sucesso dessa democracia, da garantia de direitos às minorias, da esperança para o povo trabalhador, da universalização da educação e do emprego de políticas solidárias em geral. Com o aprofundamento das dificuldades no final do primeiro governo de Dilma Rousseff e o aumento sem precedentes da campanha ideológica antipetista, esse sentimento plantado pela elite conservadora trouxe consigo valores antidemocráticos e autoritários. O enfraquecimento carismático do PT corresponde à derrocada dessa espécie de orientação política. Assim, antipetismo e autoritarismo se comungam e ocupam praticamente a mesma posição no tabuleiro do debate político e ideológico. Por isso, tantos e tantas que erguem vozes contra o PT, e à esquerda em geral, também são advogados da intervenção militar contra os supostos desmandos dos defensores das liberdades e igualdades sociais.

Pois bem, após um período de acirramento da campanha ideológica empreendida para destituir a presidentes Dilma Rousseff, e consolidado o processo de impeachment, nós temos visto ocorrer no Brasil os maiores desprezos contra princípios fundamentais para qualquer sociedade dita moderna: democracia, liberdade, direitos políticos e atenuação da desigualdade social. O governo que se instalou no Palácio do Planalto tem um caráter deletério, tanto para os direitos populares bem como é entreguistas das riquezas brasileiras e entusiasta da ordem autoritária.

O contexto político que vivenciamos tem uma pauta, um roteiro delimitado e bastante evidente aos olhos de quem desejar enxergar alguma coisa em toda essa confusão. No estágio atual, as forças estão concentradas em cassar e anular o candidato com maior apoio popular e que, de um modo ou de outro, representa os valores da igualdade política, liberdade e inclusão social.  Haja vista figurar no topo das intensões de voto em todas as situações possíveis para a eleição presidencial de 2018 e por estar ligado a valores progressistas e populares, Lula é o cão a ser maltratado, o “bandido” a ser crucificado, é o político que deve ser retirado da vida pública.

Evidentemente, a prisão de Lula é autoritária e já estava orquestrada bem antes do julgamento do Supremo Tribunal Federal, no dia 04/04/2018.  Do contrário, não sairia um mandado de prisão tão rápido, cerca de 20 horas após o julgamento do STF, e sem ainda estarem encerrados os prazos para a contestação final da defesa. Independente da discussão sobre a prisão ou não em segunda instância e da ausência de provas para efetuar uma condenação dessa natureza, o que salta aos olhos são os detalhes e a ordem dos fatos.

Inicialmente, a caravana de Lula pelo sul do Brasil já havia sido atacada de forma covarde com a utilização de armas de fogo contra um dos ônibus da caravana, algo já constatado pela Polícia Federal. Nada mais protofascista e antidemocrático que recorrer à bala para resolver um contraponto político! Se não bastasse isso, um dia antes do julgamento, o Comandante do Exército brasileiro emitiu uma opinião pública de nítido caráter intimidatório, ameaçando, nas entrelinhas, o STF de um possível golpe militar em caso de resultado indesejado pelo senhor do alto escalão. É inimaginável que, em um regime democrático, o Supremo Tribunal Federal seja intimado antecipadamente pelos senhores das armas a proferir um determinado resultado.

No próprio julgamento do STF duas posições incongruentes foram tomadas por duas ministras daquela corte suprema. Inicialmente, o voto da ministra Rosa Weber teve um caráter de histórica contradição, ela simplesmente afirmou que a prisão em segunda instância era inconstitucional, mas que ela votaria pela prisão nessas condições para seguir o entendimento da maioria anteriormente estabelecido. Pergunta-se a Rosa Weber, como a ministra pôde deliberadamente sentenciar algo tão importante em contradição com os marcos constitucionais que a senhora mesmo acredita? E quanto ao voto de minerva dado pela ministra Cármen Lúcia? Bom, esse foi ainda mais indigno de uma magistrada que ocupa cargo de tamanha envergadura, a presidente do STF proferiu um voto mal formulado e incoerente com a própria decisão da ministra que votou outrora a favor da liberdade do Senador mineiro Aécio Neves, flagrado, diga-se de passagem, em todas as espécies de malfeitos. De qualquer forma, Cármen Lúcia desempatou e decidiu pelo caos, devidamente instalado com o célere mandado de prisão emitido pelo Juiz de Curitiba.

Como vemos, em todo caos existe uma lógica. Tudo isso não se trata de algo particular e nem de uma batalha imparcial contra a corrupção. O Brasil vem presenciando o aumento alarmante de casos protofascistas, assassinatos de líderes populares, justiça parcial e partidária, desprezo pela democracia e pelos direitos das minorias, intervenção militar no Rio de Janeiro e ameaça de golpe advinda do alto escalão do exército. O mandado de prisão de Lula, expedido dessa maneira e nessas circunstâncias, está inserido nesse processo de avanço do autoritarismo contra a liberdade, da força contra o direito. Nesse caso, é óbvio que tal processo deve ser contestado e denunciado porque corresponde à tentativa do espírito do atraso em continuar a apertar o cabresto da população brasileira em geral.  Afinal, com já afirmamos, o antipetismo traz consigo o autoritarismo, a exploração, a intolerância e o fim da política.

Portanto, em situações como essas, é preciso decidir em qual lado das intensões o cidadão permanecerá e qual é o país onde se deseja viver. O país do autoritarismo contra a liberdade? Dos interesses sombrios contra os preceitos legais? Dos burgueses gananciosos contra a classe trabalhadora? Não se pode escolher o meio termo, a radicalização se instalou de forma permanente, é uma queda de braços; eles ou todos nós?  Assim, encerro com uma celebre pergunta elaborada por Lenin em um dos seus livros, O que fazer? Evidentemente, um conflito de classes que chega a esse nível não será resolvido simplesmente por meio do voto e dos princípios da democracia representativa porque o autoritarismo só concebe o regime do medo, do terror, da exceção. Portanto, a pergunta aqui lançada ainda está sem respostas!
   
*Doutor em Filosofia, Professor da Universidade Federal de Sergipe.

ARTIGO 


O PT deveria me representar por Maurício do Vale 

Durante seus discursos, Lula destacou duas figuras emergentes e neófitas no cenário político nacional, Manuela d'Ávila e Guilherme Boulos, todos colados no palanque do discurso derradeiro, em detrimento de companheiros do PT protagonista no passado próximo ou longínquo, como Suplicy, Wagner ou Haddad ou Jaques Wagner. A estratégia do velho político ainda não está evidente, mas parece apontar como ele enxerga o futuro cenário político, e quem seriam os novos guias da esquerda nacional.

Manuela e Guilherme realmente são sangue-novos, com ideias novas e disposição para a militância, algo que o burocratizado PT com seus líderes apegados a cargos parecem ter perdido, unidos a militantes sedentos por ascensão na estrutura partidária, entretanto com visão política e social limitada. A aposta de Lula parece acertada não para essas eleições, mas as seguintes.

Apenas parece... Infelizmente, os discursos destas novas figuras não estão ligadas aos recentes anseios da sociedade, e a tendência é que terminem apenas pregando para convertidos, sem amplo alcance na sociedade.

O principal motivo disso é o hasteamento de bandeiras específicas e difusas, mesmo que com causas justíssimas. LGBT, feminismo, moradia, empoderamento, movimentos raciais... deveriam ser uma preocupação geral da sociedade e não transformar valores humanistas em sectarismo. Isto pode garantir uma base forte, mas extremamente restrita e com dificuldade de diálogo com o resto da sociedade.

A grande maioria da sociedade está realmente preocupada é com seu dia a dia, mas os discursos das esquerdas cada vez mais abandonam o trivial para se concentrarem no específico. Segurança e economia são a maior preocupação do cidadão, seja ele quem for, esteja posicionado onde quer que esteja. Entretanto, as esquerdas vêm abandonando o discurso econômico e pouco tem a dizer sobre segurança, pois achavam que esta se resolveria junto com a outra, o que se mostrou quase oposto.

A torrente de preocupações com segurança e economia faz emergir políticos antes pouco acreditados e alguns oportunistas que jogam política com pesquisas de opinião debaixo do braço. Estes perceberam o clamor popular, e a aposta de Lula na nova esquerda parece mostrar que sua visão já está turva, se rendendo à política de minorias (justas, repito, mas limitadas a elas mesmas), desviando a esquerda e seu partido da política de massa, para o trabalhador e para o povo, justamente no momento em que o Brasil mais precisa.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

FIM DE SEMANA SANGRENTO EM SERGIPE; 16 MORTES VIOLENTAS; VEJA NO RELATÓRIO DO IML (Com Informações: Portal de Notícias Edelson Freitas):


+ José Valtemir dos Santos, 46 anos, vítima de colisão entre veículos, em acidente ocorrido em Muribeca;

+ Gildete Dantas da Silva, 61 anos, morte por espancamento, em uma fazenda localizada no Povoado Baixa da Maravilha, em município de Carira;

+ Corpo sem identificação, sexo masculino, recolhido no HUSE, em Aracaju, vítima de arma de fogo;

+ Almir Onofre Oliveira Araújo, 63 anos, morreu no HUSE, vítima de queda de moto, em acidente que aconteceu na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju;

+ Corpo sem identificação, sexo masculino, morte violenta por arma de fogo, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju;

+ Tassilho Santos da Cruz, 24 anos, morte violenta por arma de fogo, no Povoado Caixão de Pedra, em Cristinápolis;

+ Jamisson Moura Santos, 24 anos, morte violenta por arma de fogo, em Nossa Senhora das Dores;

+ Cristiane Conceição Santana, 49 anos, morte violenta por arma de fogo, no Bairro Cidade Nova, em Estância;

+ Camila Cardoso Custódio, 16 anos, faleceu no HUSE, vítima de acidente de trânsito, no Conjunto Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro;

+ Rodrigo Pereira de Souza, 28 anos, vítima de arma de fogo, em confronto policial ocorrido no Bairro São Carlos, em Aracaju;

+ Corpo sem identificação, sexo masculino, recolhido na Avenida Heráclito Rolemberg, em Aracaju, causa morte desconhecida;

+ Corpo sem identificação, sexo masculino, recolhido no HUSE, em Aracaju, vítima de arma de fogo

+ Ana Graziele dos Santos Borges, 31 anos, morte violenta por arma de fogo, no Beco do Açúcar, em São Cristóvão;

+ Leandro de Jesus Santos, 19 anos, morte violenta por arma de fogo, no Bairro Industrial, em Aracaju;

+ Deyvison Robson Santos Silva, 27 anos, morte violenta por arma de fogo, no Loteamento Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro;

+ Corpo sem identificação, sexo masculino, morte violenta por arma de fogo, em Nossa Senhora do Socorro;

+ Corpo sem identificação, sexo masculino, morte violenta por arma de fogo, na Rua Apulcro Mota, em Aracaju;

+ George Mark da Rocha Bezerra, 28 anos, morte violenta por arma de fogo, nos Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro;

+ Edson Tavares de Lima, 26 anos, morte violenta por arma de fogo, no Povoado Serra da Guia, em Poço Redondo;

+ Jean Carlo Santos Morais, 24 anos, morreu no HUSE, vítima de arma de fogo, em confronto com a polícia, no Bairro São Carlos, em Aracaju;

+ Maria Lenízia Almeida Braz, 40 anos, faleceu no HUSE, vítima de queda de cavalo, no município de Nossa Senhora Aparecida.


PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro No Brasil, quem dá dois passos atrás para depois dar um adiante, sempre esquece do buraco.                          

                              

www.twitter.com/Valadares_Filho 7 de abril. Hoje sai da chefia do executivo estadual o pior governador da nossa história. Agora é contar os dias até 31 de dezembro onde terminará o pior governo que já vivemos.

www.twitter.com/dimasroque Tem gente que vive atacando Blogueiros Progressistas. Deve se achar a última cocada do tabuleiro. Mas até agora não a vi em uma manifestação. Nem contra o Golpe, nem para barrar o Golpe. Cala a Boca Magda!!! Vai arrumar uma lavagem de roupa e ocupar melhor tua vida.

www.twitter.com/Mmauriciolobo  Vergonhoso o Secretário @Saude_Sergipe Almeida Lima, querer politizar as ações da Comissão de Saúde @assembleiase que tem como presidente a deputada @DepSilviaFontes quando ele mesmo questionou e quis atribuir aos deputados pela não fiscalização da dívida R$ 1 Bilhão da @FHS_SE

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Deves te precaver de não estabelecer uma aliança com alguém mais poderoso que tu para atacar os outros, a não ser que te vejas forçado a isto. A razão é que, em caso de vitória, te tornas seu prisioneiro...” Maquiavel, um retrato de Sergipe hoje...



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Atanasio
09/04/2018 às 15:59
Missa de Posse de Belivaldo PAPA FRANCISCO: “[...] Quanto a vós, caríssimos irmãos Bispos, eleitos pelo Senhor, meditai que fostes escolhidos dentre os homens e para os homens, fostes constituídos nas realidades que dizem respeito a Deus. Não para outras coisas. Não para os negócios, nem para a mundanidade, nem sequer para a política. Pois ao Bispo compete mais o servir que o dominar, segundo o mandamento do Mestre. Evitai a tentação de vos tornardes príncipes. Domingo, 19 de março de 2018
Alvaro Recoba
09/04/2018 às 08:25
Existe Partido da Mulher Brasileira...kkk o presidente seria o grande Benito di Paula...ê Brasilzão ! Só vai rindo
LOURIVAL SANTANA
09/04/2018 às 08:03
Na conjuntura atual, se o PT tiver honradez e vergonha, jamais faria parte de uma composição com o MDB de Jackson, Temer e André Moura. O Brasil assiste calado, inerte, a truculência de uma Justiça que só consegue prender membros do PT ou a ele ligados. Quando há denúncia contra membros do PSDB, PMDB e afins é tudo mentira. Aécio está com processo no STF parado, inerte, que deixou Luís Roberto Barroso estarrecido, dado o acervo de provas contra o ele e que nada foi feito até então.

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030