É de causar inveja os dois anos de André Moura
Líder de Temer
09/05/2018  03:00


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E em algumas entrevistas, ao invés de explicar os processos, quando cobrado, o deputado André Moura, PSC, prefere culpar a inveja da oposição e de parte da imprensa.

Logo quando André Moura há dois anos foi alçado à condição de líder do governo Temer no congresso, muitos ficaram a se perguntar: como um deputado até então desconhecido, eleito pelo menor Estado da Federação, conseguiu chegar em um posto tão alto, já em seu segundo mandato federal?

Ocorre que, quando o amigo de confiança de André Moura, o deputado Eduardo Cunha foi afastado do cargo por denúncias de corrupção, este teria reunido seus fiéis deputados que fazem parte do bloco “Centrão”, e em seguida todos juntos pressionaram o Presidente Temer a atender as vontades deste agrupamento, que é composto por centenas de parlamentares de diversos partidos. Pelo que foi veiculado em toda imprensa nacional, a indicação de André à condição de líder teria sido uma das exigências deste agrupamento liderado por Eduardo Cunha. Inclusive, o “Centrão” teria ameaçado articular o impeachment de Temer, caso não fossem atendidos em suas demandas.

A veloz ascensão de André Moura (PSC) no cenário político nacional, que deveria ser motivo de orgulho para os sergipanos, se tornou uma verdadeira ampliação de uma vergonha que antes era apenas conhecida em Sergipe. A liderança de Moura serviu para expor, agora em amplitude nacional, a sua extensa e indigna ficha processual, recheadas por diversas condenações por corrupção.

Vejamos alguns “destaques” do líder de Temer na imprensa nacional, nos últimos dois anos:

1 – É alvo de oito investigações no STF por vários crimes, é réu em processos por desvio de dinheiro público e outros crimes. 18\05\2016. Fonte: Jornal Nacional.

2 - André Moura é alvo de mais um inquérito na Lava Jato - De acordo com o Ministério Público Federal, Moura é integrante de um "grupo criminoso organizado.” 09\10\2016. Fonte: Folha de São Paulo.

3 – É condenado por desvio de R$ 1,4 milhão a 'Time do Mourão' 01\08\2017 Fonte: O Globo.

4 - Foi condenado pela quinta vez acusado de efetuar compras em mercadinhos, com o dinheiro público.  20\09\2017. Fonte: Jornal do Dia.

5 - Em depoimento à PGR, o doleiro Lúcio Funaro afirmou que André Moura está na lista de parlamentares que negociaram propina com Eduardo Cunha. 23\10\2017. Fonte: TV Atalaia.

6 – Pela segunda vez, o doleiro Lúcio Funaro revelou que André Moura recebeu propina junto com Eduardo Cunha de recursos desviados do FGTS. 31\10\2017. Fonte: Estadão.

7 - A procuradora Raquel Dodge pede a condenação de 3 a 15 anos de prisão para André Moura pelos crimes de desvio de dinheiro público e formação de quadrilha. 15\02\2018. Fonte: Globo News.

8 – Ministra do STF autoriza quebra do sigilo de André Moura, em investigação sobre suposta compra de votos – 15\03\2018. Fonte: Exame.


O leitor comprova que todas são matérias verdadeiras e não fruto da imaginação de algum jornalista. Veja o vídeo que viralizou ontem nas redes sociais e que serviu como base para a coluna de hoje:

Na sua opinião qual a maior liderança política do seu bairro ou povoado? Uma pergunta de um instituto de pesquisa, numa pesquisa contratada pelo próprio instituto? Entendeu?  Qual o interesse de um instituto em saber quais são as lideranças de bairros ou povoados?

Stand by do PRB? Stand By coisa nenhuma! O que houve foi um bota fora mesmo  Não adiantou a forma sombria como o pastor Jony Marcos ,presidente regional do PRB em Sergipe, tentou pintar o cenário do diálogo que manteve com o governador Belivaldo Chagas. Todos perceberam que o clima foi de “Não me procure mais”.

Belivaldo não engoliu a “conversinha” A verdade é que ao tentar mais uma vez segurar os cargos na esfera estadual e empurrar com a barriga a tomada de uma decisão que para muitos não seria surpresa alguma, Jony encontrou um Belivaldo enfurecido, determinado e não mais disposto e engolir aquela conversinha de que o PRB precisava de uma vaga de senador na chapa majoritária para saber se participaria do pleito de 2018 ao lado dos governistas. Como participar do governo com posições importantes e ter dúvida se esse é realmente o seu projeto? 

André confirmou aliança com Heleno Ficou feio para Jony dizer que aguardaria uma definição de Rogério, se o deputado André Moura já havia denunciado até a data que Heleno pretendia anunciar a aliança com seu agrupamento. Por outro lado, em recente entrevista, um importante membro do Partido dos Trabalhadores anunciou que se Rogério Carvalho continuar inelegível, a vaga será ocupada por outro membro do partido, mas que dessa vaga o PT não abre mão.

Jogo duplo O jogo duplo do PRB é algo que a sociedade precisa começar a repudiar de forma veemente, mas não foi um erro somente de Jony e Heleno. O ex-governador Jackson Barreto, no afã de desmontar a oposição, contribuiu muito para esse jogo, a alimentou-o com cargos a políticos e partidos que não nutrem o menor interesse em apoiar o responsável por um governo fracassado. Estavam e estão ali, apenas para se beneficiar dos cargos e das benesses que fluem da estrutura administrativa do Estado.

Quando arrumar a casa, a eleição já passou Na ambição de se tornar senador sem concorrente, Jackson demorou demais para oferecer tranquilidade a Belivaldo e deixá-lo conduzir o governo de forma mais responsável. Primeiro criou uma desnecessária tensão entre o sai ou não sai, depois entregou a Belivaldo uma bomba chiando, com problemas dos mais variados, de forma que quando conseguir arrumar um pouquinho a casa, a eleição já passou.

O fantasma de Jackson Belivaldo tem pressa em estabelecer um estilo que ofereça à população a sensação de que algo mudou, mas quem acompanha os bastidores sabe que ele dificilmente conseguirá se livrar do fantasma de Jackson. Por enquanto Belivaldo está pisando em ovos, porque ao deixar o governo, Jackson, numa jogada silenciosa com o líder do governo Temer, retirou de Chagas a maioria na Alese, deixando-o um tanto quanto engessado para tomar determinadas decisões.

Força de Jackson Por conta disso, Belivaldo continua atuando como se ainda fosse o Chefe da Casa Civil de Jackson Barreto, e embora apareça na novela como ator principal, ele na verdade não passa de coadjuvante. Todo Sergipe acompanhou a vontade expressada por Belivaldo de afastar do seu governo o secretário de Saúde, mas de forma articulada e sem aparecer, Jackson tranquilizou alguns familiares, assegurando que com força ou sem força, Almeida Lima permaneceria até o final do governo.

Desconcerto Já no episódio do PRB, Jackson também teve total domínio da situação, quando recebeu o ex-pastor Jony Marcos para uma audiência, Chagas já havia recebido a orientação do como agir. Tanto que a resposta ríspida em relação à vaga para o senado na chapa governista deixou o Jony um pouco desconcertado.

Jogo explícito Heleno e Jony não têm de que se queixar, a verdade é que o jogo duplo estava explícito havia muito tempo, Jackson apenas segurou o PRB, para impedir que eles pudessem partir em direção do senador Valadares e fortalecer o projeto do PSB, o qual Jackson tem sede de derrotá-lo. Barreto só autorizou o expurgo do PRB, quando já tinha a garantia do líder de Temer, de que a coisa estava sob controle, e que o PRB faria aliança com o PSC & Cia.

Figuras estratégicas ficarão com Belivaldo Mas quando o PRB imaginou que estava driblando, na verdade estava sendo driblado, foi Jony em reuniões noturnas em Brasília que levou o prefeito de Socorro padre Inaldo para os braços de André e Amorim. Hoje após a reação de Belivaldo, eles começaram a perceber que jogaram errado, e ao tomar conhecimento de que figuras estratégicas do partido como o deputado Jairo de Glória e o ex-prefeito de Estância Ivan Leite, sinalizaram de que não pretendem compor o palanque da ficha-suja em Sergipe, Jony concedeu entrevista afirmando que não há nada definido ainda em relação a aliança para 2018.                                                                                                                  

Salgado: ares-condicionados instalados em escola após três anos. Se forem ligados toda rede da escola desliga Parece piada, mas é um retrato da atual situação da educação em Sergipe. Após três anos de comprados foram instalados os ares-condicionados na Escola Estadual José Conrado de Araújo, em Salgado. Porém, a alegria dos professores e alunos durou pouco. A equipe da SEED passou uma semana fazendo a adequação das instalações elétrica, mas quando os ares-condicionados foram ligados toda a rede da escola desliga. O detalhe é que a escola foi reformada em 2014. Absurdo. Descaso total!

Sementes chegaram  O governador Belivaldo Chagas recebeu a notícia que 247 toneladas de sementes certificadas de milho que foram compradas pelo Governo do Estado já se encontram  no município de Nossa Senhora da Glória para distribuição gratuita entre pequenos agricultores do sertão que estão inseridos neste programa da agricultura familiar.Ao todo, o programa prevê a doação de 337 toneladas de sementes de milho.O Governo do Estado pretende beneficiar mais de 24.700 agricultores familiares somente com a doação de sementes de milho

Telefones e Internet E o blog foi informado que em quase todas as escolas da rede estadual os telefones estão cortados como também a rede de acesso a Internet.

Sede do Instituto de Previdência de Aracaju  Uma das últimas inaugurações da gestão João Alves Filho em Aracaju foi o prédio do Instituto de Previdência de Aracaju, na  Avenida Desembargador Maynard. Alguém sabe informar porque não está sendo utilizado?

Governo estadual ignora nome da Orla Pôr do Sol jornalista Cleomar Brandi E ontem, 08, o governo do Estado, informou, através de release, que amanhã, 10, ), o governador Belivaldo Chagas assinará ordem de serviço para reforma da Orla Pôr do Sol, através do Prodetur, no valor de R$ 1,8 milhão. O lamentável é que o governo omitiu o nome do jornalista Cleomar Brandi da orla. Se fosse o nome de alguma autoridade ou figurão político estaria estampado na manchete.

Pré-candidato ao Senado Em entrevista aos jornalistas Rosalvo Nogueira e Paulo Sousa, Reynaldo Nunes confirmou a pré-candidatura ao Senado pelo PV. Na oportunidade ele lembrou que o PV está comemorando 30 anos de fundado e, com legitimidade do pioneirismo vem debatendo sustentabilidade em Sergipe com posições claras sobre gestão e responsabilidade.

Recapeamento em rodovia de Aleixo Foi lida e aprovada ontem, 08 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a indicação  nº 123/2018, de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB), solicitando ao governador Belivaldo Chagas (PSD), a viabilidade do recapeamento, bem como a melhoria da iluminação no trecho da rodovia estadual SE-331, iniciando no trevo até a entrada da cidade de São Miguel do Aleixo.

Produtores “Dada à precariedade em que se encontra o trecho ora pleiteado e os inúmeros prejuízos obtidos por seus habitantes advindos da diminuição do fluxo de pessoas na cidade, urge a adoção de medidas capazes de recuperar a sua malha viária, deixando-a trafegável de forma segura”, afirma completando que a população de São Miguel do Aleixo possui uma população estimada de 3.943 habitantes, além de o município ser um dos principais produtores de milho do Estado de Sergipe.

Já tem data para fechar mais uma academia. Uma famosa academia de ginástica já tem dias contados para encerra às suas atividades. A coisa está feia mesmo,  tem até parentes vendo bens para quitar as dívidas.

Diálogo Na noite da segunda-feira, 07, o vereador e presidente Estadual do PCdoB em Sergipe, professor Bittencourt, esteve reunido com o pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, Márcio Dórea, e os representantes do Partido Verde (PV) Reinaldo Nunes, Ismael Silva e Dalmo Brás. "Conversamos sobre o cenário politico nacional e sergipano. Debatemos as construções com vistas no processo eletoral de 2018. Foi uma boa conversa e marcaremos um novo encontro", disse Bittencourt.

Bairro José Conrado de Araújo Na Câmara de Aracaju, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM) solicitou à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) ações voltadas para o Bairro José Conrado de Araújo. Dentre elas, destaca-se o serviço de limpeza na rede de esgotamento sanitário da Rua Doutor José Campos de Souza.O vereador comenta que essa demanda foi uma solicitação dos próprios moradores.

Buracos Sobre a Avenida São Paulo e a Rua Alagoas, Juvêncio também pontua. “Quem passa pela região queixa-se dos buracos que prejudicam, imensamente, as condições de tráfego e, de acordo com relatos de moradores, por conta disso, diversos acidentes têm acontecido”, finalizou o parlamentar.

Você tem medo de falar em público? Dificuldade para interagir no trabalho? Ou simplesmente deseja melhorar seu discurso? Quem se encaixa nestas perguntas não pode perder um mini-curso com técnicas de comunicação para qualquer circunstância do dia a dia. O evento é destinado à estudantes e profissionais de vários segmentos, e vai acontecer neste sábado, dia 12, das 08h às 13h, no Hotel Quality, em Aracaju.

Serão dois palestrantes. Armando Batalha Junior e Norman Araújo, ambos advogados e professores de direito. Armando atua nos Tribunais de Juri e é especialista em comunicação e oratória. Norman atua com consultoria empresarial na área de Gestão Estratégica e é um orador nato, já tendo realizado diversos discursos e apresentações. As inscrições para o evento podem ser feitas na livraria Escariz da  Avenida Jorge Amado, no bairro Garcia, e pelo telefone: 99628-6994.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES - (79) 99890 2018

Suposto entregador de pizza assaltando no Conjunto Sol Nascente O vídeo é a parte final de um assalto praticado por um suposto entregador de pizza, no conjunto Sol Nascente, nas ruas Paulo César Novais e Rua patrulheiro Carlos Gonçalves. Ele parou para pedir informações a um cidadão que caminhava na calçada. O vídeo é a parte final onde o cidadão jogou  o celular no chão e mostra para o ladrão. Ele volta guarda a arma, desce da moto e pega o celular indo embora. Detalhe: depois da abordagem o cidadão passou correndo de cueca e o suposto entregador de pizza correndo atrás dele. Um absurdo!

Plano de saúde dos funcionários da Torre suspenso Pelo zap:  “Sou funcionário da empresa Torre e temos um plano de saúde e odontológico onde pagamos um percentual e a mesma faz o pagamento de outra parte, sendo que todos os meses esse valor é descontado em nosso salário. Ontem ao chegar em uma das Clínicas da rede Hapvida fui informado que o meu plano está suspenso por falta de pagamento da empresa. Um absurdo pagamos e eles não fazem o repasse a mais de 90 dias.”


PELO E-MAIL E FACEBOOK

SEED, onde estás? Por professor Carlos Alexandre

Os anos passam e alguns costumes mudam. Quando olhamos para o universo da escola percebemos que ela, diariamente, reinventa as suas ações para acompanhar as transformações sociais. Antes, tínhamos as férias no final de dezembro e o início das aulas em fevereiro, mas isso foi mudando. Hoje, iniciamos um ano letivo em março, abril, maio ... a depender de diferentes interesses e imposições. Mesmo o ano letivo começando tarde não está isento de problemáticas comuns, pois os problemas só mudam de período para se manifestarem e são raros os gestores públicos que tentam extinguí-los. Hoje, 09 de maio de 2018, completa um mês do pontapé do calendário letivo de 2018 do Centro de Excelência 28 de Janeiro, situado em Monte Alegre de Sergipe, e os estudantes do ensino regular e integral, particularmente os da zona rural, não estão assistindo às aulas como deveriam, devido à falta de transporte, direito garantido em lei a todos os estudantes. Por que não houve uma solução até o momento? Quem arcará com os prejuízos? Sabemos que o maior prejudicado é o estudante, porque a ele é retirado um direito primordial: ir e vir à Escola. Além desse desfalque, os estudantes convivem com a ausência de professores de Artes, Matemática e gestor. Nenhuma direção tem a liberdade de contratar ou convocar um docente, mas a Secretaria de Estado da Educação (SEED) sim. Ela é a gerenciadora do sistema educacional do nosso estado. Vale destacar que a alimentação ofertada aos estudantes do Integral não dispõe de uma variedade de alimentos, pois o frango é o protagonista diário da refeição. Será que não há outro tipo de carne? Cadê a logística prometida pelo NGETI quando sugeriu a unificação do calendário letivo a todas escolas integrais? Diante do exposto, a SEED não poderá culpar o corpo docente ou a gestão do Colégio por não apresentarem resultados, porque ela está esquecendo das suas obrigações básicas. É perceptível a necessidade de haver um planejamento unificado entre todos os setores da SEED com o intuito de ofertar um suporte pedagógico e estrutural a todos que tornam as escolas públicas um lugar de ensino-aprendizagem real, eficaz e de qualidade a cada estudante que ainda acredita na ESCOLA PÚBLICA.

NOTA PÚBLICA - SEESE

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), vem a público comunicar a toda imprensa sergipana, que no dia 15 de maio ocorrerá paralisação durante 24 horas dos enfermeiros da rede municipal de Aracaju. Convidamos a todos para participar de um café da manhã e em seguida de um Ato Publico às 7h00 da manhã em frente ao Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, localizado na Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Ponto Novo, Aracaju.

Entenda o caso: Há dois anos, os enfermeiros e demais servidores, estão sem o reajuste salarial anual, a data base prevista no Estatuto dos Servidores Públicos é o mês de abril, até o momento a gestão municipal não apresentou nenhuma proposta e segue sem diálogo com os sindicatos. Frente ao descaso, falta de negociação e desvalorização, em assembleia, ocorrida no dia 03 de maio, os enfermeiros decidiram realizar uma paralisação de advertência por 24h e não descartam a possibilidade de greve por tempo indeterminado.

O dia 15 de maio, também, é um data simbólica para a categoria, pois neste período comemora-se a 79° Semana Brasileira de Enfermagem, em alusão ao dia 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro. Por fim, o ato além de demonstrar a insatisfação dos profissionais com a gestão municipal irá apresentar a população aracajuana o papel  importante dos enfermeiros para a promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde.

Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe

PELO TWITTER                                                                                                                                                                                                                  


www.twitter.com/jrobertotgomes Segundo estudiosos da nossa fauna fluvial a espécie mais abundante nesta temporada nas águas do Tocantins é a hopius malabaricus, a conhecida traíra, dá para ver os cardumes mudando de um lado para um outro ao sabor das correntes...

www.twitter.com/AlberthoJorge1 Até agora, quem deu show na política de sergipe,  foi @FabioHenriqueSE:  caladinho, caladinho, conquistou a @Deso_Oficial e deixou muita gente chupando picolé de xuxu !!

www.twitter.com/frednavarro Os Vieira de Lima botaram a mãe no meio da trapaça ou foram ensinados do berço a ser assim? Dúvida hamletiana e baiana ao mesmo tempo.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.” Oscar Wilde.



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Bjweb
09/05/2018 às 12:44
Muito boa a matéria! Sugiro fazer uma matéria assim, com todas as informações possíveis e citações dos processos nos quais os candidatos estejam envolvidos, de cada candidato sergipano. Que tal o próximo ser o pai da reforma trabalhista, o deputado LAÉRCIO OLIVEIRA? Prestará um grande serviço informativo à sociedade sergipana, principalmente, aos internautas, que quando quiser se lembrar dos feitos de cada candidato só precisará consultar a matéria publicada neste blog.
Bjweb
09/05/2018 às 12:34
Que todos os sergipanos, principalmente, os trabalhadores e os pobres, possam sempre se lembrar que esse tal de ANDRÉ MOURA votou a favor da REFORMA TRABALHISTA. Que esse tal de ANDRÉ MOURA é a favor da REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Que esse tal de ANDRÉ MOURA é cria do EDUARDO CUNHA. Que esse tal de ANDRÉ MOURA é o principal representante do vampiro presidente MICHEL TEMER, aqui em Sergipe. ANDRÉ MOURA = REFORMA TRABALHISTA = REFORMA DA PREVIDÊNCIA = EDUARDO CUNHA = MICHEL TEMER.
Bjweb
09/05/2018 às 12:33
Que todos os sergipanos, principalmente, os trabalhadores e os pobres, possam sempre se lembrar que esse tal de ANDRÉ MOURA votou a favor da REFORMA TRABALHISTA. Que esse tal de ANDRÉ MOURA é a favor da REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Que esse tal de ANDRÉ MOURA é cria do EDUARDO CUNHA. Que esse tal de ANDRÉ MOURA é o principal representante do vampiro presidente MICHEL TEMER, aqui em Sergipe. ANDRÉ MOURA = REFORMA TRABALHISTA = REFORMA DA PREVIDÊNCIA = EDUARDO CUNHA = MICHEL TEMER.

Cláudio Nunes

Desde maio de 2006, tem um blog no Portal Infonet. Atua no jornalismo de Sergipe há mais de 15 anos, passando pela Gazeta de Sergipe, Jornal da Manhã, Diário de Aracaju, TV Sergipe e Jornal do Dia. Radialista e jornalista, em dezembro de 2006 publicou o livro "Liberdade da Expressão".
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030