Como diversificar com pouco capital?
Fundos de investimento e o desafio da diversificação.
16/05/2018  07:59


Como diversificar com pouco capital?

Um dos princípios dos investimentos é diversificação. Ter exposição em vários mercados, que atendam a relação risco/retorno, é um desafio para o investidor que possui um capital limitado e, talvez, gerir estes recursos, seja ainda mais difícil. Nestas situações, os fundos de investimentos são boas opções para maximizar os retornos dos investimentos de forma prudente.

Os fundos de investimentos são condomínios, onde diversos investidores aplicam seus recursos, destinando a um gestor o trabalho de otimizar os retornos seguindo as estratégias e regras adotadas pelo fundo. Um fundo aglutina vários investidores menores e os transforma em um grande investidor, este movimento estratégico dá escala aos negócios. Um fundo de investimento, com milhões ou bilhões de reais tem acesso a mais e melhores ativos. Este grande volume financeiro permite uma maior diversificação, além de contar com a expertise de um gestor profissional e experiente.

Por conta do grande volume financeiro, a carteira de um fundo de investimento é composta por inúmeros ativos de classes distintas. Alguns desses papeis são para dar maior liquidez, outros com prazos mais longos para elevar as taxas contratadas e uma parte com maior grau de risco visando se descolar do CDI. A ideia destes portfólios é permitir o maior retorno sem comprometer a liquidez do cliente, cada papel da carteira está ali para atingir um objetivo. Ao adquirir cotas de um fundo o investidor está comprando um pedaço de cada ativo que compõe a carteira do fundo, dificilmente ele conseguiria ter acesso a esses produtos individualmente.


Investir coletivamente dá uma certa tranquilidade e pode ajudar a atingir os objetivos financeiros mais rápido. Contar com um gestor profissional, que está durante o seu dia a dia acompanhando o mercado, aumenta a probabilidade de acertar os movimentos estratégicos e aproveitar as oportunidades do mercado de forma prudente, diversificada e consequentemente com riscos diluídos.



VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Rafael Saldanha

Economista especialista Investimentos e Finanças, com experiência na área de projetos. Autor do livro Mercado Brasileiro de Televisão: O caso de Sergipe. Atualmente assessor de investimentos na Real Invest e mentor na Real Educação.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030