Maracaípe (PE) – Cavalo-marinho e esporte aquático
Esportes radicais ou passeios de jangada? Observação de cavalo-marinho ou simplesmente curtir o encontro do rio Maracaípe com o mar no Pontal do Maracaípe? Indeciso? Maracaípe fica a pouco mais de 2km de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE).
05/08/2010  07:32


O passeio para Maracaípe começa ainda no centro do vilarejo de Porto de Galinhas (PE), distante

Praia de Maracaípe - ondas e surf
pouco mais de 67km do Recife. São bugres que partem da cidade para passeios de um dia onde a união entre esportes radicais e tranqüilidade torna a praia de Maracaípe famosa em todo o país e cada vez mais atração de estrangeiros e da boa infraestrutura.

 

A primeira parada é a praia de Maracaípe, porém, uma placa indica que o mar não é para banhista, mas sim para quem gosta de aventurar-se entre altas ondas e esportes aquáticos, por conseguinte, a orla passa por melhorias e o aporte de pousadas e hotéis indicam que brevemente a localidade poderá competir com a mais famosa Porto de Galinhas.

Pontal do Maracaípe é o encontro do rio com o mar

 

Enquanto o grande fluxo de turista ainda não é uma realidade, a praia continua sendo reduto de surfistas, por apresentar ondas fortíssimas, sendo considerada um dos melhores picos do Nordeste, chegando a sediar etapas do Circuito Brasileiro de Surfe. Também promove um dos reveillons mais famosos do litoral pernambucano no Vila de Todos os Santos, um complexo de restaurantes e bares.

 

Se a profundidade e o mar agitado não enchem os olhos dos turistas, a pouco mais de 1km, no Pontal do Maracaípe, há vários motivos para se passar um dia.

 

O Pontal de "Maraca", como é carinhosamente conhecido, oferece a quem lá aporta águas mornas

Um SPA natural nas águas do rio Maracaípe
e claras em dia ensolarados e uma excelente enseada para banho. A primeira vista, observa-se um barzinho simples com cadeiras dentro da água, proporcionando um verdadeiro SPA natural nas águas do rio Macaraípe.

 

Um jangadeiro logo oferece o passeio de jangada, lanchas ou caiaques e a observação de cavalos-marinhos em meio ao manguezal está incluso na diversão. Normalmente os jangadeiros encontram os cavalos-marinhos debaixo d’água e os colocam em vidros para serem observados e depois soltos novamente ao mar.

 

No passeio de jangada, a observação de cavalo-marinho

Entre manguezais e lagoas há um rústico quiosque denominado de Farmácia, mas nada de vender remédios. Os nativos o chamam assim, pois vende desde cerveja gelada, aperitivos até petiscos baseados em frutos do mar.

 

Novamente a mordomia lhe aguarda, pois há colchões flutuantes, cadeiras dentro da água a espera de quem deseje sombra e água fresca para toda a família.

 

O rio Maracaípe ainda traz surpresas ao desdobrar-se em um jogo de sombra e luz nas suas margens, formando um cenário de beleza.  Cansado do ócio? Desde o banho de rio e de mar, o local é também propício ao desfrute das piscinas naturais na maré baixa e da prática de kitesurf e windsurf. Ainda indeciso com tantas opções? Relaxe. Em Maracaípe dar para aproveitar de tudo um pouco.

 

Dicas de Viagem

 

Há várias pousadas para todos os custos e gostos na praia de Maracaípe mas, se preferir é bom ficar no burburinho de Porto de Galinhas.

 

O passeio de jangada deve ser articulado com antecedência, principalmente na alta estação. Vale a pena dar uma olhada no portal www.maracaipe.com

 

A praia de Maracaípe passa por reforma e há desvios e obras por toda a parte. Bom mesmo é contratar um guia ou um serviço de transporte, tipo bugre.

 

A noite o reggue e o surf music predominam nos barracas da orla da praia de Maracaípe. Há bares e restaurantes sofisticados na Vila de Todos os Santos.

 

O Projeto Hippocampus trabalha com a preservação de cavalo-marinho na região e é considerado um dos principais projetos do gênero no país.

 

Há passeios nas principais pousadas e hotéis de um dia para Olinda e Recife. Vale a pena conferir se for passar mais de três dias na localidade.

 

Registros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Silvio Oliveira

 

Na Bagagem

 

ü       A Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE) é Patrimônio da Humanidade. Juntou-se aos 17 logradouros do país considerados de relevância cultural, artística e histórica do mundo. São alguns deles: Ruínas Jesuítico-Guarani de Sete Povos das Missões, Santuário de Bom Jesus do Matosinho, Centros Históricos de Olinda, Goiás, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Plano Piloto de Brasília e Parque Nacional da Serra da Capivara, Pantanal, Fernando de Noronha e Parque Nacional do Iguaçu.

 

ü       O Encontro Nacional de Turismo (Entur) da Bahia acontece em Salvador no período de 19 a 20 de setembro. A feira de turismo será realizada paralelo ao evento e deverá contar com a presença de Sergipe.

 

ü       A Boa Luz Zoo Parque promove a Super Sextaneja com entrada livre, comida de boteco e o melhor do sertanejo num ambiente bem propício a música e ao bom papo. O Dia dos Pais tem programação especial.

 

Passaporte

 

Museu Frida Kalo - México

 

Não poderia deixar de ser diferente que a famosa "Casa Azul", onde Frida Kalo viveu, virasse museu quatro anos após a sua morte (1954). É lá onde estão os pertences, muitas de suas obras, desenhos, livros, fotografias, roupas e toda a história de perseverança de uma das artistas mais completas da humanidade.

Frida Kalo é sinônimo de guerreira por ter passado por uma séria de efermidades, acidentes, desilusões e operações, o que não a rogou-a por vencida, tranformando-a em uma das artistas mais aprecida no mundo moderno. Em seu diário Kalo deixou registrado um pouco do seu sofrimento: "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar".

Fotos: Nivaldo Menezes


Porto de Galinhas (PE) – Costa Dourada lhe espera
Caruaru (PE) - Turismo o ano todo
Olinda (PE) - Miscelânia cultural, história e diversão
Caruaru (PE) - Tradição, criatividade e parceria
Caruaru (PE) – São João esculpido por Mestre Vitalino
Garanhuns - Frio, religiosidade e arte no agreste de Pernambuco
VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Silvio Oliveira

Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação e responsável pela fan page Tô no Mundo. Escreve sobre Turismo para o Portal Infonet desde 2009. Atuou em jornais, a exemplo do Correio de Sergipe e cadernos especiais do Cinform, além do Portal F5 News. Passou por Assessorias de Comunicação e Agências de Notícias do Governo de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe/ Projeto Mar de Sergipe e Alagoas e Prefeitura de Aracaju.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030