Recife (PE) – São João multicultural
Programação conta com 22 dias de festa em seis polos de animação, incluindo o Parque Dona Lindu. Shows de artistas de várias gerações, concursos de quadrilhas, procissões religiosas e mostra de culinária típica prometem uma grande celebração.
23/06/2011  10:00


Polo do Sítio Trindade é festa até o sol raiar

O São João 2011, realizado pela Prefeitura do Recife, reafirma os legítimos valores da cultura nordestina, celebrando o sagrado e o profano numa grande festa popular por toda a cidade. Com o slogan “São João tradicional, a gente faz na Capital”, este ano, são seis polos de animação, com a inclusão do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, que abrigou a abertura da festa. Os homenageados deste ano são a forrozeira Terezinha do Acordeon, grande representante feminina da tradição da sanfona, e o Quinteto Violado, grupo que comemora 40 anos de trajetória artística.

Além do Parque Dona Lindu, a festa contará com os já conhecidos polos do Sítio Trindade, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs).

Durante 22 dias de festa que começou no dia 8 de junho, a programação valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica. A festa conta com 355 artistas, concursos de quadrilhas, Caravana do Forró com shows itinerantes na Forrovioca, cidade cenográfica, brincadeiras e

Multiculturalidade também nos festejos juninos.

adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, desfile das bandeiras e procissão dos santos juninos.

Atrações musicais - A programação de shows reúne grandes nomes da música nordestina de diversas gerações como Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Azulão, Santanna, Camarão, Arlindo dos 8 Baixos, Flávio José, Paulinho Leite, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Alceu Valença, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Xangai, Luciano Magno, Coco Raízes de Arcoverde, Flávio Leandro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Nádia Maia, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Agostinho do Acordeon, Josildo Sá, João Silva, Cascabulho, Quarteto Olinda, Rabecado, Siba e a Fuloresta, Silvério Pessoa, Maciel Salu, Bongar, Pandeiro do Mestre, entre outros.

Cenografia - Para dar o clima junino, os polos da festa ganham decoração especial com cores vivas e variadas estampas florais da chita. O projeto assinado pela engenheira Ana Borba, mais uma vez, é baseado na sustentabilidade, utilizando materiais de ciclos festivos anteriores promovidos pela Prefeitura do Recife. Bandeirinhas, balões e luminárias típicas da época serão confeccionados com materiais reciclados como garrafas pets, placas de polietileno, lonas, latas e madeira.  Os mesmos materiais também darão forma a uma grande fogueira cenográfica que será instalada no Sítio Trindade e a um mastro com imagens dos santos juninos. Vale a pena conferir.

Na Bagagem

Taxa de ocupação

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SE) registra uma taxa de ocupação em torno de 50% a 53% dos hotéis em Aracaju. A previsão é que no final de semana que sucede o feriado de Corpus Cristi (22/06) salte para 100%, também por conta do São João.  No mês de julho há uma estimativa de permanecer em torno de 70%.

TAM solicita novo voo para Aracaju

A companhia aérea TAM solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar mais um voo em Aracaju. No pedido, a TAM pediu a liberação de um voo, direto, saindo de São Paulo (Guarulhos) às 10h30min e chegando no Aeroporto Santa Maria (Aju) às 13h05min. O retorno para o aeroporto paulista deverá ser às 13h45min com chegada às 16h25min. Vale ressaltar que este voo será diário e a previsão é que ele comece operar em julho.

30º Expoflora 2011

A tradicional exposição de plantas e flores ornamentais mais uma vez acontece em Holambra (SP) no período de 01 a 25 de dezembro, das 9h às 19h.  Todos os unos a cidade recebe milhares de turistas e comerciantes para conhecer o que o setor tem de mais moderno  e observar o show de variedades, cores, tamanhos e espécies de flores.

Fampress em Sergipe/ Recife

Um grupo de jornalistas da região Sul do país vem à Sergipe conhecer de perto os festejos juninos. Marta Lobo Raposo e Rosane Waltrick (Folha Internacional do Turismo - SC) e Mauro Picini (REC 9 e Jornal do Oeste - PR) estão na comitiva que deverão conhecer as belezas do estado a bordo da Marinete do Forró e do Barco do Forró, além do Arraial do Povo e do Forró Caju. Enquanto isso, a jornalista sergipana Cândida Oliveira está em terras pernambucanas para conhecer o São do Recife.

Passaporte

Praça Independência com a estátua equestre de Artigas e o palácio Salvo Foto: Silvio Oliveira

Ciudad Vieja – Montevidéu

Prédios históricos, largas avenidas à beira mar, mercados de artesanato e gastronômico fazem da denominada Ciudade Vieja (Cidade Velha), em Montevidéu, um forte atrativo turístico e uma agradável surpresa. A vida noturna bastante agitada com a convicção de que a cidade é segura também fazem do bairro um atrativo indispensável para aqueles que visitam a capital uruguaia. A praça da Independência é o ponto principal onde fica o Palácio Salvo, o Palácio do Governo e, no entono, o teatro Solis. Não deixe de conhecer também o El Cerro, um local onde foi instalada o Museu Militar numa fortaleza e tem-se uma vista panorâmica da cidade e do porto.



Maracaípe (PE) – Cavalo-marinho e esporte aquático
Porto de Galinhas (PE) – Costa Dourada lhe espera
Caruaru (PE) - Turismo o ano todo
Olinda (PE) - Miscelânia cultural, história e diversão
Caruaru (PE) - Tradição, criatividade e parceria
Caruaru (PE) – São João esculpido por Mestre Vitalino
Garanhuns - Frio, religiosidade e arte no agreste de Pernambuco
VEJA TODAS PUBLICAÇÕES DO BLOG
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Silvio Oliveira

Jornalista, especialista em Gestão da Comunicação e responsável pela fan page Tô no Mundo. Escreve sobre Turismo para o Portal Infonet desde 2009. Atuou em jornais, a exemplo do Correio de Sergipe e cadernos especiais do Cinform, além do Portal F5 News. Passou por Assessorias de Comunicação e Agências de Notícias do Governo de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe/ Projeto Mar de Sergipe e Alagoas e Prefeitura de Aracaju.
Novidades
Anúncio
Classificados
Anuncie Grátis
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030