Webmail
Blogs


Compartilhar: 
05/05/2012 - 16:29
Coqueiral: Guarda Municipal e PM pressionam ocupação
Viaturas da Polícia Militar controlam acesso no conjunto
Famílias fazem apelo para não sair do local (Fotos: Portal Infonet)

A Guarda Municipal acompanhada da Polícia Militar mantêm a ocupação no conjunto residencial construído pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Aracaju e invadido pelos moradores da invasão Coqueiral. Segundo informações dos ocupantes, ao sair para fazer a compra de medicamentos, as pessoas estão sendo impedidas de retornar por viaturas da PM posicionadas na entrada do local.

Gilberto Silva, um dos ocupantes do conjunto, denuncia o abuso de poder dos policiais. “Eles estão aqui desde cedo impedindo que possamos trazer água e comida. Aqui tem idosos, gestantes e muitas crianças que também estão sofrendo com a situação. Estamos sendo humilhados, pois as viaturas na entrada do conjunto estão praticamente nos mantendo em cárcere privado”, destaca.

O ocupante reivindica que os policias tenham em mãos uma decisão oficial da justiça que os obrigue a sair do local. “Quando perguntei ao Major Edênisson Paixão [diretor da Guarda Municipal] sobre a existência de um mandato que determina nossa retirada do local, ele apenas respondeu que não precisava disso”, conta.

Ocupantes reclamam de abuso de poder

Inconformadas com a situação, as famílias pedem providências. ”Estamos aqui tentando obter algo que é direito nosso. O fato de sermos pobres não quer dizer que não possamos ter direito à moradia. Por isso, pedimos a presença do Conselho Tutelar e de algum representante dos Direitos Humanos para que venham aqui e vejam a situação que estamos vivendo junto às crianças”, solicita uma das moradoras, Sandra Santana.

Mãe de uma filha portadora de necessidades especiais, Marineide Santos Lima, teme pela saúda filha. “Quero sair para trazer comida e os itens básicos que minha filha precisa. Estou com medo, pois se eu resolver sair ele não me deixarão retornar. Enquanto isso, minha menina estão sem os cuidados necessários e  correndo riscos”, desabafa.

Guarda

Viaturas da PM controlam acesso ao local

O Portal Infonet conversou com o responsável pela operação, o Major Edênisson Paixão. De acordo com ele, as pessoas estão sendo impedidas de retornar ao local por estarem ocupando algo que não é de propriedade delas.

“Todos eles já foram informados sobre a decisão de não poder permanecer ocupando as casas. Estamos aqui para assegurar a proteção do patrimônio público e garantir a ordem. Não é intenção da polícia partir para o confronto, pois viemos para orientar as famílias para que saiam na tranquilidade”, explica.

O Major Edênisson ainda afirma que as famílias realmente cadastradas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já se retiraram do local. “As pessoas que ainda insistem em permanecer aqui não foram cadastradas. Tem até famílias oportunistas de outros estados. Vamos fazer a retirada dessas famílias para que a Prefeitura retome o local, conclua a obra e entregue para aqueles que têm direito”, declara.

Por Verlane Estácio e Aldaci de Souza

Famílias ocupadas no Coqueiral temem represálias
Famílias continuam nas residências no Coqueiral
Famílias voltam a ocupar casas construídas no Coqueiral
Guarda Municipal retira invasores do Coqueiral
Coqueiral: Famílias continuam a ocupação e não vão sair
Coqueiral: Famílias ocupam casas abandonadas em conjunto
Compartilhar: 
Comentários (0)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados