![]() |
| Ponte está danificada desde a realização de uma enchente (Fotos: José Jorge Batista) |
Com o intuito de cobrar a construção de passarela sobre rio Piauitinga, moradores do município de Estância realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 10. O ato público irreverente, que contou com a distribuição de bolo e sorvete para a população, foi realizado para marcar a data em que a ponte caiu após uma enchente.
De acordo com José Jorge Batista, morador do município, a população cobra à prefeitura a estruturação de uma nova ponte para que as pessoas que residem nas comunidades Camaçari e Piauitinga possam transitar sem dificuldades. “Entramos em contato com a prefeitura, mas ela alega que a responsabilidade da obra é do Estado”, informou.
Jorge ainda informou que, para se locomover, a população improvisou uma travessia feita de isopor. “Os habitantes da comunidade ficaram incomunicáveis, então tiveram a ideia de criar essa passarela”, declarou o morador, que também disse que o prefeito só faz promessas e não toma nenhuma atitude.
![]() |
| Manifestação foi realizada nesta quinta-feira, 10 |
Prefeitura
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o prefeito de Estância para esclarecer a situação. Segundo Ivan Leite, Jorge Batista é candidato a vereador e não reside no bairro próximo a antiga passarela. Ele ainda declarou que solicitou recursos do Estado para que a construção da nova passagem fosse efetuada.
“O Estado se comprometeu em fazer a ponte, mas garanto que, se o município tivesse recursos, a própria prefeitura realizaria a construção”, afirmou Ivan leite, que ainda contou que a comunidade não está isolada, pois existem dois pontos alternativos de locomoção, que são a ponte do Bonfim e a que interliga Estância a Boquim.
Estado
![]() |
| Passarela improvisada sobre o rio Piauitinga |
Com relação à declaração do prefeito de Estância, que alegou que a responsabilidade da edificação da nova passagem é do Estado, a assessoria da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) declarou que, como a prefeitura não tem condições de realizar as obras, foi solicitada uma ajuda ao governo. “A Seinfra, através da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (CEHOP), fez um projeto, orçado em R$ 780.000. Porém, a obra apenas será efetuada quando o governo conseguir captar os recursos necessários”, informou.
Por Monique Garcez e Janaina de Oliveira