Webmail
Compartilhar: 
04/07/2012 - 08:16
Internauta denuncia despejo de lixo no Parque da Cidade
A direção do Parque da Cidade negou as denúncias

Parque da Cidade (Foto: Arquivo Infonet)

Um internauta e mestrando do curso de Desenvolvimento em Meio Ambiente, Cleomar Macêdo, entrou em contato com o Portal Infonet para denunciar o descaso ao Meio Ambiente, segundo ele, ocorrido no Parque da Cidade.

O internauta informou que o fato aconteceu no dia 27 de junho deste ano, quando alunos do mestrado em Meio Ambiente foram até o Morro do Urubu, localizado no Parque da Cidade para realizar uma aula de campo e se depararam com o fato.

Ele relata que ao chegar ao local os mestrandos presenciaram funcionários terceirizados em um veículo da Emdagro descartando dejetos como papéis, plásticos, vidros e inclusive restos de carnes em uma área dentro do parque. “Fomos visitar o morro para fazer um trabalho de campo, analisar a vegetação, o solo, mas ao chegarmos vimos que alguns trabalhadores jogavam lixo próximo à fonte que abastece água para o Parque. Foi um choque ao presenciarmos essa situação e ficamos indignados, pois o nosso curso estuda o ambiente e não tínhamos como ficar calados”, conta.

Preocupado com a situação, Cleomar Macedo, filmou a ação dos trabalhadores com o próprio celular. “Provavelmente os dejetos devem ter vindos do zoológico ou de dentro do parque. Acredito que isso ocorre de forma recente já que estava um mau cheiro terrível”, garante.

Direção

O Portal Infonet entrou em contato com a administração do Parque da Cidade que negou as denúncias. De acordo com o coordenador do parque, Joubert Pimentel, não procede a informação de que o local onde foi despejado os dejetos se localiza nas proximidades da fonte que abastece água para o parque.

“Neste local em que eles denunciam estava havendo apenas o despejo de folhas, mas a área de despejo do lixo não é essa. O carro recolhe o lixo e coloca em uma área pré-determinada que fica a 500 metros dos poços artesianos do parque. Uma parte é incinerada e a outra é incorporada como adubo. Ao invés de procurar a direção do parque, eles falaram com os trabalhadores. Fiquei esperando, mas eles não apareceram”, afirma o coordenador que garantiu sempre estar à disposição da população para conversar e esclarecer sobre as denúncias.

A equipe do Portal Infonet também tentou manter contato com a Emdagro, mas não conseguiu obter êxito. A Infonet ainda continua à disposição caso queira se pronunciar.

Colabore com o Portal Infonet

Esta matéria é fruto da colaboração de um internauta. Faça como ele e nos envie imagens, vídeos, denúncias ou sugestões de temas para nossas reportagens através do email jornalismo@infonet.com.br ou entre em contato conosco através do telefone (79) 2106-8000.

Por Aisla Vasconcelos

Compartilhar: 
Comentários (4)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Nilo
04/07/2012 às 13:11
Ministério Público neles! Ainda mais se têm provas
Marinho
04/07/2012 às 13:09
Fiscalizar dá trabalho. Por isso se fiscaliza tão pouco, mesmo sendo pagos pelos impostos do povo pra fazer isso. E quando o fato ocorre na periferia é ainda pior, pois os moradores são só simples cidadãos, sem influência no poder. É difícil um fato desse ocorrer nos parques da Zona Sul.
Ambientalista
04/07/2012 às 14:06
É isso, sem orgão ambiental de gestão , sem fiscalização, como a há muito temos nos reportado, inclusive, neste espaço. Vi em outra reportagem que elaboram programa para defesa das áreas costeiras, incluindo vários orgãos, defesa civil, Adema, Semarh e outros. Ou é para inglês vê, ou vão bater cabeça sem direção, perdidos, pela falta da gestão ambiental e do orgão gestor municipal nesse caso.
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados