Webmail
Blogs


Compartilhar: 
20/11/2013 - 08:23
Passageiros reclamam da falta de estrutura do aeroporto
Faltam serviços básicos como internet e terminal de ônibus
Aeroporto é alvo de criticas de usuários (Fotos: Portal Infonet)

A primeira etapa das obras no Aeroporto Internacional de Aracaju, o Santa Maria, já foram iniciadas, mas quem passa pelo local reclama dos transtornos e da infraestrutura precária. Dentre as principais queixas dos passageiros estão a falta de internet Wi-Fi, falta de terminal de ônibus exclusivo para passageiros e de estacionamento. Os usuários apontaram ainda problemas com a falta de manutenção de escadas rolantes e elevadores, que nem sempre estão funcionando.

De passagem por Aracaju, a estudante Laís Souza Marques voltava da Argentina e fazia conexão no aeroporto. A falta de estrutura no local causou espanto, já que tem como referência aeroportos de grande porte. Para Laís, a internet é o mínimo que se pode oferecer ao usuário. “Internet num aeroporto é indispensável. É o mínimo que se pode oferecer aos passageiros e comparando este aeroporto aos demais deixa mesmo a desejar. Na falta do Wi-Fi usarei a internet de dados”, reclama.

Infraero

Laís Souza Marques "oferta de intenert é necessária"

O superintendente do Aeroporto de Aracaju, Luiz Alberto Bittencourt, falou à reportagem do Portal Infonet, e explica que, embora o aeroporto não tenha internet Wi-Fi, os passageiros podem utilizar sua internet de dados. Ainda segundo Bittencourt, a internet gratuita para os usuários só foi disponibilizada para os principais aeroportos do país.

Bittencourt garantiu ainda, que a Infraero estuda a possibilidade de estender o serviço para os aeroportos de menor porte. “O sistema de internet das operadoras funciona normalmente no aeroporto. Portanto, quem possui internet de dados tem como utilizar aqui. Não temos a internet gratuita fornecida pela Infraero porque a opção da empresa foi privilegiar os maiores aeroportos. Contudo, está estudando a possibilidade de estender para os demais. Por enquanto o serviço só está sendo disponibilizado nos principais aeroportos do país”, diz.

Linhas de ônibus

O funcionário e morador da região, Givaldo Santos, reclama da oferta de ônibus para trabalhadores e passageiros. Ele conta que pegar um ônibus nas imediações do aeroporto, além de expô-los ao perigo, é também uma aventura. Segundo Givaldo, há somente duas opções de ônibus sendo ofertadas na região.

Bittencourt "O sistema de internet das operadoras funcionam normalmente no aeroporto"

“Para os moradores que vivem nas proximidades e para quem trabalha no aeroporto é uma penitência conseguir pegar um ônibus em tempo hábil e sem sermos assaltados. O único ponto de ônibus fica distante e não temos outro jeito que não seja enfrentar. Já presenciei passageiros perdendo o vôo porque o ônibus não passava. Teve aqueles que também tentaram entrar em um dos ônibus, mas as malas eram grandes e eles sentem dificuldade para conseguir encaixá-las no coletivo”, conta.

SMTT

O diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), coronel Péricles Menezes, explicou que já existe um projeto de mobilidade urbana em andamento. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e envolve a criação de novos terminais , incluindo a região do aeroporto.

“Temos uma equipe de urbanistas que está desenhando todo o transporte público em Aracaju, que envolve estacionamento e linhas exclusivas para ônibus e abrigos com informações. O transporte de Aracaju está com um projeto grande que tem aproximadamente R$ 107 milhões destinados para a melhoria do transporte público. Já há licitações adiantadas, mas como é uma obra grande é preciso ter tempo”, disse o coronel.

Givaldo Santos "para quem trabalha no aeroporto é uma penitência conseguir pegar um ônibus"

Ele garantiu também que o projeto contempla a área do aeroporto. “As melhorias irão acontecer por etapas e nesse primeiro momento serão feitas faixas exclusivas e os abrigos. Já a construção dos terminais é um pouco mais demorada, porque alguns serão ampliados e outros serão construídos”, garante.

Estacionamento

Outra reclamação dos usuários do aeroporto é a tarifa de R$5 cobrada pelo estacionamento privativo, localizado dentro aeroporto. "Além de ser caro, não aceita débito em conta", reclamou um usuário.

Sobre este aspecto, o superintendente informou que o assunto deverá ser discutido com o prestador do serviço, mas garante que a Infraero disponibiliza vagas rotativas de até 30 minutos em frente ao aeroporto, para paradas de desembarque. Bittencourt esclarece também que o valor cobrado no estacionamento é o valor médio dos aeroportos de todo o país.

Cash Banese

Estacionamento é alvo de crítica dos usuários

A falta de um caixa de auto-atendimento do Banco Banese, nas dependências do aeroporto é também motivo de queixa dos passageiros sergipanos. Sobre este assunto, Bittencourt explicou que há espaço disponível, mas a agência não demonstrou interesse em instalar o cash.

Setur

A reportagem do Portal Infonet tentou ouvir a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) para saber dos impactos que pode causar a falta de estrutura ofertada pela Infraero no aeroporto de Aracaju, mas não obtivemos resposta. O Portal está à disposição caso a Setur, através do secretário Elber Batalha, queira se manifestar, pelo e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone, no 2106-8000.

Por Eliene Andrade

Compartilhar: 
Comentários (7)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
antonio silva
20/11/2013 às 11:13
Estacionamento no aeroporto é máfia. Os agentes empurram mesmo para o estacionamento pago e dizem que vão multar se você parar em algum outro lugar. Parabéns Sergipe.
Itanya Flávia Souza Cruz
20/11/2013 às 10:36
Infelizmente nosso aeroporto deixa e muito a desejar.E se nós sergipanos já sentimos as"faltas" e os transtornos q/ ele nos traz imagine os turistas q/ aqui chegam p/ nos visitar ou fazer conexões.Esses "defeitos" afastam os turistas,onde poderíamos ganhar com o turismo.A propaganda boca a boca também surte efeito e ao chegar no nosso aeroporto e se deparar com tantos transtornos como é que o turista irá passar para seus conhecidos a respeito da nossa cidade se o aeroporto é cartão de entrada?
Vania Dionisio
20/11/2013 às 13:13
Calor insuportável, estacionamento 0,0 e por aí vai... tá um caos o aeroporto de AJU, pelo amor de DEUS!
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados