Webmail
Blogs


Compartilhar: 
18/05/2012 - 08:09
Educação promove ações para reduzir reprovação na rede
Índices de 2011 apresentados pelo Inep são os piores

(Foto: Ascom Seed/SE)

A divulgação dos índices de reprovação no Ensino Fundamental pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), colocando Sergipe como um dos estados que mais reprova, não foi uma novidade para a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Para reduzir os índices de reprovação nas escolas da rede estadual de ensino, a SEED já vem trabalhando uma série de ações. A novidade é que os índices de 2011 apresentados pelo Inep são os piores desde 1999 em todo o país.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, é também importante verificar que os dados divulgados pelo Inep referem-se às redes públicas de ensino - estaduais e municipais -, e às redes privadas. "São, portanto, dados gerais que englobam todas as escolas públicas e privadas do país", acentuou o secretário, reforçando que a Secretaria de Educação só pode interferir nas escolas da rede estadual.

Ações

Para reduzir os índices de reprovação, Belivaldo Chagas afirmou que a Secretaria de Educação está implantando o Bloco de Alfabetização e Letramento nas três primeiras séries iniciais do Ensino Fundamental, com instrumentais de acompanhamento e intervenção pedagógica em tempo real; implantação do Índice Guia para organização do trabalho pedagógico e administrativo, com instrumentais de acompanhamento e intervenção pedagógica em tempo real; e estruturação curricular nas escolas, por meio da discussão do Referencial Curricular.

O secretário informou ainda que a Secretaria de Educação também está ofertando cursos de formação continuada e qualificação lato sensu por meio da Plataforma Freire/MEC para os professores e foi instituída uma parceria com o Ministério Público para implantação da Ficha de Acompanhamento do Aluno Infrequente (FICAI). "Estamos também combatendo o absenteísmo dos professores e mantendo e ampliando os programas de transporte escolar e alimentação escolar para os alunos", revelou.

Além dessas ações, a SEED entende que é necessário fazer em todas as redes de ensino uma reflexão sobre a cultura da reprovação, que contamina o imaginário da comunidade escolar com a noção de que escola boa é escola que reprova e professor bom é o professor que reprova. "Alguns professores se gabam em ter reprovado 70% da turma como se isso fosse sinônimo de compromisso e seriedade no desempenho de suas funções. Essa noção, que se tornou senso comum, deve ser revista, pois, abandono, reprovação e infrequência podem se caracterizar como sinônimos de deficiência pedagógica", concluiu Belivaldo Chagas.

Fonte: Ascom Seed/SE

Compartilhar: 
Comentários (3)
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam o pensamento deste portal.
Estudante
18/05/2012 às 10:28
O secretário da educação o Sr. Belivaldo Chagas quer confudi a opinião pública, os dados do Inep são pontuais quanto as avaliações, ele fornece dados exatos em percentagem de reprovações de entes publicos e privados, com isso não cabe essa justificativa do secretario que os dados gerais que englobam todas as escolas públicas e privadas do país, e nosso estado fica ainda pior se olharmos os dados apenas da rede publica de encino, esse governo é só de gogóverno mesmo,o PT é decepção e ponto final.
marcos vinicius
18/05/2012 às 23:12
agora me respondão, como vamos ter bons índices de aprovação se no més de maio só tivemos um més e meio de aula porque os professores vão se empenhar em da aula se o que ganhão não chega a ser o piso salaria dos mesmos
raimundo reisson
18/05/2012 às 17:54
Engraçado é que em Sergipe o professor ganha melhor do que em muitos outros Estados. Está fazendo uma nova greve para melhorar o salário, que é justa, mas esquece que depende dele também melhorias que façam com que o índice de reprovação diminua. Ou será que esperarão por um salário de 5 mil para começar a cuidar do problema?
Atendimento ao Cliente 24 horas: (79) 2106-8000
Política de privacidade
Expediente
Anuncie no Portal
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José
Aracaju-SE, CEP 49015-030
Todos os direitos reservados