Valerian e a Cidade dos Mil Planetas
Viajante do tempo e do espaço, luta pela Terra e seus aliados
  

(Valerian and the City of a Thousand Planetas). França/EUA, 2017. Direção, Produção e Roteiro de Luc Besson. Tb. Na produção:Virginie Bessoin-Silla.  Direção de Fotografia: Thierry Arbogast. Montagem de Julien Rey. Música de Alexandre Desplat. 137m, 12 anos. Cia. Produtora: Europa Corp.,  Fundamental Films, BNP Paribas, Orange Studio, Universum Film, Riveer Road Entertainment, Belga Films. . Distr. nosso cinemas brasileiros: Diamond Films. Com Dane DeHaan, Cara Delevigne, Clive Owen, Rihanna, Ethan Hawke, Kris Wu, Rutger Hauer, Sam Spruiell, Alain Chabat, Herbie Hancock, Aymeline Valade, Pauline Hoarau, Sasha Luss, Diva Cam, Mirilhea Paillard, Ola Rapace, Thalia Besson.

Gênero – Aventura/Ficção

Sinopse – No século28. Valerian e Laureline  são agentes intergalacticos encarregados de manter a ordem em todos os territórios humanos. Sob a ordem do Ministro da Defesa, os dois embarcam juntos em uma missão para a surpreendente cidade de Alpha – uma metrópole em constante expansão, onde espécies de todo o universo dirigem-se para compartilhar conhecimento, inteligência e cultura um com os outros. Mas, há um mistério no centro da cidade, uma força sombria que ameaça a existência pacífica da Cidade dos Mil Planetas. Valerian e Laureline devem correr para identificar a ameaça e proteger não somente Alpha, mas o futuro de todo o universo.

Apreciação – O cineasta francês mais americano de hoje em dia, Luc Besson, está de volta em novo filme. Mas dentro do gênero que adora, a ficção cientifica. Nadando contra a maré do cinema francês, Besson é partidário de filmes de grande orçamento (o de agora custou quase 200 milhões de euros, próximo dos 600 milhões de reais) com um número infindável de efeitos especiais e com um ótimo elenco de suporte. Besson dirige filmes desde o final dos anos 60, mas o básico de sua filmografia foi construida a partir dos anos 80. Algumas obras de sua autoria são realmente belíssimas, como “Imensidão Azul”, outras, porém, deixam muito a desejar (como “O Profissional” e “Joana Darc”). “O Quinto Elemento”  foi um belo exercício futurista, a lembrar o “Blade Runner”, de Ridley Scott do qual ele se diz enorme fan. Na seara do suspense, “Lucy” é um outro filme dele no qual confessa sua admiração pelo cinema americano. Este “Valerian...” é baseado em famosa história em quadrinhos que foi editada em 30 países menos o Brasil, mas que teria inspirado George Lucas com o seu “Guerra nas Estrelas”. Besson só não filmou um dos 37 álbuns com as histórias de Valerian e sua mulher Laureline, porque a tecnologia necessária ainda não tinha sido desenvolvida. Mais recentemente ele aprontou o roteiro do que seria o filme “Valerian” de hoje, que ficou pronto em 15 de junho de 2015. Dez dias depois, já fazia uma espécie de copia-demo da produção para interessar a co-produtores. A filmagem propriamente dita começou a 5 de janeiro de 2016, na Cidade do Cinema Saint Denis, (onde ocupou sete palcos de filmagens) nos arredores de Paris e foi concluída a 3 de junho de 2016, com quatro dias à frente do que foi planejado inicialmente. Planos adicionais foram rodados em julho de 2016. A 17 de maio deste ano, os autores do álbum de Valerian, Pierre Chrstin e Jean Claude Mezieres foram convidados para ver o filme pronto. O filme consumiu 6 mil desenhos para o “sory-board”, onde se detalhavam os 2.546 planos com efeitos visuais. Foram criados 600 costumes e gastos 500 quilos de confetes no último dia de filmagem. Diariamente havia 420 pessoas nos palcos de filmagem. Ao todo foram 100 dias de filmagem em 65 cenários construídos para o filme. Uma última palavra sobre o elenco: Besson fez questão de convidar, para participar de pequenas pontas, nomes como o músico Herbie Hancock, os cineastas Xavier Giannoli, Benoit Jacquot, Gerard Krawczyck, Louis Leterrier, Olivier Megatoin, Eric Rochant e Mathieu Kassovitz. A própria filha do cineasta, Thalia Besson,l também faz parte do filme.

Fique de Olho – Em Rihanna, o nome célebre da música, que tem o papel de Bubble..

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030