Êxodus
Acompanhando as jornadas de seis refugiados
  

Brasil, Alemanha, 2016. Direção, Fotografia e Roteiro de Hank Levine.  Produção de Levine, Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck e Fernando Meirelles. 105m, 12 anos. Cia. Produtora: 02 Filmes

Gênero – Documentário

Sinopse – Refugiados de diversos poaíses contam suas histórias. Os sírios Dana e Nizar vivem no Brasil, fugindo da guerra e à espera de reunir-se com parentes. A sul-sudanesa Napuli  tenta regularizar a sua situação na Alemanha, onde o togolês Bruno levou 9 anos para regularizar sua condição. Lahtow e Makha não conseguem voltar para sua casa, numa aldeia em Kachin, Mianmar, devido a conflitos militares. E o povo saraui, abrigado na Argélia há 40 anos, espera uma solução para voltar ao Saara Ocidental, invadido pelo Marrocos.

Apreciação – Poucos temas no mundo mostram-se mais urgentes do que o dos refugiados. Atento a ele, o documentário de Hank Levine acompanhou por cerca de dois anos um grupo de personagens, tendo em comum histórias de desenraizamento, exclusão, dificuldades de reconstrução da própria identidade. Alemão radicado no Brasil, produtor de filmes como “Cidade de Deus”, Levine opta por dois personagens que vieram parar no país, a síria Dana e o sino-palestino Nizar, dois jovens que fugindo de guerras encontram no Brasil uma situação mais tranquila, mas que apresenta problemas na adaptação, especialmente pelo isolamento.

Fique de Olho – Nos dois personagens principais, Dana e Nizar , os fios condutores dos demais episódios. 

Onde assistir
CINE VITÓRIA
Exodus – de onde eu vim não existe mais
Sab, 14/10 às 12h20
12
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030