Cápsulas de radioterapia são encontradas em ferro-velho
Material é de uso restrito mas não apresentava riscos à saúde
18/10/2016  20:08
Coronel explicou que local foi isolado até descartar riscos (Foto: Ilustrativa/Arquivo Portal Infonet)

Embalagens de chumbo, usadas para armazenar material radioterápico [iodeto de sódio], foram encontradas em um ferro-velho de Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju. O material, que é de uso restrito de hospitais ou organizações autorizadas, foi identificado por um policial que passou pelo ferro-velho. A Polícia foi acionada, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e um engenheiro da Petrobrás para avaliar os riscos radioativos daquele material.

De acordo com o coronel Erivaldo Mendes, da Defesa Civil Estadual, o local onde as cápsulas estavam foi isolado até a chegada da equipe da Petrobras com os equipamentos. “Nossa preocupação imediata foi com o perigo daquele material, já que no rótulo informava o risco de radiação. Inclusive, apesar de ser feita de chumbo, algumas cápsulas já haviam sido violadas. A equipe da Petrobras utilizou um equipamento específico e descartou qualquer risco radioativo à saúde. ” explicou o coronel.

Um inquérito policial será instaurado agora para investigar a origem dessas embalagens e quem as destinou a um ferro velho, já que o material se trata de uso restrito.

Por Ícaro Novaes  e Verlane Estácio

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030