Aparelho sismográfico fará estudo de tremores em Sergipe
Especialistas planejam uma nova estação sismográfica em SE
18/11/2016  18:34
Sertão sergipano tem registrado tremores (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Profissionais da sismologia [ciência que trata dos tremores de terra] da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estarão em Sergipe, na próxima semana, para instalação de uma espécie de sensor capaz de reunir mais informações sobre um abalo sísmico. Como a única estação do tipo só existe no município de Lagarto e tem pouca abrangência no território sergipano, os especialistas planejam acoplar o sensor na região do sertão, onde ocorre com mais frequência tremores de terra.

Na última quarta-feira, 16, um abalo sísmico que atingiu 3 pontos na escala Richter pôde ser sentido por moradores do município de Propriá e redondezas. A recorrência desses tremores foi um dos motivos para que os profissionais da universidade potiguar viessem à Sergipe com a tecnologia. “É uma maneira de estudar in loco essas atividades sísmicas e ter maior domínio de informações sobre os efeitos, estruturas e causas desses tremores”, explicou o professor Eduardo Menezes.

Conforme expectativa do especialista, a intenção é que o sensor seja capaz de transmitir essas informações diretamente ao centro sismológico da UFRN. “Nós vamos estudar a área aí em Sergipe. Na segunda feira [21] eu já durmo em Propriá e começamos a ver isso. A intenção é o sensor seja acoplado em um digitalizador local, de forma simples, e tenha mais informações sobre essas ocorrências, enviando para nosso laboratório em Natal”, afirmou.

Ainda de acordo com o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores de terra são, em sua maioria, alívios na costa terrestre, já que as placas tectônicas estão sempre promovendo tensões entre si, principalmente em regiões onde há falhas.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

MATERIAS RELACIONADAS
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030