Cidown comemora 20 anos nesta segunda-feira, 17
Instituição dá suporte às famílias dos cidadãos com SD
17/07/2017  15:37
Instituição luta pelos direitos dos cidadões com sindrome de down

A Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown) está em festa. Nesta segunda-feira, 17, será comemorada uma data muito especial para todos que integram a associação, são 20 anos de sua criação. Anos esses que fazem parte de uma longa caminhada para garantir os direitos já conquistados e ampliar os direitos das pessoas com Síndrome de Down.

"Para nós que fazemos parte da Diretoria da Cidown, comemorar essa data tão importante é a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. São 20 anos de atuação da associação, anos de muita luta, e acima de tudo, muitas conquistas. Esperamos continuar nossa atuação como vem acontecendo até hoje e que no futuro possamos colher os bons frutos plantados no presente e ampliar nossa luta e nossas conquistas", comenta a presidente da associação, Dangely Lins.

A Cidown é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em julho de 1997 e dirigida por associados, com a missão de incluir o indivíduo com Síndrome de Down (SD) na sociedade sergipana, comprometendo-se em ser o elo entre a família, seus direitos e a constante busca da cidadania plena. A associação tem dentre seus objetivos, a disseminação de informações e a instrução das pessoas quanto aos direitos adquiridos legalmente, ampliar esses direitos, contribuindo, então, para a autonomia das pessoas com Síndrome de Down.

A instituição dá suporte às famílias dos cidadãos com SD em Sergipe, orientando-as sobre diversos aspetos importantes para o desenvolvimento desses cidadãos, no exercício dos seus direitos. A associação também realiza durante o ano diversas atividades em benefício das pessoas com a síndrome e seus familiares, dentre elas, rodas de conversa com os pais e profissionais de diversas áreas, encontros recreativos periódicos em parques de Aracaju com realização de piqueniques e outras atividades lúdicas, além de promover, nas datas comemorativas, atividades como caminhadas e palestras com o fim de sensibilizar as famílias e a sociedade para a questão inclusiva, dentre outros eventos.

Entenda a Sindrome de Down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Por alguma razão que ainda não foi cientificamente explicada, ou o óvulo feminino ou o espermatozoide masculino apresentam 24 cromossomos no lugar de 23, ou seja, um cromossomo a mais. Ao se unirem aos 23 da outra célula embrionária, somam 47. Esse cromossomo extra aparece no par número 21. Por isso a síndrome de Down também é chamada de trissomia do 21.

A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família. As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
A síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança.

Fonte: Divulgação

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030