Seis tartarugas mortas em Aracaju nesta quarta-feira
Equipe de monitoramento ainda não identificou causas da morte
14/02/2018  14:14
Uma das tartarugas encontradas nesta manhã em Aracaju (Fotos: Maria Odília)

Seis tartarugas mortas foram encontradas nesta quarta-feira de cinzas, 14, na orla de Aracaju. Os animais foram capturados pelos técnicos da Fundação Mamífero Aquáticos e do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), duas entidades não governamentais que executam condicionamento ambiental licenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As tartarugas foram localizadas durante monitoramento realizado entre o Viral e o Farol da Coroa do Meio, em Aracaju, segundo informações do coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Fundação Mamíferos Aquáticos. Ricardo Araújo. A causa da morte destas tartarugas ainda não foi identificada, depende dos exames laboratoriais, que estão sendo realizados pela equipe técnica das duas entidades, conforme ressaltou o coordenador da Fundação Mamíferos Aquáticos.

De acordo com o coordenador, neste ano a equipe de monitoramento localizou 39 tartarugas mortas apenas no litoral de Aracaju. A maioria da espécie oliva e as principais causas estão relacionadas à pressão da pesca e ao acúmulo de lixo na costa.

As atividades de Monitoramento de Praias, desenvolvidas pelo convênio MAR, parceria entre a Fundação Mamíferos Aquáticos e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa - ITP, fazem parte do Subprograma Regional de Monitoramento de Encalhes e Anormalidades na Área de Abrangência da Bacia Sergipe-Alagoas – PRMEA, medida de avaliação de impactos ambientais exigidas pelo licenciamento ambiental federal, conduzida pelo IBAMA e de responsabilidade da Petrobras.

Técnicos farão exames laboratoriais para identificar causa da morte 

Ao encontrar as tartarugas mortas, a orientação dos técnicos é não se aproximar para evitar qualquer infecção que pode ser transmitda pela carcaça. Neste caso, as pessoas devem mobilizar a equipe de monitoramento através do telefone (79) 99164 - 0707.

Por Cássia Santana

MATERIAS RELACIONADAS
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Marcos Aurélio Alves
14/02/2018 às 19:46
Domingo de Carnaval a tarde apareceu outra tartaruga morta na Praia do Jubiabá em Estância....
marcos
14/02/2018 às 19:41
creio eu que só se captura o que tá vivo.
Luiz Silveira Nunes
14/02/2018 às 17:50
O ser humano não tem jeito...não aprende, continua agredindo a natureza(Cadeia ecológica) não mensurando as consequências futuras que poderão chegar...Não esqueçamos, somos abertos para o Atlântico e só Deus pode segurar este oceano...
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030