Conheça os riscos de usar o celular conectado à tomada
Dormir com celular embaixo do travesseiro também traz riscos
14/03/2018  07:00

Choque elétrico e explosão da bateria podem acontecer quando o aparelho estiver na tomada (Fotos: Portal Infonet)

O engenheiro eletricista Felipe Santana e a engenheira de controle e automação Lívia Gregorim alertam para os riscos

Você costuma manusear o celular ou até fazer ligações quando ele está no carregador? Se você tem essas práticas, saiba que pode estar correndo sérios riscos. É o que alertam o engenheiro eletricista Felipe Santana e a engenheira de controle e automação Lívia Gregorin.

De acordo com os engenheiros, um dos maiores riscos é o de choque elétrico, que pode ser gerado por dois fatores. O primeiro fator está ligado aos surtos de tensão na rede elétrica, por meio de descargas atmosféricas ou por manobras na rede elétrica.

Já o segundo fator, que é mais incomum, está relacionado a problemas no próprio equipamento, que pode ser detectado na bateria ou no carregador do aparelho. “Isso ocorre principalmente naqueles que tem procedência duvidosa, já que eles não passaram por uma série de procedimentos para garantir a segurança. Então pode ocorrer um curto-circuito interno na bateria que vai gerar o choque elétrico”, explica Felipe Santana.

Lívia Gregorin acrescenta que o risco de choque elétrico aumenta ainda mais se você estiver utilizando o fone de ouvido. “Se a pessoa estiver com fone de ouvido o choque virá diretamente para gente”, explica. A engenheira ainda detalha que outro grande risco comum quando o celular está na tomada é o de explosão da bateria, causada pelo superaquecimento. “Um defeito pode gerar o aquecimento, e ele aos poucos vai aumentando até que ela [a bateria] explode”, declara.

Rede elétrica danificada

Quando a rede elétrica da residência está danificada o risco de choque se multiplica. “Muitas residências não são baseadas nas normas, então elas tem uma chance maior pela falta de dispositivos de proteção, como Dispositivo de Proteção contra Surtos, o DPS, que é muito barato e protege contra surtos”, declara o engenheiro.

Dormir com o celular

O superaquecimento do aparelho e consequentemente a explosão, também pode ser ocasionada quando o mantemos em isolamento, a exemplo de bolsos, porta celulares de tecido ou embaixo do travesseiro. “Circuitos eletrônicos esquentam por natureza, eles dissipam potência. O celular também esquenta, principalmente quando usamos muito, e se você coloca isso numa espécie de isolamento térmico, como um bolso, embaixo do travesseiro, esse isolamento o faz aquecer cada vez mais e isso pode causar explosão da bateria, porque ela é um composto químico”, alerta a engenheira.

Celular no banho

A engenheira ainda recomenda que aqueles que costumam levar o aparelho para o banho também devem estar alerta, tanto para o risco de choque elétrico, caso ele esteja na tomada do banheiro, quanto em danos para o celular. “Se você está com o carregador na tomada, já tem o risco de choque elétrico padrão, mas se ele estiver molhado e a pessoa também, a resistência cai muito e a corrente flui muito mais fácil, e pode até matar. Tem o risco também de danificar o próprio celular, porque circuito eletrônico não combina com água”.

Precauções

Como recomendação, os engenheiros alertam sobre a necessidade de ter uma residência protegida contra esses surtos elétricos, com disjuntores bem dimensionados, presença do DPS, dentre outras questões. “Outra questão é não usar o celular quando tiver na tomada. Se for utilizar, desconecte ele, faça o uso, e depois conecte novamente, porque ao usar, você vai estar assumindo o risco”.

por Yago de Andrade e Jéssica França

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
MARCIO
14/03/2018 às 08:57
Os celulares quando estão carregando, a emissão de calor é alta, fora o fato das baterias serem peças que armazenam energia.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030