Belivaldo participa de conclusão do Curso para Guardas
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 16, na Acadepol
16/05/2018  18:23
Solenidade aconteceu nesta quarta-feira, 16, na Acadepol (Foto: SSP/SE)

O governador Belivaldo Chagas participou, na manhã desta quarta-feira, 16, da solenidade de Conclusão do Curso de Formação de Capacitação de Guardas Municipais de Itabaiana, Maruim e Santo Amaro, ofertado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol). Participaram do curso 68 alunos, sendo 23 de Itabaiana, 30 de Maruim e 15 de Santo Amaro das Brotas. A ação teve por objetivo dar cumprimento ao Termo de Cooperação nº 48/2017, firmado entre a SSP e os referidos municípios.

“É uma parceria extremamente importante que o governo do Estado faz com os municípios. É a Secretaria de Estado da Segurança Pública colocando sua expertise à disposição das guardas municipais. É importante que tenhamos essa interação, integração e formação dos profissionais do interior do estado. Isso faz com que a gente atinja nosso objetivo de trabalhar de forma integrada. O estado sozinho não vai fazer segurança pública. Precisamos unir forças com a União e com os municípios. Hoje, temos a formação das guardas de Maruim, Santo Amaro e Itabaiana e, dentro em breve, mais outros municípios. O governo do Estado e a SSP têm se colocado à disposição dos municípios para que possamos formar e aperfeiçoar mais esses profissionais da área de segurança”, destacou o governador Belivaldo Chagas.

A diretora geral da Polícia Civil de Sergipe, Katarina Feitoza, ressaltou que a parceria  da SSP com os municípios auxilia no combate à violência. “A Academia de Polícia é um espaço de aprendizado contínuo. Tenho certeza que esses guardas municipais saem daqui com uma visão diferente da Polícia Civil, da Polícia Militar, de todo o sistema da Segurança Pública. Entendemos que a única saída que temos para o enfrentamento da violência é a integração e a municipalização”, disse a delegada.

Parceria

Para o diretor da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegado João Batista Santos Júnior, a parceria entre Estado e municípios se reveste de importância para que haja uma integração de todas as esferas governamentais no combate à violência.

"Esse tipo de curso que nós fizemos é uma iniciativa muito boa do governo do Estado de Sergipe e da SSP. Hoje é de suma importância que consigamos juntar todas as forças policiais. São 68 guardas municipais que passaram por essa captação. É uma determinação do governo do Estado, do governador Belivaldo Chagas, de continuarmos com essa parceria ininterrupta", informou.

O delegado ressaltou, ainda, que o ideal é que todas as guardas municipais formadas passem pela Acadepol e façam a capacitação. “É interessante também sempre se reciclar. A ideia é que a Academia esteja aberta para todos os municípios de Sergipe. É um ponto importantíssimo essa questão da aproximação do governo do Estado com os municípios. Hoje, as guardas municipais têm uma função preponderante na melhoria da segurança pública também. Então, o governo do Estado, de forma inteligente, vem pensando e trabalhando nisso", reforçou.

Para o prefeito de Maruim, Jeferson Santos de Santana, o curso demonstra a preocupação do governo em fortalecer o papel das guardas municipais, principalmente dos pequenos municípios do estado. “O momento é de satisfação. Não poderia deixar de expressar nossa alegria com a formação desses guardas municipais. Quero agradecer ao governador e ressaltar que a Delegacia Regional de Maruim já voltou a funcionar, uma das nossas grandes reivindicações, num momento crucial, no qual estamos precisando de mais segurança. Tenho certeza que essas ações marcaram positivamente a história da segurança no município”, avaliou.

Já o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, fez questão de parabenizar os guardas municipais que acabaram de concluir a formação. “É motivo de alegria contribuir com a segurança pública do município. Essa união é de extrema importância para segurança de Itabaiana. Todos nós temos o dever de trabalhar juntos para melhoria da qualidade de vida da população”, saudou.

“Quero agradecer a todos os parceiros envolvidos nesse projeto. É gratificante ver os nossos funcionários se capacitando para atuar na segurança da nossa população”, disse o prefeito de Santo Amaro das Brotas, Genivaldo Costa.

Homenagem

Na ocasião, o governador Belivaldo Chagas recebeu uma placa das mãos da delegada Katarina Feitoza, representando o Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb),  pelos serviços prestados ao estado de Sergipe.

Belivaldo Chagas agradeceu a homenagem e parabenizou o Grupo Especial de Repressão e Busca (Gerb), que comemora cinco anos de atuação: “É um grupo que tem uma prestação de serviço exemplar e que fortalece os trabalhos da segurança pública como um todo”, disse o governador.

O grupo é uma força especial vinculada ao Complexo de Operações Policiais Especializadas, destinado ao combate de situações de violência declarada, cuja gravidade ultrapassa os meios normais da atuação policial.

Curso

O Curso de Formação das Guardas teve uma carga horária total de 364 horas/aula, divididas entre 39 disciplinas e cinco palestras, com conteúdos inerentes à atuação das guardas municipais, ministradas por 42 instrutores, oriundos da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Aracaju.

Para o guarda municipal de Maruim, Cleones de Matos, o curso teve uma função primordial para o aperfeiçoamento técnico.  “Já temos experiência na área, mas, diante do curso realizado, o serviço prestado vai ser com mais qualificação e mais conhecimento, tanto da legislação, quanto nas práticas operacionais que foram aprendidas aqui no curso", disse o guarda que trabalha há 10 anos na Corporação do município.

Ionaldo Andrade Barbosa, guarda municipal há 14 anos no município de Santo Amaro, compartilha da mesma opinião. “Esse curso de formação foi uma grande riqueza porque nos capacitou mais e nos mostrou uma melhor forma de trabalhar. Além disso, essa qualificação amplia nosso campo de atuação e quem ganha é a população do município".

Dessas 364 horas, 72 foram destinadas à disciplina Manuseio e Emprego de Arma de Fogo, dentre aulas teóricas e práticas. A grade curricular e carga-horária do curso foram analisadas e autorizadas pela Polícia Federal, que realizou a fiscalização do curso.

Marcio Flavio Silva Caldas, guarda municipal de Itabaiana, também aprovou o curso. "Nessa árdua jornada, colocamos à prova nossa capacidade de superação e fomos vencedores. Somos guardas municipais de Itabaiana com orgulho, pois somente quem ostenta a farda por amor à profissão sabe o que quero dizer. Agradecemos pela oportunidade e aos instrutores da Acadepol pelos ensinamentos que recebemos”, disse.

Fonte: ASN

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Carlos Alberto Souza
16/05/2018 às 19:23
DESGOVERNADOR belivaldo chagas POR QUE NÃO COMEÇA SUA GESTÃO DESVENDANDO COMO FOI POSSÍVEL MAIS ESSA FRAUDE - Caça fantasma x acordo: Ontem, 20, nos corredores do Palácio de Despacho, a informação é que as exonerações dos comissionados, na verdade não é por economia, mas para se antecipar a operação caça fantasma, já que muitos deles são indicações de lideranças políticas do interior e não trabalham. Fonte Jornalista Cláudio Nunes
Carlos Alberto Souza
16/05/2018 às 19:22
VEJAM PORQUE SERGIPE ESTÁ QUEBRADO: Belivaldo não pode utilizar tempo como deputado para duas aposentadorias - http://www.infonet.com.br/blogs/claudionunes/ler.asp?id=205930
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030