Painéis de Leonardo Alencar são levados para restauração
Obras foram retiradas da antiga Associação Atlética de Sergipe
17/07/2017  08:31
Restaurador Henrique Braga

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) retirou e transferiu uma série de painéis do artista visual sergipano, Leonardo Alencar, falecido em outubro de 2016.  Compostas por xilogravuras em preto e branco, as peças faziam parte da decoração do teto e das colunas do antigo Restaurante Catavento, anexo à Associação Atlética de Sergipe, que atualmente está desativada.

O processo de recuperação, que conta com a parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), está sendo realizado por uma equipe de obras composta por um restaurador, uma arquiteta, um historiador e um curador de artes. O projeto, busca resgatar e preservar as obras que, futuramente, devem ser expostas uma parte no Tribunal e outra na Biblioteca Pública Epifânio Dória (PBED).

A recuperação das peças atende a um desejo antigo do artista, deixado em depoimentos de vídeos disponíveis na internet. Outra vontade de Leonardo Alencar era a realocação desses painéis para algum local que obtivesse um teor artístico, a exemplo de museus ou bibliotecas da cidade. As peças foram transportadas para o atelier do restaurador Henrique Braga, localizado no em São Cristóvão, para dar prosseguimento aos próximos trâmites.

Sobre Leonardo Alencar

Leonardo Fontes de Alencar nasceu no dia 7 de abril de 1940, na cidade sergipana de Estância. Era filho do jornalista, advogado e poeta Clodoaldo de Alencar. Começou a se interessar pelas artes ainda na infância. Aos 20 anos fez a primeira exposição, em Salvador (BA). Em 1963 entrou para a Escola de Belas Artes, na Bahia, onde foi professor no ano seguinte. Viveu na Europa por três anos, onde expôs obras e desenhou para revistas locais.

Nos anos 1980 retornou para Aracaju com a ideia de fortalecer o cenário cultural do Estado. Em 2011 foi destaque no documentário 'Terra a Dentro, Mar a Fora', do diretor Fábio Pamplona. Leonardo Alencar foi membro do Metropolitan Museum of New York, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu da Gravura Brasileira, Associação Internacional dos Artistas Plásticos (AIAP – Unesco), Associação Sergipana de Imprensa, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Partners of America: Rhode Island.

Fonte e Foto: Secretaria de Estado da Cultura (Secult)

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Joao Batista Silva
17/07/2017 às 12:04
Na Emdagro existe um belo mural de autoria de Melcíades de Souza no Hall de entrada da empresa que está em péssimas condições de conservação. Sugiro que a SECULT também faça uma ação neste sentido de recuperar esta importante obra. É uma pena ver uma pintura da pura arte Sergipana nessas condições. Por favor, tomem alguma providência!!
Marco Aurélio Monteiro
17/07/2017 às 08:50
Ação importante do Estado, Leonardo Alencar é uma das referencias nas artes plasticas de Sergipe.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030