Revista Cumbuca traz festejos juninos como destaque
18ª edição da revista foi lançada nesta quinta-feira
17/05/2018  16:01
Yago de Andrade trouxe reportam com viagem na história dos festejos juninos (Fotos: Portal Infonet) 

Os festejos juninos predominam a mais recente edição da revista Cumbuca, do Governo de Sergipe. E a escolha do tema não é só pela proximidade com o mês de junho, mas também pela importância do período para o estado. É nessa época onde estão as principais representações culturais da nossa terra. A 18ª publicação da Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise), para o editor responsável pela revista, Amaral Cavalcante, ficou feliz com o resultado.

“Uma das prerrogativas [da Cumbuca] é trazer a produção não só dos emergentes, do pessoal que está nesse momento produzindo cultura e arte e que não está em evidências, mas também dos nossos grandes vultos da literatura, das artes plásticas, da cultura em Sergipe. Conseguimos revisitar nossos valores, nossos heróis da cultura”, enalteceu Amaral.

A reportagem de capa da Cumbuca foi assinada pelo colaborador Yago de Andrade. O estudante de jornalismo que também integra a equipe de reportagem do Portal Infonet, fez uma viagem ao tempo  sobre a história do São João aracajuano. “É um compilado do projeto de pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso que estou desenvolvendo, onde abordo o histórico dos arraiás e como eles se perderam ao longo dos tempos, muitos migrando para as grandes festas, como Forró Caju e Arraiá do Povo”, explica.

Amaral comemora mais uma edição e diz que revista está comprometida em trazer o 'velho e o novo' da cultura

Yago conta que desde o ano passado vem se dedicando ao trabalho de apuração e mira a produção de uma revista independente sobre o cenário dos festejos juninos. “Fiz uma intensa cobertura nos festejos do ano passado e fui acompanhando a apresentação dos artistas ao longo do ano. Agora estou finalizando e projeto para em breve lançar a revista ‘Cajunina’, fruto de todo esse trabalho”, concluiu.

Cumbuca avançando fronteiras

Segundo o editor Amaral Cavalcante, o Governo já sinalizou que, em breve, a Edise realize mais mil impressões da revista para que sejam enviadas a outros estados. “Era um dos nossos objetivos. Que saísse do estado, bem feita, graficamente e visualmente, se apresente bem, para mostrar que Sergipe pode produzir e pode continuar a produzir esse tipo de material

Por Ícaro Novaes

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030