Sergipe pode receber 120 mil turistas neste verão
Este número supera em até 15% o de pessoas que vieram a Sergipe no mesmo período em 2010
05/01/2011  08:05

Sergipe pode receber cerca de 120 mil turistas neste verão (Foto: Arquivo Infonet)
Verão. Período de férias, ida à praia, viagens, além da vinda desenfreada de turistas para o Estado, principalmente para a capital sergipana. De acordo com o presidente da Empresa Sergipana de Turismo, José Roberto de Lima, a previsão é que neste verão Sergipe receba cerca de 120 mil turistas em todo seu território.

Segundo ele, este índice supera em até 15% o número de pessoas que vieram a Sergipe no mesmo período em 2010. “Dessas 120 mil pessoas, 98% são de brasileiros. Pelos dados dos hotéis a gente acaba identificando a origem desse pessoal que vem de fora, inclusive os estrangeiros”, diz o presidente.

José Roberto aponta que com este aumento do fluxo turístico no Estado, o impacto na economia sergipana seja considerável. “A gente espera que toda essa movimentação de turistas em Sergipe, gere R$40 milhões para todo o Estado”, informa.

Pontos

Quem chega a Sergipe acaba encontrando diversas opções de lazer e entretenimento nos municípios do Estado, com maior concentração em Aracaju. Parque da Cidade, Museu do Homem Sergipano (Muhse), Ponte Aracaju – Barra dos Coqueiros, Parque da Sementeira, Orla do Bairro Industrial, as históricas São Cristóvão e Laranjeiras (que realiza o tradicional encontro cultural neste mês), a Orla de Atalaia e as Praias do Litoral Sul estão entre as possibilidades de diversão não só para turistas, mas também para os sergipanos.

Com o calor do verão, o Litoral Sul, o Cânion do rio São Francisco, em Xingó, e o município de São Cristovão tornam-se os destinos mais procurados, diz o presidente da Emsetur. “Em função de a Praça São Francisco ter se tornado Patrimônio da Humanidade, São Cristovão vem sendo cada vez mais cotada como ponto turístico em Sergipe”, explica.

A Orla da Atalaia, em Aracaju, e seus diversos pontos alternativos como o Oceanário, a

Os baianos Rilvan e Vanda aproveitam as férias de verão em Aracaju (Foto: Portal Infonet)
Passarela do Caranguejo, as passarelas para o mar, além das inúmeras opções de hotel ainda atraem os milhares de turistas que chegam ao Estado. Para o casal de professores Rilvan Batista de Santana e Vanda Maria Santana, Aracaju e a Orla já estão em seus planos anuais de férias de verão.

E esta não é a primeira vez que eles, residentes na cidade de Itabuna (BA), vêm aproveitar o tempo livre em Sergipe. “Já viemos outras vezes e sempre gostamos muito do que vivenciamos por aqui. Chegamos nesta terça-feira [4], e queremos aproveitar o máximo que pudermos. Aracaju é mesmo muito bonita”, enfatiza Vanda.

Cuidados

De acordo com presidente da Emsetur, José Roberto, a primeira recomendação indicada para os turistas está na procura de empresas que estejam regularizadas, dentre hotéis e pousadas. “Além disso, as pessoas devem optar por guias turísticos, pois eles são profissionais capacitados para dar toda a orientação necessária nos percursos em Sergipe”, aconselha.

O comerciante Ricardo diz que neste periodo as vendas aumentam em 50% (Foto: Portal Infonet)
Ele ainda conta que a Emsetur tem feito todo um esforço no aumento da divulgação turística do Estado. “Isto é importante para que as pessoas tenham maior interesse em Sergipe, que já será o cenário da próxima novela das seis, por exemplo. Dessa forma, estamos criando parâmetros para mostrar a potencialidade daqui”, esclarece o presidente.

Expectativa

Para o comerciante Ricardo Alexandre, que trabalha há 15 anos vendendo artigos praieiros como redes e bolsas na Orla da Atalaia, a vinda de turistas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. “Apesar de não haver grandes divulgações de Aracaju, a gente percebe que depois da reforma da Orla, as coisas melhoraram bastante”, comenta.

Ele diz que neste período as vendas aumentam em 50% em comparação a outros momentos do ano. “Muita gente vem para cá, porque a orla é tranqüila, sossegada. E nós já estamos preparados para atender a todos”, diz o comerciante.

Por Victor Hugo

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030