Programa UCA chega a escola de Simão Dias
Serão distribuídos 442 computadores portáteis (laptops) para alunos e professores da instituição de ensino
06/08/2010  16:52

Vice-governador e secretário da Educação Belivaldo Chagas (Fotos: Seed)
O vice-governador e secretário de Estado da Educação (SEED), Belivaldo Chagas, lançou na tarde da última quinta-feira, 5, na Escola Estadual João de Mattos Carvalho, localizada no município de Simão Dias, o programa Um Computador por Aluno (UCA). Serão distribuídos 442 computadores portáteis (laptops) para alunos e professores dessa instituição de ensino. 

Na ocasião, Belivaldo Chagas destacou a importância do Projeto UCA, que aproximará ainda mais as novas tecnologias à rotina diária de alunos e professores. “É uma imensa satisfação lançar esse programa em escolas da rede estadual de ensino, pois a introdução da informática como ferramenta pedagógica é essencial à formação dos estudantes. As novas tecnologias possibilitam o desenvolvimento de habilidades que estão sendo exigidas pelo mercado de trabalho e ampliam o aprendizado. Os alunos poderão se organizar em grupo, comunicar-se através da Internet, pesquisar  e localizar, sintetizar e divulgar informações”, declarou o secretário.

Projeto visa proporcionar melhorias nas práticas pedagógicas
De acordo com Everton Siqueira, coordenador estadual do projeto UCA, a Escola Estadual João Mattos Carvalho foi escolhida porque apresentou todas as exigências técnicas para viabilizar o projeto. “Quero ressaltar, porém, que além de Simão Dias, escolas estaduais situadas nos municípios de Japaratuba, Moita Bonita, Poço Verde e Santa Luzia do Itanhy, até o final de setembro, também serão contempladas com o projeto UCA”, garantiu Everton. 

O projeto UCA tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país, proporcionando inovações para as práticas pedagógicas, como a mobilidade de uso do computador portátil, tanto dentro da escola como em outros ambientes. Os laptops utilizados pelo programa foram desenhados a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro.

Os computadores são dotados com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, possui também um bloqueio do sistema operacional para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

Fonte: Seed

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030