Show didático apresenta espetáculo da língua portuguesa
Teatro em sala de aula é outro projeto de Fabiano Oliveira
06/07/2017  11:23
Teatro em sala de aula é outro projeto de Fabiano Oliveira

O Enem, o Sonho e Você! é coordenado pelo professor Fabiano Oliveira, do Colégio Estadual Dom Luciano, e resultará na gravação de um DVD, que deverá alcançar um maior número de estudantes que queiram aprender se divertindo

Quando o assunto é educação e métodos pedagógicos de ensino, o professor Fabiano Oliveira, do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte, fica impaciente, ansioso e inquieto. Na cabeça do fundador da Central de Estudos Linguísticos e Literários do Dom Luciano (CELL), mil ideias inovadoras surgem como num passe de mágica; todas envolvendo a música, conteúdo e o teatro. Tudo isso com um único objetivo: ensinar os alunos para que eles estejam preparados para enfrentar o Enem e o próprio mercado de trabalho.

O show pedagógico “O Enem, o Sonho e Você!” é o mais novo desafio do professor da rede estadual de ensino. Ainda neste mês de julho, ele deverá iniciar uma série de apresentações em Aracaju. Em sintonia com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) , Oliveira, está programando entre três a quatro exibições no decorrer de 2017. “Fizemos o ensaio geral com os alunos do Fontes Freitas, no Sesc. Esse apoio irrestrito que estamos recebendo da Seed é fundamental para o sucesso do projeto”, disse.

No final do trabalho, um DVD deverá ser lançado no mercado para registrar as práticas educativas formatadas pelo próprio Fabiano Oliveira.

“Sempre preparo as minhas aulas para que não sejam vistas com olhares cansados dos alunos. Procuro desenvolver uma técnica criativa, dinâmica e conectada com as outras artes. Esse é o segredo do sucesso. Nas minhas aulas o estudante participa ativamente, tanto pedagogicamente, como no aspecto artístico cultural, unindo a música, conteúdo e o teatro dentro de um plano elaborado cuidadosamente por mim e equipe diretiva do colégio que leciono, o Dom Luciano”, ressaltou.

Conceito

Quem quiser participar do espetáculo “O Enem, o Sonho e Você!”, basta levar 1k de alimento não perecível, que será doado a instituições filantrópicas de Aracaju. “Quem não quer aprender cantando, dançando ou gargalhando?”, questiona o professor. Com esse método inovador, o professor acredita que a educação terá outro conceito e ganhará a simpatia e atenção dos alunos.

“Trabalhar a pedagogia de projetos é alinhar conteúdo e prática. Criamos a Central de Estudos Linguísticos e Literários do Dom Luciano para que o estudante sinta a necessidade de aprender e aprofundar os seus conhecimentos. Montamos uma sala multiletramento, que permite o trabalho em várias modalidades dos alunos. Ensinar pode ir muito além do quadro negro, do caderno e da sala de aula”, disse.

Inovador

O professor Fabiano Oliveira reconhece que formatar uma aula para colocá-la dentro de um espetáculo de teatro ou auditório, é inovador e proporciona um grande desafio profissional para o educador sergipano. “Tudo começou na sala de aula no colégio Dom Luciano.

Agora, estou levando esse trabalho educacional para o público externo, que pode ser o aluno da rede pública ou particular. Não podemos privatizar conhecimentos; todos têm o mesmo direito”, enfatizou.

O show “O Enem, o Sonho e Você!”, irá reproduzir cenas de romances da literatura brasileira, visando facilitar o aprendizado do aluno. Nele, Fabiano Oliveira usa a sua veia artística e promove paródias e músicas de cantores admirados pelos alunos, como por exemplo, Anitta e Ludmilla. “Fiz a opção por artistas que estão em evidência e fazem parte do cotidiano deles. Mas no show, procuro mesclar com músicas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Elis Regina e Rita Lee, pois os alunos precisam conhecer outras realidades da música popular brasileira”, disse.

Análise sintática

O professor fez questão de ressaltar que por trás do show, há fundamentos pedagógicos de Paulo Freire, Jean Piaget, Vygostky e Anízio Teixeira, todos adaptados para o momento”, disse. Muitas músicas que serão exibidas durante o show pedagógico são de autoria do próprio Fabiano Oliveira.

“Tive muito cuidado ao escolher o repertório musical. Algumas letras são feitas por mim, em sua maioria. Na composição, procuro primar por conhecimentos que resumam o conteúdo de forma prática. Por exemplo, a música Paradinha, de Anitta, virou Preparadinha. Nela, é passado todo conteúdo de análise sintática. Quantas aulas precisaríamos ter para aprender os verbos transitivo diretos, indiretos e predicativo?! Agora com a música adaptada, o aluno aprende em pouco mais de três minutos”, avaliou.

Integração

Assim como acontece nas aulas que ele leciona no Dom Luciano, dentro da CEEL, o show pedagógico será realizado num trabalho conjunto entre o professor e seus respectivos alunos. “Toda a produção do show é feita pelos alunos. Eles utilizam a minha imagem da melhor forma possível. Em um segundo momento, pretendemos formar uma banda musical para apresentarmos ao vivo em escolas, teatros ou casas de espetáculos. Sou apenas um professor que tenta passar o conteúdo tradicional de forma diferente, dinâmica e atual, na tentativa de agradar os alunos para que eles aprendam corretamente”, disse Oliveira.

Teatro

Teatro em sala de aula é outro projeto executado por Fabiano Oliveira. “Além da dança e da música, temos o teatro. Os alunos têm aulas teóricas comigo e fazem teatro com os monitores Deivison Holtz e Wallace. A ideia é levar aos palcos, histórias dos grandes romances de autores brasileiros. O projeto é fantástico, pois provoca o gosto pela leitura e criação de roteiros próprios e a partir dessa dinâmica, desenvolvem outras áreas como a produção de texto, edição de imagens, locução e dramatização”, enfatizou.


Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação da SEED 

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Cursos e E-books
07/07/2017 às 18:07
Descubra os segredos da redação perfeita do ENEM: http://cursoseebooks.net.br/livro-segredos-da-redacao-perfeita-do-enem/
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030