Feira do Conhecimento movimenta escola em Campo do Brito
O tema central foi 'O ser humano e a terra'
07/12/2017  19;00
Alunos se engajam em projetos sobre saúde, reciclagem, culturais e artísticas, entre outros (Foto: Maria Odília)

A Escola Estadual Guilherme Campos, localizada no município de Campo do Brito, foi palco da Feira do Conhecimento, evento que movimentou não apenas a unidade de ensino, mas toda a comunidade escolar local, nesta quinta-feira, 7. O tema central foi "O ser humano e a terra", e durante todo o dia os alunos estiveram em seus estandes e salas de aula mostrando seus trabalhos e apresentações artísticas sobre diversas temáticas.

Ao entrar em cada sala, o visitante podia se deparar com produções temáticas, voltadas aos temas como: sustentabilidade, reciclagem, saúde, capitalismo, energias renováveis, entre outros. Logo na entrada havia uma casa totalmente feita com garrafas pets. De acordo com o secretário da escola, Diogo Luiz, todas as escolas e instituições da cidade foram convidadas a visitar o projeto, que foi desenvolvido por alunos do 1º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio, além das turmas da EJA.

"A escola ganha muito com esses tipos de projetos que trazem a interdisciplinaridade para sala de aula e conhecimento. Isso enriquece bastante o conteúdo dos alunos", disse.

Quem esteve conferindo a Feira do Conhecimento foi a diretora da DRE 3, Daniela Silva Santana. "Esse é um dos grandes eventos realizados pela escola, com várias apresentações artísticas e outras atividades. Eles estão mostrando que a rede estadual oferece uma educação de qualidade. Pudemos observar o compromisso de professores e alunos para o desenvolvimento desse projeto que está sendo um show de cultura e conhecimento", declarou.

Apresentações

Pelos corredores da escola era possível ver ambientes ornamentados de acordo com a temática trabalhada pelos alunos com o auxílio dos professores. Nas salas de aulas foram apresentados trabalhos sobre o ser humano e as línguas do mundo, ações do homem sobre a natureza, distribuição de mudas, além de apresentações de tango, dança do ventre, entre outras.

Segundo a professora Elidayse Cristina, os estudantes tiveram uma grande participação na promoção da Feira do Conhecimento. "Todos os alunos se engajaram na preparação desse evento e aprenderam, obtiveram o conhecimento. Tudo foi construído junto com eles, desde a confecção dos materiais até a realização das atividades", explicou.

Em um dos corredores os alunos improvisaram uma caverna que levava o visitante até a sala de aula, onde o assunto trabalhado foi o ser humano e as produções artísticas, mostrando desde as pinturas rupestres até a arte moderna. "Aqui estamos mostrando os nossos conhecimentos para os colegas e visitantes, além da nossa capacidade de fazer o evento acontecer", disse a aluna Grazielle Andrade Santos, que junto com seu grupo apresentou um trabalho sobre alguns países do mundo.

Em uma outra sala de aula estavam expostos modelos para explicar sobre os órgãos do corpo humano. Nela, os estudantes também interagiram com os visitantes fazendo aferição de pressão arterial e do Índice de Massa Corpórea (IMC). A aluna Victória de Jesus Barros destacou que em apenas um dia teve a oportunidade de aprender muitas coisas. "Aqui mesmo estamos tendo aprendizado sobre o coração, corpo humano, saúde. Em outras salas temos trabalhos sobre culturas de outros países, química, entre outros. Acho bem interessante essa interação com os colegas em prol do conhecimento", afirmou.

Em outra sala, os estudantes mostraram os costumes de alguns locais. Foi o caso de Ilane Costa dos Anjos, que falou sobre a cultura indígena. "Aqui a gente tem a oportunidade de adquirir conhecimentos dos nossos colegas e de passar conhecimentos para a sociedade, pois a Feira é muito visitada pelas pessoas da comunidade escolar", declarou.

Fonte: Seed

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030