Inscrição para Concurso de Cartas ocorre até o dia 16
Poderão participar estudantes das redes públicas e privadas
12/03/2018  15:11
Poderão participar estudantes das redes públicas e privadas (Foto: Divulgação)

Continuam abertas as inscrições para o 47° Concurso Internacional de Redação de Cartas 2018, promovido pela União Postal Universa (UPU) e realizado no Brasil através dos Correios. O período de inscrição vai até 16 de março. Poderão participar da iniciativa os estudantes das redes públicas e privadas.

O tema deste ano é " Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para os seus leitores".  As redações apresentadas deverão ser cartas argumentativas, apresentadas em forma de cartas alinhadas ao padrão internacional, ou seja, conter os três componentes de base de uma carta: data, formulas de cortesia e de saudações e assinatura.

Objetivo e etapas

O objetivo do 47° Concurso Internacional de Redação de Cartas é incentivar as crianças e adolescentes a expressarem a criatividade deles e melhorar seus conhecimentos linguísticos. O reconhecimento dos talentos também é um dos propósitos da iniciativa.

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela UPU, sediada em Berna, na Suíça, com o intuito de melhorar a alfabetização através da arte epistolar. Além disso, incentiva a expressão da criatividade e a melhora dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes previamente selecionados nas etapas nacionais. No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. Já a quarta etapa - fase internacional - fica a cargo da UPU.

Participação

Participam do concurso os estudantes de até 15 anos de idade - no prazo limite do dia 05 de maio - que são previamente selecionados nas etapas nacionais.  O aluno deverá passar por uma seleção em sua escola - onde será escolhida a carta que irá representá-la.  Só serão aceitas as redações inscritas pelas unidades escolares.  Poderão ser apresentadas, no máximo, duas redações por escola, escolhidas por meio de seleção interna.

Para a participação na fase estadual cada estado deverá receber no mínimo 10 inscrições a fim de garantir a concorrência e isonomia entre os participantes. A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde é escolhida apenas uma carta, que irá apresentar o Brasil na fase internacional.

Prêmios - Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5.000,00, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10.000,00.

O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.

Fonte: SEED

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030