Prefeitura de Aracaju lança Programa Primeira Infância
Lançamento acontece dia 14 a partir das 15h
13/03/2018  17:44
Lançamento acontece dia 14 a partir das 15h (Foto: Danillo França)

Nesta quarta-feira, 14, a partir das 15h, no auditório da Escola Municipal Papa João Paulo II, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, lança o Programa Primeira Infância. Fruto de uma parceria com o Governo Federal, o projeto está sendo realizado com financiamento de programas para a primeira infância e é voltado para a implantação de ações intersetoriais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças até os seis anos de idade referenciadas pela política de Assistência Social.

Faz parte do conjunto de ações do programa o acompanhamento intersetorial das famílias, juntamente com o Comitê Gestor da Primeira Infância e as equipes técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do território, realizado com o objetivo de superar barreiras e vulnerabilidades identificadas no acompanhamento domiciliar. Em Aracaju, serão atendidas 100 crianças que residem na região do complexo Santa Maria, nas áreas dos conjuntos Padre Pedro, Valadares, Paraíso do Sul e Prainha. O território foi pré-selecionado pelo Comitê Gestor Intersetorial para a Primeira Infância, de acordo com a análise dos indicadores de 2016 e 2017 que apresentaram nessa localidade altos índices de violência e outras vulnerabilidades que colocam o território na linha de prioridades das políticas públicas.

Segundo Lucimeire Amorim, coordenadora de Programas Socioassistenciais da Secretaria da Assistência, esse é um programa pactuado para promover o desenvolvimento infantil. "Com esse compromisso o município tem autonomia de gerenciamento de acordo com o perfil e as peculiaridades do território. As pesquisas sociais apontam que crianças que fazem parte de famílias de extrema pobreza têm algumas ausências de cuidado como alimentar e nutricional, de estímulo psicomotor, e de informação e escolaridade, ficando prejudicadas. Essa faixa etária é uma das mais importantes, pois nela são formadas a personalidade e as habilidades. Pegamos a área mais vulnerável de Aracaju e pelo diagnóstico da cidade e estamos implantando o programa para que essa orientação de cuidado e estímulo ao desenvolvimento garanta o que essas crianças necessitam", explicou.

O quê: lançamento do Programa Primeira Infância em Aracaju

Quando: dia 14, às 15h

Onde: auditório da Escola Municipal Papa João Paulo II - rua A3, bairro Santa Maria

Fonte: PMA

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Cardoso de Almeida
13/03/2018 às 19:59
Fico impressionado como a mais de um século e os mesmos ingredientes são repetidos, como receita a assistência social. A miséria, é um atraso planejado. Serve a séculos aos políticos, empresários que não apresentam soluções, mas mascaram com programas assistencialistas, com objetivo de materem no mesmo estado de miséria.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030