Vereadora Lucimara foi "De Bike ao Trabalho"
Intuito foi chamar à atenção para o dia
09/05/2013  22:48
Intuito foi chamar à atenção das pessoas para o dia "De Bike ao Trabalho" (Foto: Andressa Barreto)

Nessa quinta, 9/5, a chegada da vereadora Lucimara Passos (PCdoB) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi bastante diferente. Com intuito de chamar à atenção das pessoas para o dia "De Bike ao Trabalho", que será comemorado mundialmente nessa sexta, 10, Lucimara percorreu 6 km desde sua casa ao lado do seu bike-anjo, o ciclista Luciano Aranha, e da ciclista Magda Celine, ambos da ONG Associação Ciclo Urbano.

"Consegui carregar todo o aparato que costumo trazer para o trabalho. Precisei somente trocar a bolsa por uma mochila e claro usar um capacete. A roupa pode ser a mesma, inclusive com sapato de salto", disse Lucimara. "Percebi que, diferente do passeio a lazer, para pedalar ao trabalho a gente precisa aprender algumas normas de segurança", conclui. A pedalada durou 28 minutos.

A vereadora chamou atenção para alguns pontos que precisam ser melhorados para que os ciclistas tenham estrutura adequada. "Aracaju vem buscando e investindo na construção de ciclovias e se destaca pela quantidade de ciclovias que tem", afirma. Lucimara destacou, no entanto, que outros passos precisam ser dados, como o aumento da cobertura vegetal na extensão da ciclovia e superar a dificuldade de interligação entre os trechos já construídos.

Para o ciclista Luciano Aranha, a importância da pedalada de Lucimara é a demonstração de que é possível a qualquer cidadão ir ao trabalho de bicicleta. "É um meio de transporte prático e rápido, além de ser um meio limpo", afirma. O convite partiu da ONG Associação Ciclo Urbano e foi feito na quinta, porque na sexta não há expediente normal na Câmara.

A vereadora declarou que irá cobrar a instalação de um bicicletário na Câmara, pois, de acordo com a Lei 12.587, espaços públicos devem ter o local onde guardar as bicicletas adequadamente. "A busca por meios alternativas de transporte é grande. Ninguém gosta de ficar tantas horas no trânsito. Estamos buscando conforto e redução no tempo de viagem, e a bicileta se mostra como alternativa, além de ser um veículo limpo. Na verdade, é necessária uma mudança de cultura", explica.

Sexta é o dia

No Brasil não há início oficial, mas 2012 é o primeiro ano que o dia "De Bike ao Trabalho" acontece de maneira nacional com a rede Bike Anjo. O movimento começou nos Estados Unidos, em 1956, organizado pela League of American Bicyclists.
Nessa 1ª edição no Brasil, parceiros locais de todo o Brasil estão se mobilizando para organizar atividades como oficinas de aprendizagem para iniciantes no mundo da bicicleta, café da manhã para quem for de bicicleta ao trabalho, campanhas de adesão de empresas para estimular o uso da bicicleta por seus funcionários, além de muitas outras novidades. A campanha foi lançada no dia 1O  de maio, Dia do Trabalhador e conta com iniciativas durante todo o mês de maio.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Jorge Mateus
10/05/2013 às 08:25
Talvez tinha sido demagogia dela. Porém, eu não demagogos: Vinícuis Portos, Manoel Marcos, etc. Estão esperando, demagogos, estes sim, a ir ao trabalho de ônibus. São os ótimos: VCA, São Cristóvão, Progesso, São Pedro. Na eleição ia na casa do pobre como LOROTA, agora tá com medo povão - tem lepra não. ESTES ESPERANDO A ANDAREM DE ÔNIBUS, então veremso que é DEMAMOGO E ENGADOR.
Jose Almeida da Silva
10/05/2013 às 07:46
Parabéns Vereadora Lucimara Passos, este é o exemplo que a autoridade deve passar para a população. Mostrando que é possível contribuir com seu bolso, com sua saúde e o meio ambiente. Estes poucos que criticam certamente não andam de ônibus nem de bike. Qual vereador ou deputado que veio de baixo que anda de ônibus. Eu mesmo tenho meu carrinho, mais vez ou outra ando de ônibus e também de bike e acho que é muito melhor andar de bike do que nestas latas velhas dos ônibus.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030