Protesto: prefeituras ficarão fechadas por dois dias
Medida tem início na próxima segunda-feira, 16
13/10/2017  10:38
Fames se reuniu com prefeito no último dia 11 (Foto: arquivo Portal Infonet)

Cerca de 80% das prefeituras sergipanas ficarão fechadas nos próximos dias 16 e 17 de outubro. A ação será feita pelos próprios gestores em protesto à crise financeira pela qual os municípios vêm passando. As informações foram repassadas pela Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), após uma reunião com os prefeitos no último dia 11.

A queda na arrecadação e o pagamento obrigatório de precatórios influenciam na falta de verbas das cidades, de acordo com Marcos José Barreto, presidente da Fames. “Não existem condições de administrar. Segunda-feira iremos para Brasília tentar conseguir algum recurso e sair de lá com previsão de melhorias”, diz.

Com as prefeituras fechadas, os serviços administrativos serão interrompidos. Capela e Canindé do São Francisco são alguns dos dos municípios que irão aderir à paralisação das atividades. De acordo as prefeituras da cidade, serviços como os das áreas de saúde e educação não sofrerão alteração.

Cortes de gastos

Para desafogar os gastos municipais, prefeitos vêm adotando medidas como o corte de pessoal. Cerca de 15 municípios já demitiram servidores de cargos comissionados, como foi o caso de Cristinápolis, que exonerou 300 pessoas há dois dias. De acordo com a Fames, a opção de cortar efetivos não está descartada. Salários de prefeitos, secretários e adjuntos também foram reduzidos em algumas administrações.

por Jéssica França

MATERIAS RELACIONADAS
Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Mister M
13/10/2017 às 23:38
Conversinha de protesto, querem é feriadãaaaaaaaaaaaoooooo.
Pereira
13/10/2017 às 11:40
Já trabalham muito. Deveriam extinguir a maioria dos municípios. O menor Estado do país com 75 municípios.
Cardoso de Almeida
13/10/2017 às 11:13
Tudo é a crise. Mas o quanto os mesmos municípios gastaram ao longo dos anos, por exemplo, em festas? Farras de projetos que nao existiram? Sem querer impor algum tipo de hipérbole, mas centenas de ações desprovidas de utilidades. Municípios que não investiram, no planejamento atrativo de indústria e comércio. Aqueles que fizeram concessões para instalação de indústrias, não souberam aplicar os seus recursos, de forma planejada.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030