Câmara tem três sessões para instalar CPI do lixo
CPI da saúde também será aberta na terça-feira, 13
06/03/2018  14:51
Câmara tem até a próxima terça-feira para instalar a CPI do lixo (Foto: Arquivo Infonet)

A Câmara de Vereadores foi notificada oficialmente da decisão judicial que determina a instalação da CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] do lixo. A presidência da Casa tem três sessões parlamentares para realizar a abertura do inquérito, o que deve acontecer na próxima terça-feira, dia 13.

O presidente Nitinho Vitale (PSD) garantiu que irá instalar a CPI da saúde no mesmo dia, e que os dois trabalhos podem ser feitos juntos. Concomitante a isso, a assessoria jurídica da Câmara irá avaliar a possibilidade de recorrer da decisão. “Se recorrer é natural, para preservar a autonomia do poder (a CPI foi rejeitada em votação no ano passado). Caso ocorra, vamos suspender até a decisão final. O parecer do jurídico é de que temos que abrir a comissão neste primeiro momento”, disse.

Agora, os partidos que compõem o parlamento deverão se reunir, divididos entre oposição, situação e bancada independente, para indicar os nomes que ocuparão os cargos de relator, presidente, e de 1º, 2º e 3º secretários. Então, o presidente escolherá quem ocupará tais funções.

O vereador Cabo Amintas (PTB), líder da oposição, descreditou o que garantiu o presidente Nitinho. “O medo da instalação da CPI me chama atenção. Por que tanto medo, se a justiça  e os desembargadores já decidiram? Por que não instalaram já a da saúde, já que ninguém recorreu? Estão brincando, querem esconder as coisas. A falta de transparência dessa gestão, tanto do parlamento quanto do executivo, é nítida. Têm medo da verdade”, disparou.

Sem medo

O líder do bloco de situação, Antônio Bittencourt (PC do B), rebateu as alegações do colega parlamentar sobre temer a instalação das duas CPIs. “Não tem nada disso. A oposição tem na CPI um palanque. Estão vendo que a cidade está sendo reconstruída, os serviços públicos retomados com cuidado, portanto, é uma certa tábua de salvação de certos nomes da oposição, que acham que com ela podem reverberar cotidianamente discurso contrário à administração. Estamos tranquilos, não temos problema algum com a instalação”.

Como liderança, Bittencourt irá sentar com os membros da bancada do prefeito, predominante na Casa, para definir os indicados para compor o inquérito. “Vamos utilizar a prerrogativa da maioria e utilizá-la na composição, construir a maioria”.

Alívio

Isac Silveira (PC do B), autor do requerimento de instalação da CPI da saúde, demonstrou estar satisfeito com a notícia da abertura. “Não obstante à demora para se debelar todas as dúvidas, o mais importante é criarmos uma CPI forte, que produza resultados que a socidade tanto exige. O mais importante, neste momento, é cobrar que a mesa diretora dê as condições ideais para funcionamento. Queremos tratar de assuntos de suma importância: a questão da saúde, com os hospitais filantrópicos, e da fiscalização da verba pública”, completou. 

Por Victor Siqueira

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Dias
07/03/2018 às 09:00
SEM MEDO: (KKKKKKKKKK) ESTÃO COM O C. NA RATOEIRA. O PREFEITO BOCA TORTA ENTÃO... ESPERAMOS QUE NÃO ACABE EM PIZZA.
Ruan dias
06/03/2018 às 19:38
Tem que investigar sim ! Todo manhoso gosta de esconder !
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030