Entidades denunciam maus tratos no Centro de Zoonoses
A audiência que durou mais de três horas ocorreu no MPE
23/11/2011  17:42

Entidades e voluntárias denunciaram maus tratos (Fotos: Portal Infonet)

Na manhã desta quarta-feira, 23, durante audiência na promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE) a promotora Adriana Ribeiro Oliveira ouviu inúmeros relatos de representantes de entidades de defesa dos animais sobre maus tratos e a falta de instalações adequadas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A audiência que durou mais de três horas emocionou a muitos presentes quando a voluntária da Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa), Nazaré Moraes, apresentou um extenso relatório com imagens de cães doentes que estão sendo sacrificados no Centro de Zoonoses. As imagens mostram ainda animais em locais inadequados com higiene comprometida. Muitos animais expostos em um corredor a espera da morte.

A voluntária disse ainda que animais com diagnóstico da leishmaniose são sacrificados no centro, muitos sem a realização de exames clínicos e laboratoriais. Mostrando uma foto de um animal com a sorologia positiva para a doença, Nazaré Moraes frisou que após tratamento adequado o cão refez os exames e deu negativo para leishmaniose. “Se este cão estivesse no CCZ não teria a mesma sorte e teria sido sacrificado”, disse.

A audiência durou mais de três horas

O coordenador do Centro de Zoonoses, Paulo Thiago dos Santos, negou qualquer situação de maus tratos no centro, mas admitiu que não possui estrutura para tratar de animais muitas vezes abandonados pelos donos. “97% dos cães apreendidos têm donos e somente 0,7% não tem dono. Muitas vezes os donos soltam pelo dia e prendem o animal à noite. O que acontece é que o animal fica doente e este dono abandona e o Centro de Zoonoses não tem estrutura para cuidar desses animais”, ressalta.

A promotora Adriana Ribeiro Oliveira frisou que aguardará um relatório técnico que será realizado por diversos órgãos para se pronunciar sobre o assunto.

Por Kátia Susanna

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
altair alves machado
24/11/2011 às 16:37
Meu Deus, precisamos fazer alguma coisa por esses animais, abandonados, maltratados e por aqueles que têm a infelicidade de cairem nas mãos do CCZ de nossa cidade. Um dos lugares mais tristes em que eu já fui, precisamos da ajuda de todos, principalmente da imprensa, para mostrar a triste realidade em nossa cidade.
Ana
24/11/2011 às 14:21
Nos tempos de hoje onde vem lixo de outros paises, venda de roupa contaminada, soda caustica no leite para aumentar a quantidade vamos acreditar em órgão público com pessoas com má vontade, sem amor aos animais?
Mary
24/11/2011 às 14:10
É isso ai gente... concordo com Daniel. Enquanto não colocar em prática a Lei da punição, as pessoas medíocres vão continuar fazendo a mesma coisa, senão pior.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030