Farmácia aprimora segurança no uso de medicamentos
A ferramenta padroniza as práticas que envolvem farmacêuticos
18/05/2017  15:50
A ferramenta padroniza as práticas que envolvem farmacêuticos

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) acaba de lançar o documento de Orientações para Solicitação de Medicamentos ao Setor de Farmácia Hospitalar. A elaboração é dos farmacêuticos Adriano Santos e Daniela Oliveira, com colaboração do chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho; da chefe da Unidade de Farmácia Clínica, Isadora Barros e da chefe da Divisão de Enfermagem, Flávia Janólio.

De acordo com Adriano Santos, a ferramenta padroniza as práticas que envolvem farmacêuticos e equipe de enfermagem no processo de solicitação de medicamentos. Ele conta que desde o ano passado que o Setor de Farmácia do Hospital Universitário de Sergipe vem desenvolvendo ações para melhorar a segurança do uso de medicamentos.

“Um dos pontos problemáticos vinha sendo o ruído na comunicação, mas esse documento servirá como padrão para orientar o pessoal da enfermagem na hora de interagir com a farmácia. Nosso maior objetivo é melhorar a segurança do uso de medicamento no hospital”, descreve Adriano.

Conteúdo

O material aborda detalhadamente pontos como solicitação de medicamentos em dose em individualizada; solicitação de medicamentos de uso coletivo e solicitação de antimicrobianos de uso restrito. Adriano informa que todo o conteúdo do documento estará disponível na intranet do HU-UFS e em versão impressa para as equipes de enfermagem.

“Nos próximos dias haverá um treinamento específico sobre essas orientações voltado às equipes de enfermagem e aos secretários de clínica, nos três turnos, visando contemplar todos os envolvidos no processo”, complementa o farmacêutico.

Sempre com foco na segurança, o Setor de Farmácia Hospitalar vem procurando desenvolver ações dessa natureza, a exemplo dos guias de diluição de medicamentos, um material bastante rico em informações que proporciona maior segurança e até mesmo economia.

Fonte e Foto: Hospital Universitário de Sergipe - EBSERH

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Anuncie Grátis
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030