Encontro discute saúde pública com trabalhadores do HU
Evento trata, dentre outras coisas, das condições de trabalho
12/09/2017  11:50
A mesa foi formada por representantes do MPF, Sintufs,Adufs,DCE e Gestão do HU/UFS (Fotos: Portal Infonet)

Na manhã dessa terça-feira, 12, no auditório do Campus Saúde, no Hospital Universitário, teve início o Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras do Hospital Universitário (HU)  da Universidade Federal de Saúde (UFS). Evento termina na quarta-feira, 13.

Com o objetivo de discutir saúde pública, universidade e principalmente condições de trabalho dentro do Hospital Universitário, o evento conta com a participação de representantes do Ministério publico Federal (MPF), Sindicato dos Trabalhadores da Universidade federal de Sergipe (SINTUFS), Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS), Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Reitoria e Gestão do HU-UFS.

De acordo com a coordenadora do Sintufs dos trabalhadores terceirizados das empresas conveniadas, Tânia Maria Vieira Souza, o encontro foi proposto durante uma audiência pública. “Esse encontro foi proposto na última audiência pública com o Procurador do Ministério Público Federal, Ramiro Rockenbach, que hoje também se faz presente”, comentou.

Várias temáticas foram discutidas durante o encontro.  “Também foi uma orientação que o Sintufs promovesse esse encontro dentro do Hospital Universitário, para debater uma série de questões que apareceram durante a audiência pública, a exemplo de assédio moral; as relações de trabalho após a implantação da empresa EBSERH, e também discutir o papel do Hospital Universitário, não só como um prestador de assistências a saúde da população com atendimento do SUS, como também como uma instituição que é de Ensino, Pesquisa e Extensão”, detalhou Tânia.

Tânia Maria vieira Souza, coordenadora do sintufs dos empregados terceirizados das empresas conveniadasdos

Encontro foi voltado para trabalhadores do HU/UFS

A palestra de abertura do evento foi “O papel da Universidade no processo de garantia e fortalecimento da Saúde Pública pelo SUS”, ministrada pela docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e representante da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, Alessandra Ximenes da Silva e na sequência a palestra “As condições da saúde pública em Sergipe e a importância da gestão democrática e do controle social para a efetivação do SUS”, com o Procurador do Ministério Público Federal, Ramiro Rockenbach.

Programação

Ainda na tarde dessa terça feira, às 14h acontecerá a Mesa de Condições de Trabalho, com mais duas palestras: “Assédio Moral: caracterização e medidas de prevenção no ambiente de trabalho” com um Juiz do Trabalho ainda a ser definido e “Psiquiatria x Trabalho”, com a palestrante Dra. Ana Ramalho, Médica Psiquiatra e Neuroanatomista e Professora aposentada da UFS.

Já no encerramento desse primeiro dia haverá uma reunião entre as entidades que compõem o Fórum Sergipano Contra a Privatização da Saúde e a Frente Nacional

Dia 13/09 - (quarta-feira)

8h30: Mesa de Saúde Pública e Condições de Trabalho
Tema 1: “As mudanças no modelo de gestão e os impactos nas relações de trabalho no HU” | Palestrante: Atamário Cordeiro, Trabalhador do HU/UFS.
Tema 2: “Os esforços da gestão do HU/UFS para solucionar os problemas de relação interpessoal” | Palestrante: Edélzio Alves Costa Júnior, gerente administrativo do HU/UFS.
14h: Mesa sobre Condições de Trabalho
Tema 1: “A importância da isonomia nas condições de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores da Saúde” | Palestrante: Lucas Rios, assessor Jurídico do SINTUFS.
Tema 2: “Nenhum direito a menos: O papel dos trabalhadores da saúde, usuários e movimentos sociais na luta contra o desmonte do SUS” | Palestrante: Polyana Maria Palmeira Sarmento, Assistente Social do HU e doutoranda em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa.
17h30: Mesa de Encerramento - SINTUFS, ADUFS, DCE, Reitoria, Gestão HU/UFS, MPF.

Por Alcione Martins

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030