Caminhão com mamógrafo móvel chega a Areia Branca
O caminhão oferecerá exames de mamografia por meio do SUS
10/10/2017  18:37
Serão oferecidos mais de 170 exames gratuitos de mamografia a população (Foto: divulgação/ ONG Amigos do Peito)

O município de Areia Branca recebe nesta quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12, o caminhão itinerante “Amigos do Peito”. O caminhão oferecerá exames de mamografia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal do prefeito Alan de Agripino, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a ONG Amigos do Peito, com o objetivo de realizar 177 exames de mamografias gratuitos.

O caminhão equipado com mamógrafo vai percorrer vários pontos do município de Areia Branca, oferecendo o exame para as localidades que não contam com o serviço. A mamografia é essencial para diagnosticar o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres atualmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, é também o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Segundo a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Sheila Cristina, o trabalho de mobilização para a ação teve início no começo do ano. “Esse é um trabalho que iniciamos no começo do ano, então a Secretaria de Saúde se organizou para trazer um mamógrafo para o município. Vamos está fazendo exames para mulheres com idade a partir de 50 anos, que é o que orienta o Ministério da Saúde, porém o secretário ele já posicionou para mulheres abaixo de 50, para encaminhá-las ao hospital de Barretos, em Lagarto para fazer também o acompanhamento posterior ao Outubro Rosa”, relata Sheila Cristina.

O atendimento a população será realizado a partir das 8 horas da manhã na Clínica de Saúde da Família Cristiano Oliveira, na sede do município. Serão oferecidas consultas médicas, exame clínico das mamas, teste rápido HIV e Sífilis, Aferição de PA e Glicemia, exame de mamografia, exames citopatológico, palestras, danças. Como dia 12 é comemorado o dia das crianças, uma programação especial dedicada a criançada foi preparada. Haverá brincadeiras, danças, escovação e aplicação de flúor.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030