Servidores do Cirurgia cobram pagamento de salário e 13º
Categoria ameaça fazer greve caso não haja pagamento
12/12/2017  18:30
Servidores do Cirurgia aguardam pagamento dos salários (Foto: arquivo Portal Infonet)

Os servidores do Hospital de Cirurgia podem entrar em greve caso não haja o pagamento dos salários referentes ao mês de novembro e do 13º salário.

De acordo com o presidente da Associação dos Funcionários e Amigos do Hospital de Cirurgia, José Cícero de Souza, houve uma reunião com a direção da unidade hospitalar e com o Sintasa para debater a situação. “A direção disse que faria o pagamento dos salários nesta quinta-feira, 14, e que na sexta-feira, 15, definiria a data de pagamento do 13º”.

Caso a direção do Cirurgia não cumpra o acordo, os servidores poderão cruzar os braços. “Estou confiante de que o Hospital vai pagar os salários, mas nós já avisamos que caso a direção não cumpra com o acordo, vamos nos reunir para definir a paralisação das atividades”, comenta Cícero de Souza.

De acordo com o Sintasa, o Cirurgia tem pelos menos 1200 servidores. Desde total, um grupo de 800 é formado por auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos administrativos, além de funcionários da cozinha e limpeza. O restante é formando por médicos (cirurgiões, ortopedistas e anestesiologistas) que estão em situação ainda mais crítica, já que estão com os salários atrasados há, no mínimo, quatro meses.

A direção do Hospital de Cirurgia não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.A equipe de reportagem está à disposição por meio do telefone (79) 2106 8000 e do email jornalismo@infonet.com.br.

Entenda o caso

O Hospital de Cirurgia teve parte dos serviços suspensos (urgência e cirurgias) por causa da falta de pagamentos aos prestadores de serviço. O Cirurgia alegou que não estavam recebendo os recursos da Prefeitura Municipal de Aracaju. Por outro lado, a Secretaria de Saúde negou a existência de dívida, alegando que o Hospital de Cirurgia recebeu recursos antecipados e não cumpriu a demanda.

Em reunião na Justiça Federal de Sergipe, ficou definido que o Estado assumirá, a partir de janeiro do próximo ano, a gestão do contrato do Hospital de Cirurgia para prestação de atendimento a pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital de Cirurgia teve prazo para reabrir o centro cirúrgico e regularizar o atendimento a pacientes SUS. Desde estão, 55 pacientes que estavam no Huse foram transferidos para o Cirurgia. Outros 50, deverão ser remanejados em breve. 

Por Verlane Estácio

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ckarvalhoray@gmail.com
12/12/2017 às 21:48
Eles também tem o direito de saldar os seus débitos. Eu garanto que a polícia que bate no povo e nos inocente já foi pago.
Jessica Herozina
12/12/2017 às 20:13
Boa noite, pois é mais uma vez a mesma ladainha com a direção que nunca tem fim, os funcionários estão apreensivos, tem deles até dizendo que acha que esse décimo mais uma vez só vá sair próximo ano, cadê as instruções federais para fiscalizar onde está o dinheiro!
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030