‘Alergia ao calor’: saiba como identificar e tratar
As alergias são pouco conhecidas por parte da população
12/01/2018  07:06

Um dos principais sintomas é a coceira (Fotos: Portal Infonet)

Pouco conhecidas por boa parte das pessoas, as alergias intensificadas por conta do calor, popularmente chamadas de ‘alergias do calor’, são mais frequentes nesta época do ano, onde as temperaturas são mais elevadas. Nós conversamos com a dermatologista Alessandra Guessi para entender como essas alergias se manifestam e o tratamento adequado. Confira!

Portal Infonet - É correto afirmar que existe uma alergia do calor?                                                                                                                                   Alessandra Guessi-  Na verdade não é uma alergia do calor, mas é que no calor existem algumas manifestações na pele que aumentam as alergias.

Infonet- Quais alergias podem ser intensificadas?
AG – No calor é maior o número de alergias de dermatite de contato, brotoeja, problemas de urticária, por conta da própria temperatura.

Infonet-  E como o calor pode influenciar que isso aconteça?
AG- Pode entupir os poros da transpiração por conta do excesso de transpiração.

Infonet- Quais os sintomas?
AG – Os sintomas mais comuns são coceira e vermelhidão.

Infonet- Essas alergias se manifestam em algum local específico do corpo?
AG- Geralmente nas dobras, onde a gente transpira mais. É muito comum em crianças na região do pescoço.

A dermatologista Alessandra Guessi explica sobre a manifestação das alergias

Infonet- Existe algum tempo de exposição ao sol para que a alergia se manifeste?
AG- Algumas lesões são diretamente ligadas ao sol, então tem algumas alergias que a gente chama de dermatite de contato fotoalérgica, mas isso poderia ser de segundos até horas durante o sol para poder desencadear isso, dependendo da pessoa. Mas as outras são mais pelas altas temperaturas do que pelo sol.

Infonet – Essas alergias tem tempo de duração?
AG- Depende muito. Algumas doenças são imediatas, em cerca de meia hora desaparecem e outras podem perdurar por dias e se não forem tratadas, terão que entrar com o tratamento específico.

Infonet- Quais são os tratamentos?
AG- Depende da patologia. Se é a brotoeja, a gente vai ter que utilizar alguns cremes, algumas medidas para diminuir o calor e a transpiração e isso rapidamente se resolve. Mas a dermatite de contato demora alguns dias para desaparecer.

Infonet - Mas como podemos identificar que essas alergias advém do calor?
AG - Tem que passar no especialista mesmo, porque dá para confundir muito, a pessoa tem que passar no dermatologista para saber exatamente quais são os sintomas.

Infonet - Existem indicações para evitar essas alergias?
AG - Roupas que absorvem o calor, usar o filtro solar não oleoso, por isso é importante ter a indicação do profissional para o tipo de pele da pessoa. Usar tecidos que absorvem mais a transpiração que os tecidos sintéticos que irão piorar as lesões. Evitar ficar passando coisas oleosas. Essa é uma dica para todos no verão, porque pode obstruir ainda mais os poros. Não passar hidratante muito oleoso, nem filtro solar oleoso ou óleo pós-banho.

Por Yago de Andrade e Victor Siqueira

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030