Campanha no HU reforça importância de higienizar as mãos
A iniciativa ressalta a recomendação da OMS
17/05/2018  11:38
A iniciativa ressalta a recomendação da OMS (Foto: HU/Ebserh)

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo nesta quinta-feira, 17, a campanha alusiva ao Dia Internacional de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio.

A iniciativa ressalta a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre os cinco momentos para higienização. São eles: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento; após risco de exposição a fluidos biológicos; após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

De acordo com uma das organizadoras da campanha no HU-UFS, a enfermeira Diana Euzébio, o evento é itinerante e ocorre em todos os turnos de trabalho do hospital. “Estamos abordando funcionários de diversos setores para reforçar as medidas relacionadas a esses cinco momentos. Providenciamos banners, cartazes, todo um material ilustrativo com a técnica para higienização das mãos”, resumiu a enfermeira, que é chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HU-UFS.

“Durante todo o dia faremos apresentações didáticas para que os profissionais possam refletir sobre a importância de executar essas ações. No turno da tarde, a médica infectologista Iza Lobo circulará pelo hospital com a nossa equipe, cantando paródias sobre o tema da campanha”, complementou Diana.

Aprovação

A farmacêutica do HU-UFS, Juliana Rabelo, recepcionou a campanha itinerante em seu setor e parabenizou a equipe pela iniciativa. “Acho muito importante para a prevenção de infecções hospitalares, para garantir o cuidado no atendimento ao paciente, evitando proliferação de microrganismos que comprometam a sua recuperação. É sempre bom reforçar, relembrar o passo a passo dessa rotina de higienizar as mãos”, declarou.

Quem também aprovou a campanha foi a técnica em enfermagem Janesca Toscan. “Por mais que a gente já saiba o que deve fazer para higienizar as mãos, é extremamente interessante esse reforço. É muito importante que essa campanha se estenda a qualquer trabalhador que tenha contato com o paciente, alcançando toda a equipe multiprofissional”, destacou.

Para a realização do evento, estão envolvidos equipe de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas e demais profissionais voltados para a assistência no HU. “Essa é uma campanha feita em um determinado momento do ano, em comemoração a um dia específico, mas a gente pede a todos que reflitam que essas condutas não devem ser pontuais, devem ser seguidas durante todas as suas atividades no período de trabalho”, reforçou a enfermeira Diana Euzébio.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Hospital Universitário de Sergipe - EBSERH

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030