SES analisa método da Profilaxia Pré-exposição ao HIV
Análise está sendo acompanhada pelo médico Almir Santana
17/05/2018  15:39

Análise está sendo acompanhada pelo médico Almir Santana (Foto: Arquivo Infonet)

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, novo método de prevenção à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, é pauta em evidência numa reunião promovida pelo Ministério da Saúde (MS), em Brasília, nesta quinta-feira, 17. Na ocasião, se fazem presentes coordenadores do Programa IST/Aids de todos os estados brasileiros, bem como de suas capitais, entre eles o gerente do Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, o médico Almir Santana.

De acordo com Almir Santana, a PrEP HIV serve para que pessoas que se expõem ao maior risco sejam acompanhadas através de exames e testes, além da utilização diária de um medicamento. “Sergipe ainda não contempla a PrEP HIV, daí a intenção de utilizar o presente momento para discutir a implantação desse serviço no território sergipano, sendo este o único dessa área ainda não disponibilizado no estado”, garantiu Almir Santana.

O gerente do Programa IST/Aids da SES, em Sergipe, ressalta ainda que a PrEP HIV será destinada aos profissionais do sexo, aos homens que fazem sexo com homens e aos casais sorodiferentes, assim caracterizados como aqueles que, independente da orientação sexual, um dos membros é infectado pelo HIV e o outro é saudável, ou seja, não tem a infecção. O processo de implantação da PrEP HIV implica ainda na realização de campanhas de prevenção.

Outras pautas

Além da PrEP HIV, questões relacionadas à tuberculose e a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana estão sendo tratadas, além da assistência às pessoas vivendo com HIV, o autoteste do HIV, a sífilis e ações junto às populações chaves. A reunião ainda tem como objetivo verificar os impasses encontrados na execução do Programa IST/Aids, tendo em vista p levantamento de soluções.

Fonte: SES

Compartilhar:
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Novidades
Anúncio
Classificados
Infonet
Rua Monsenhor Silveira 276, Bairro São José | Aracaju-SE, CEP 49015-030